Quando a Bíblia fala da vinda do Senhor Jesus, o assunto aparece como um só evento, mas, no seu contexto doutrinário, haverá duas etapas distintas. A primeira, invisível para o mundo, é o arrebatamento da Igreja; a segunda, visível, fala da vinda de Jesus em glória, especialmente para Israel (Ap. 1:8; Zc. 14:4).
– ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO
Existem três escolas distintas de interpretação, a respeito do arrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermos como e quando ocorrerá esse grandioso evento.
Pós-tribulacionista. Essa escola interpreta que a Igreja remida por Cristo passará pela Grande Tribulação.
Midi-tribulacionista. Ensina que a Igreja entrará no período da Grande Tribulação até a sua metade. Seus intérpretes se baseiam numa interpretação isolada de Dn. 9:27, cujo texto fala que depois do opressor firmar um concerto com Israel por uma semana, “na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.
Pré-tribulacionista. Podemos começar entendendo essa escola de interpretação com as palavras de Paulo aos tessalonicenses, quando escreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts. 5:9). Por isso entendemos que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande Tribulação. É uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta-se devidamente à esperança cristã da volta do Senhor nos ares.
– DUAS PALAVRAS GREGAS RELATIVAS AO ARREBATAMENTO
Encontramos várias palavras gregas, no Novo Testamento, relativas ao arrebatamento, que podem aclarar nosso entendimento sobre esse assunto. Destacaremos duas palavras principais:
Literalmente quer dizer “presença”, “chegada rápida”, “visita”. É a palavra mais frequentemente usada nas Escrituras para descrever o retorno de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Parousia é abrangente e pode referir-se tanto â vinda de Cristo para a Igreja como para o mundo. Não define apenas a volta de Cristo, até ou sobre as nuvens, mas às vezes se refere à Sua volta pessoal à Terra (1Co. 15:23; 1Ts. 2:19; 1Ts. 4:15; 5:23; 2Ts. 2:1; Tg. 5:7-8; 2Pe. 3:4). Portanto, o sentido é geral e não específico. A ênfase maior é dada à vinda corporal e visível de Cristo.
Epiphanéia. Literalmente significa “manifestação”, “vir à luz”, “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais específico, porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens. É a volta pessoal de Cristo à Terra, que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa (2Ts. 2:8; 1Tm. 6:14; 2Tm. 4:6-8). É um termo que especifica a volta de Cristo à Terra de modo mais direto, porque diz respeito à Sua manifestação pessoal ao mundo.
– A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS ETAPAS DA VOLTA DE CRISTO
No arrebatamento Cristo virá até ou sobre as nuvens (1Ts. 4:17), de modo Invisível para os descrentes, porque virá para os seus santos nos ares. Nesse primeiro evento. Cristo, pelo poder da Sua Palavra, e com voz de arcanjo, arrebatará num abrir e fechar de olhos a Igreja remida pelo Seu sangue (1Co. 15:52). Esse arrebatamento acontecerá antes que venha o anticristo e instale o seu domínio sobre a terra por sete anos.
O segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final dos sete anos da Grande Tribulação, quando Ele destruirá o domínio do Anticristo e instalará seu reino de mil anos (Ap. 19:11; 20:1-60).
OS PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTO DA IGREJA
a) O próprio Senhor Jesus Cristo. Diz a Escritura: “Porque o mesmo Senhor… descerá do céu” (ITs. 4.16). O apóstolo Paulo dá ênfase ao senhorio de Jesus conquistado no Calvário, quando diz: “o mesmo Senhor”. Os vivos em Cristo e os mortos salvos receberão a ordem de comando do próprio Senhor Jesus Cristo.
b) O arcanjo. A tradução do texto diverge na forma, mas não anula o fato, conforme está escrito: “à voz do arcanjo” ou “com voz de arcanjo” (1Ts. 4:16). O texto de Daniel indica que o arcanjo Miguel participará do evento da segunda vinda de Cristo (Dn. 12:1), mui especialmente da epiphanéia, quando Cristo, rodeado de exércitos celestiais, descerá sobre a Terra, no monte das Oliveiras (Zc. 14:3-4; Ap. 1:6-7). Porém, no evento do arrebatamento da Igreja, a participação do arcanjo será efetuada pela voz de comando e chamamento, a qual será ouvida apenas pelos remidos.
c) Os mortos em Cristo. Naquele dia, os mortos e os vivos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor pelo arcanjo, e “num abrir e fechar de olhos” (1Co. 15:51- 52), estarão na presença do Senhor nos ares, com corpos glorificados. A palavra “mortos” diz respeito aos santos que ressuscitarão com seus corpos transformados em corpos espirituais {soma pneumatikon), enquanto que os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do Juízo Final (Ap. 20:12). Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também os crentes salvos ressuscitarão corporalmente (Lc. 24:39; At. 7:55-56).
Os vivos preparados. O mesmo poder transformador, operado nos corpos dos que morreram no Senhor, atuará nos corpos dos crentes vivos naquele dia. Aos tessalonicenses Paulo declarou: “depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1Ts. 4:17); e aos coríntios também disse: “nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” (1Co. 15:51). Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo, os vivos em Cristo também ouvirão a voz do arcanjo, e num tempo incontável, serão transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os corpos mortais serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus. Será o poder do espírito sobre a matéria, do incorruptível sobre o corruptível (1Co. 15:53-54). O arrebatamento dos vivos implica livrá-los do período terrível da Grande Tribulação.
OS ELEMENTOS ESPECIAIS DO ARREBATAMENTO
Alguns elementos especiais e misteriosos indicam a natureza e procedimento do arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor.
a) Surpresa. Esse elemento é rejeitado por alguns grupos, que entendem que não haverá dois eventos distintos: o arrebatamento da Igreja e a vinda pessoal de Cristo. Ora, o que a Bíblia nos ensina é que a Igreja, constituída pelos mortos e vivos em Cristo, se encontrará nas nuvens com o Senhor. Se para alguns a ideia da surpresa é rejeitada, uma grande maioria cristã prefere o que declara as Escrituras, que destacam o elemento surpresa (Tt. 2:13; Mt. 24:35- 36,42-44; 25:13). Esse elemento é fundamental, porque a Igreja vive na esperança da vinda do Senhor.
b) Invisibilidade (1Ts. 4:17). Por que será um evento invisível e para quem? Será invisível para o mundo material, porque os arrebatados serão constituídos somente dos transformados. A transformação será tão rápida, que nenhum instrumento cronológico terá condição de perceber ou marcar o tempo. Quando o crente conquistar esse corpo imaterial, a matéria perderá totalmente sua força (1Co. 15:43-44,49,51,53).
c) Imaterialidade (1Co. 15:42,52,53). Na verdade, a transformação que ocorrerá na vinda do Senhor será extraordinária e gloriosa, pois o que é material se revestirá do imaterial, o corruptível do incorruptível. Todas as limitações da matéria em nossos corpos serão anuladas completamente, pois, literalmente, nossos corpos serão revestidos de espiritualidade.
d) Velocidade (1 Co 15.52). Para tentar explicar a velocidade do evento, Paulo usou o termo grego ‘átomos’, que aparece no texto sagrado pela expressão “num momento”, cujo sentido literal é indivisível (quanto ao tempo, aqui). A palavra ‘átomos’ era usada para denotar “algo impossível de ser cortado ou dividido”. Também encontramos outras expressões bíblicas para denotar velocidade, tais como “abrir e fechar de olhos”, ou “o piscar de olhos”. Mesmo em época avançada e de velocidade da cibernética e da tecnologia, nada poderá contar e detectar o momento do milagre do arrebatamento da Igreja.
Estudar e meditar sobre o arrebatamento da Igreja promove nos remidos a fé e a esperança na vinda do Senhor. Não nos preocupemos, demasiadamente, com as várias teorias de interpretação sobre o arrebatamento (se ocorrerá antes, no meio ou depois da Grande Tribulação). Permaneçamos, sim, atentos ao fato de que Jesus virá. Devemos estar preparados para encontrar com o Senhor.
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Pr. Elienai Cabral – REBD CPAD