Usuários de maconha envolvem-se mais com acidentes automobilísticos fatais
A proporção de motoristas usuários de maconha envolvidos em acidentes fatais com carros e motos aumentou dramaticamente desde o início da comercialização da maconha medicional, em 2009. O alerta vem de uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado.
A partir de dados da Administação Nacional de Segurança do Tráfego dos EUA, e considerando o período entre 1994 e 2011, os pesquisadores analisaram acidentes automobilísticos fatais no Colorado e em outros 34 estados, que não têm leis de maconha medicinal. Foi comparada a mudança, ao longo do tempo, da proporção de motoristas que eram usuários de maconha e dos alcoolizados.
Os pesquisadores descobriram que os acidentes automobilísticos fatais no Colorado envolvendo usuários de maconha foram responsáveis por 4,5% nos primeiros seis meses de 1994; este percentual cresceu para 10% nos últimos seis meses de 2011. O estudo relata que houve, no Colorado, um aumento significativo na comercialização de maconha desde meados de 2009.
Colorado registrou um aumento considerável nos acidentes automobilísticos fatais, quando comparada aos outros 34 estados onde não havia, entre 2009 e 2011, a comercialização de maconha medicinal.
De acordo com o levantamento, não houve mudanças significativas na proporção de acidentes fatais entre os usuários de álcool no estado norte-americano, quando este é comparado aos outros 34 analisados.
Extraído do OGLOBO em 17/05/2014