Torre de Vigia

Convidamos você a ler abaixo um debate entre o Prof. Paulo Cristiano e o senhor Fábio, adepto das Testemunhas de Jeová sobre a questão de julgamentos contra religião das Testemunhas de Jeová. Esperamos que as respostas dadas a estes e outros questionamentos levantados pelas seitas sirvam para a edificação de todos. 

Fábio (TJ)
Espero que, pelo estudo profundo e minucioso, porém sincero, da Palavra de Deus, percebam que as TJ procuram adorar a Deus da forma que ele delineia em Sua Palavra, e não da forma que preenche ao ego humano.

Como cristãos pregamos a verdade expressa na Bílbia, enquanto vcs tentam provar que todas as outras religiões estão erradas.

Se esforcem em encontrar a verdade e não a mentira, por que a mentira está em todo lugar deste sistema iníquo, principalmente na Internet. Se continuarem perdendo tempo tentando provar que religião X ou religião Y estão erradas, não terão tempo para se apegar à verdade.

Imitem a Jesus, que declarava a verdade, enquanto a religião falsa o insultava de glutão, beberrão e pecador.

Todas refutações presentes em vosso site não são feitas com base na Bíblia, mas em interpretações particulares.

E quando dizem que as Testemunhas de Jeová são desincentiavadas a questionar os ensinos que recebem, vcs estão mentindo. Quando surge dúvida com respeito a um ensino, somos incentivados a pesquisar a fundo as Escrituras para sanarmos a dúvida. E é por isso que as TJ são o único grupo religioso em que todos seus membros são intrutores da Palavra de Deus e realizam o mesmo trabalho que Jesus e os apóstolos realizaram. Vc pode me informar outro grupo que realiza isso no mundo todo com êxito? Conseguimos isso não por que temos habilidades especiais, mas conseguimos realizar esta obra em cumprimento de Atos 1:8, com o auxílio do espírito santo.

Portanto, se empenhem em construir sites que promovam a verdade. Se tem fé nos ensinos de sua denominação, promova-os, pois, se provar que todas as outras denominações estão erradas, ainda assim não provará qua a sua está correta.

Resposta: 

Prof. Paulo Cristiano:

Caro amigo TJ, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo:

Tomo a liberdade de corrigi-lo em seu julgamento ao dizer que estamos perdendo tempo em provar que a religião X ou Y está errada. Ora, se fossemos usar este critério de avaliação deveríamos então jogar quase todas as cartas apostólicas fora, já que 90% do NT foi escrito para combater erros, heresias, falsos mestres que estavam infiltrando dentro da igreja minando a fé de muitos. Jesus, Paulo, Pedro, João, Judas todos eles combateram as falsas doutrinas, mostrando erro onde ele estava.

Ora amigo, a menos que você não concorde com a atitude dos apóstolos de defender a fé evangélica dada aos santos [Judas 3], deveria compreender nossa atitude. Estamos apenas pondo em prática o que eles ensinaram, só isso. É errado praticar a Bíblia e costumes salutares apostólicos?

Nós estamos imitando a Jesus, declarando a verdade, mas às vezes para que a verdade prevaleça, é necessário que a mentira seja desmascarada. E aí entra o papel da apologética cristã, isto é, defender a fé contra as falsas doutrinas, dentre as quais aquelas propagadas pelas Tjs.

Muito me admira você recriminar em nós práticas que são corriqueira entre as TJs, qual seja: condenar a religião alheia. Quer provas disso? Então vamos lá, veja o que a própria Watchtower declara:

“Não é forma de perseguição religiosa alguém dizer e mostrar que a religião de outrem é falsa. Não é perseguição religiosa uma pessoa informada expor publicamente uma religião falsa, permitindo assim que outros vejam a diferença entre a falsa religião e a verdadeira”.
 ( A Sentinela, 15/05/1964 Pagina 304)

A propósito, a Despertai de 8 Julho de 1988 na página 28, responde a pergunta de um leitor que indagava da organização porque elas criticavam tanto as outras religiões, a qual respondeu nos seguintes termos: “sentimos interesse bondoso e amoroso pelas pessoas de todas as religiões, mas, quando as crenças e praticas religiosas delas são falsas e merecem a desaprovação de Deus, trazer isto à atenção delas, pois por expor à falsidade, significa mostrar amor à elas”.

“Daí suscitou a pergunta: ‘É a exposição de falsas religiões uma perseguição dos seus aderentes? É isso intolerância anticristã?’ A resposta foi; ‘Não; de outro modo Jesus Cristo teria sido perseguidor intolerante dos judeus”
 (A Sentinela, 01/04/1988, pág. 24)

“ISTO NÃO SIGNIFICA ATACAR PESSOAS, MA SIM O SISTEMA QUE AS ESCRAVIZA.” 
(ibdem, pág. 25)

Ora Fábio, quem mais ataca as religiões, que pejorativamente chamam de cristandade, são as TJs. Por isso é hipocrisia de sua parte vir recriminar em nós, métodos que as Tjs usam e abusam.

Devo discordar ainda de você quando diz que as Tjs podem questionar os ensinos do Corpo Governante. Vamos às provas mais uma vez:

“Portanto, nós, como cristãos, evitamos ter um espírito crítico e queixoso, e mostramos ter respeito pelos arranjos teocráticos de Deus…”
 [A Sentinela 15 de Junho de 2001]

As TJs são desassociadas quando discordam dos ensinos antibíblicos da Organização, pois quem tem o poder de interpretar a Bíblia é a Organização e não indivíduos.

“Assim, a Bíblia é um. livro de organização e pertence a congregação cristã, como organização, não a indivíduos, não importa quão sinceramente creiam poder interpretar a Bíblia. Por esta razão, a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová”. 
(Revista A Sentinela, 01/06/1968, p. 327).

“Não há dúvida sobre isso. Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica de que precisamos fora da organização do ‘escravo fiel e discreto'”
(Revista A Sentinela, 15/08/1981, p. 19).

Percebeu? Em última instancia, a interpretação quem dá é a Torre de Vigia. Algo semelhante ao que acontece na Igreja Católica.

Você diz que pesquisa “a fundo as Escrituras” quando surge uma dúvida. Tem certeza? Você não estaria estudando as revistas Sentinela da Organização ao invés da Bíblia? Segundo sua Organização diz, ninguém pode discordar de pontos relativos à doutrina e não pode também interpretar a Bíblia por conta própria. As TJs são iludidas, pois acreditam que possuem liberdade para estudar a Bíblia por conta própria, quando na verdade estão comendo pelas mãos do Corpo Governante.

Fábio, você pensa por conta própria ou deixa que sua Organização pense por você?!

Aliás, as Tjs tem crescido devido ao medo que tem de não ser publicador, pois os não publicadores ou pregadores serão destruídos no Armagedom. É um sistema imposto legalista que funciona através de um sutil terror psicológico.

Ademais, as TJs não são as únicas a fazerem trabalho de porta em porta, muitas outras fazem entre eles os mórmons e muitos evangélicos. Aliás os evangélicos cumprem melhor Mateus 28.19. Não trabalham só no evangelismo pessoal, mas usam todos os meios possíveis para ganhar almas para Cristo.
E tem mais: não é porque determinado grupo prega de porta em porta que significa que ele tem a aprovação de Deus.

E por falar em aprovação, as TJs não a possuem, pois pregam doutrinas antibíblicas. Já mudaram suas doutrinas várias vezes e fizeram muitas falsas profecias a respeito do fim do mundo que chamam de “sistema iníquo de coisas”.

Como uma religião que se diz a UNICA RELIGIÃO VERDADEIRA na face da terra pode se contradizer assim? Jeová por ventura seria Deus de confusão? Isso mostra a instabilidade doutrinária e espiritual que as TJs possuem, não tem certeza de nada, pois o que é verdade hoje pode não ser daqui a 10 anos, como já várias vezes aconteceu. A história das TJs é uma história de heresias e incoerências.

Se você desejar, posso em outra oportunidade conversar sobre o disse-desdisse do Corpo Governante.

Para finalizar gostaria de esclarecer-lhe que nós não somos o dono da verdade, Jesus o é?

Por isso sugiro que você estude mais a Bíblia, não pelos orientações da literatura do Escravo que além de não ser fiel não é nada discreto.

Abraços,
Paulo

Sair da versão mobile