“Mas, não indica “Deus Poderoso”, com iniciais maiúsculas, que Jesus é em algum sentido igual a Jeová Deus ? De modo algum. Isaías meramente profetizou que esse seria um dos quatro nomes pelos quais Jesus seria chamado, e na língua portuguesa tais nomes são escritos com iniciais maiúsculas. Ainda assim, embora Jesus fosse chamado de “Poderoso”, pode haver apenas um só “Todo-poderoso”. (Pode-se Crer na Trindade ? Pág.. 28)
COMO REFUTAR
Como o leitor pode ler, na concepção jeovista existem dois deuses: um Todo-poderoso e outro apenas Poderoso. Chamar Jesus de “Deus Poderoso” não implicaria em Ele ser o Deus verdadeiro. Ele teria que ser “Todo-poderoso”, mas essa posição o “Jeová” delas não abre mão.
Nenhuma TJ que conversei até hoje soube dar uma definição do que venha a ser “Todo-poderoso”. Já vimos que o Deus das TJs não é assim tão Todo-poderoso como elas alardeiam, pois tem coisas que Ele não pode fazer tais como: Estar em vários lugares ao mesmo tempo ou saber de todas as coisas sem precisar fazer uma seleção dessa capacidade.
O que muitas TJs não sabem é que a Organização à qual pertencem e dizem ser a única verdadeira, já ensinou que Cristo é Todo-poderoso, vejamos então:
“ TODO PODEROSO, capaz de fazer todas as coisas; UM ATRIBUTO DA Deidade; também aplicado ao glorificado Jesus…” ( Emphatic Diaglott pag. 872)
E no livro, O Mistério Consumado na pág. 15 edição de 1917 declaram em relação a Jesus:
“… é somente a partir de então (da ressurreição) que Ele poderia ser chamado o Todo-poderoso.” (parêntese e sublinhado nosso)
Veja que antes elas acreditavam ou melhor, o “Corpo Governante” acreditava (pois as TJs só acreditam no que a cúpula da seita ensina) que Jesus Cristo era Todo-poderoso como de fato O é. Mas com o passar dos anos elas receberam “novas luzes” como dizem, pois este se tornou o slogan para justificar todas as suas mudanças doutrinárias, só que a fonte dessa luz se acha em II Coríntios 11:14, e agora não crêem mais que Jesus seja Todo-poderoso.
É fraudulenta a afirmação de que em Isaías 9:6 “Deus” com letra maiúscula não prova que Jesus seja o Deus verdadeiro, pois, segundo elas, seria este apenas um dos nomes pelos quais Ele seria chamado. Este argumento é apenas para despistar os menos avisados do verdadeiro sentido do versículo, ou seja, que Jesus é verdadeiramente Deus em essência.
Se tal argumento fosse realmente verdade então porque elas não traduziram no Novo Testamento “Deus” com letra maiúsculas todas as vezes que se referem a Jesus ? Não seria o nome pelo qual seria chamado? Confira na TNM João 1:1,18. Porque então todas as suas publicações trazem “deus” com minúscula todas as vezes que se referem à Jesus ?
Seria Jesus inferior a Jeová por ser chamado de “Poderoso”? Não, pois um capítulo à frente Jeová é chamado igualmente de Poderoso Isaias 10:20,21,22 e Jeremias 32:18. Em Jó Ele é chamado 31 vezes de Todo-poderoso mas as vezes apenas de Poderoso Jó 9:19 e Salmos 24:8, mesmo no Novo Testamento acontece isto Lucas 1:49. No entanto se defendem dizendo:
” Isaías referiu-se profeticamente a Jesus, o Messias, como “Deus Poderoso”. (Isaías 9:6) Em Isaías 10:21, o mesmo profeta falou de Jeová como “Deus Poderoso”. Há quem use essa similaridade de fraseologia para provar que Jesus é Deus. Mas precisamos usar de cautela no que diz respeito a deduzir desses versículos o que estes não dizem. A expressão hebraica traduzida “Deus Poderoso” não se limita a Jeová, como acontece no caso da expressão ” Deus Todo-poderoso”…É reconhecido que existe uma diferença entre ser poderoso e ser todo-poderoso, isto é, não ter superior.”
( A Sentinela 15/01/1992 pág. 22 )
Mais uma vez se contradizem, pois antes chamavam Jesus de Todo-poderoso, então possuíam dois todo poderosos deuses: Jesus e Jeová; sem falar da falta de definição para a expressão “TODO-PODEROSO”, é a primeira opção, poder fazer qualquer coisa ou seria a segunda que é não ter superior ? Veja que nem ao menos sabem definir o que significa a “expressão Todo-poderoso”!
Entretanto Jesus é chamado na Bíblia de Todo-poderoso veja Mateus 28: 18, ali o texto diz que Jesus tem “TODO O PODER” no céu e na terra, o que significa que Ele é Todo-poderoso, ainda em Efésios 1:21 diz que Eles está acima de “todo o poder”. As TJs para diminuir o impacto dessa verdade verteram na TNM a palavra grega “exousia” por autoridade, mas consultando o original grego, constatamos que essa mesma palavra se refere a um “poder absoluto”, portanto “exousia” significa tanto autoridade como poder.
Concluímos então que Jeová é chamado de Todo-poderoso e também de apenas Poderoso. Não há base para descartar Jesus da divindade classificando-o como inferior só porque em Isaías Ele é chamado de Poderoso, pois em outras partes, como já vimos, Ele é chamado também de Todo-poderoso.
“ NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS.” João 1.1