TJs: Jesus é apenas a primeira criação

TJ739

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”. (Colossenses 1:15 TNM). “Jesus é o primogênito no sentido de ser o primeiro ser criado que Jeová fez e usou para criar todas as outras coisas. Primogênito significa sempre o primeiro”

Resposta Apologética

O argumento esposado pelas TJs não procede pelo fato de que, se o apostolo quisesse ensinar que Jesus foi o primogênito no sentido de ser o primeiro ser criado, ele teria logicamente usado a palavra “Protoxtíoti”, que quer dizer, “primeiro-criado” e não “Prototókos”, que significa “primogênito”. A Bíblia usa a palavra primogênita no sentido de ter preeminência, primazia. Se primogênito nesta passagem significa o primeiro criado, então para sermos coerentes, teríamos que aplicar o mesmo sentido no verso 18 onde diz que Jesus é o “primogênito dos mortos” significando que Jesus foi o primeiro homem a morrer, mas sabemos que isto não é verdade.

Outro ponto importante é que esse texto de Colossenses é uma aplicação do Salmo 89:27, que é messiânico. Originalmente foi aplicado ao rei Davi, que era o caçula de sua família (Salmo 89:20); no entanto, segundo esse salmo, Deus o colocaria como “primogênito”, e explica o porquê: “O mais excelso dos reis da terra”, que equivale ao título “rei dos reis” (Apocalipse 17:14). Que a idéia de soberania está implícita, basta conferir 1º Samuel 10:1, onde Samuel diz a Davi que Deus o ungiu para ser o líder ou chefe de Israel. Assim, o termo primogênito fala da posição soberana de Cristo sobre tudo e todos, e não que ele seja o primeiro de um série. Jesus é o primogênito no sentido de Ter preeminência em tudo, tudo veio por meio Dele e sem Ele nada do que foi feito se fez João 1:3. Ora, se houve algo que o filho não fez (criou) no caso Ele mesmo, este versículo estaria errado mas a Bíblia é bem clara em dizer que sem Ele nada foi criado.

Sair da versão mobile