Como seria o mundo se a Terra fosse realmente plana, segundo a ciência
Essa pergunta pode parecer ridícula para muitas pessoas, e sua resposta, óbvia. Ou talvez não?
A teoria de que a Terra é plana ganhou adeptos nos últimos anos, com a primeira conferência de “terraplanistas” realizada no fim do ano passado nos Estados Unidos. Há inclusive celebridades de Hollywood que a defendem. E, apesar de haver muitas provas (gráficas e físicas) de que o nosso planeta é redondo, o debate ressurge com frequência.
Por isso, a fim de acabar com as especulações, o geofísico James Davis, da Universidade de Columbia, em Nova York, membro do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, idealizou um cenário de como seria a Terra se ela fosse de fato plana, tendo como base pressupostos dos terraplanistas.
1. A gravidade
Quem acredita que a Terra tem a forma de um disco parte do pressuposto de que a gravidade exerceria sua força diretamente para baixo, mas não é assim que funciona esse fenômeno. Davis esclarece que, segundo o que sabemos sobre a força gravitacional, ela puxa tudo para o centro.
Então, quanto mais longe do centro do disco, mais a gravidade puxaria as coisas horizontalmente. Isso teria efeitos estranhos, como sugar toda a água do mundo para o centro do disco, e fazer com que árvores e outras plantas crescessem diagonalmente, já que elas se desenvolvem na direção oposta à da gravidade.
Caminhar também seria uma tarefa complicada, com uma força que nos empurraria rumo ao centro quando tentássemos chegar à borda do disco. Seria como subir uma encosta muito inclinada.
2. O Sistema Solar
O modelo de Sistema Solar que prevalece hoje situa o Sol no centro deste conjunto, onde a Terra circula ao redor da estrela – graças a uma órbita que nos aproxima e nos distancia desse astro de acordo com a época do ano.
Os terraplanistas colocam a Terra no centro do Universo, onde o Sol opera como uma lâmpada que irradia luz e calor de lado a outro do planeta, mas não falam de uma órbita.
Davis acredita que, sem essa órbita ou a força gravitacional do Sol, nada impediria que o planeta fosse expelido para fora do Sistema Solar.
Uma Terra plana teria outra incongruência. Se o Sol e a Lua circulam sobre o planeta, seria possível haver dias e noites, mas não as estações, eclipses e outros fenômenos astronômicos que dependem do formato esférico da Terra.
Além disso, o Sol teria que ser menor do que a Terra, caso contrário poderia nos queimar ou cair sobre nós. Davis destaca, no entanto, haver medições suficientes que mostram que o Sol tem 100 vezes o diâmetro da Terra.
3. Campo magnético
As leis da física que conhecemos hoje em dia estabelecem que o núcleo da Terra gera seu campo magnético.
Em um planeta plano, segundo os defensores desse modelo, esse campo não existe. Sendo assim, diz o especialista, não haveria uma atmosfera, o que faria com que o ar e os mares fossem parar no espaço. É o que ocorreu em Marte quando o planeta perdeu seu campo magnético.
4. Atividade tectônica
O movimento das placas tectônicas e os movimentos sísmicos são explicados apenas com uma Terra redonda. “Só em uma esfera as placas se encaixam de uma forma sensata”, diz Davis.
Os movimentos das placas de um lado da Terra afetam os movimentos no outro lado. As áreas da Terra que criam formações para cima da crosta terrestre, como a Cordilheira dos Andes, são contrabalanceadas por outras que formam depressões, como os vales.
Nada disso seria explicado adequadamente com uma Terra plana. Não seria possível entender por que existem montanhas ou terremotos.
Também teria de haver uma explicação para o que acontece com as placas na borda do mundo. Poderíamos imaginar que elas cairiam, mas os terraplanistas defendem que existe um “muro de gelo” na borda, criado pela Antártida, algo muito difícil de acreditar, opina Davis.
Para concluir, diz o especialista, se vivêssemos em uma Terra plana, não teríamos nenhuma dúvida disso, porque tudo seria muito diferente de como conhecemos hoje.
Extraído do site http://www.bbc.com/portuguese/geral-42953688 em 11/02/2018
Péssimo o artigo. Falta conteúdo científico para compararmos a posição contrária.
Otimo artigo refutando ideias absurdas. E’ impressionante o numero de evangelicos que tem defendido a ideia de uma terra plana usando como base a interpretacao de alguns versiculos. Que tal agora publicar um artigo esclarecendo a posicao da ciencia em assuntos como evolucao e cosmologia?
A Bíblia fala de criação nunca de evolução
. Terra Plana se encaixa bem na Biblia pois milhões de galáxias pra que ?? Espaço vazio???
a sua opinião é igual ao Papa Urbano VIII quando inquiriu o Galileu que dizia que a terra era um globo e orbitas. O papa pensava que a terra era igual uma pizza seu comentário soa como uma terra planista danada, são vocês que não tem prova cientifica nenhuma.
DBS MELODIA- TERRA PLANA BASES BÍBLICAS TEM UMA EXPLICAÇÃO MUITO BOA. CIÊNCIA E BIBLICA NÃO COMBINAM 100%
A lua vista a olho nu depois que desce no horizonte não é mais vista nem por aparelhos ópticos. E alguns lugares da terra deveriam estar, no mínimo, numa eterna penumbra se o sol estivesse sempre acima da linha do horizonte.
O mais incrível é evangélicos que acreditam nesta bobagem de terra plana. Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar.Isaias 40:22ARC
Como eu sei que a terra é plana e não existe milagres, sei que vai ser uma perca de tempo procurar as águas magicas que sobem pelo globo, já que na natureza não existe mágica.
Se alguém quiser ter mais esclarecimentos sobre o que é explicado no sistema, é só deixar uma recado