Resposta: Essa pergunta normalmente é feita por calvinistas para tentar frustrar a ideia da eleição condicional, pois segundo o pressuposto calvinista Deus escreveu o futuro e portanto não teria liberdade para que a eleição fosse condicional. Porém, esse pressuposto é falacioso porque não leva em consideração as seguintes colocações:
1) Deus não precisa determinar o futuro para que o mesmo exista. Deus criou o tempo e fez criaturas temporais para viverem dentro do tempo, mas o próprio Deus não está preso ao tempo e portanto, pode saber o que as suas criaturas temporais vão fazer com a liberdade que Ele pela sua graça os deu.
2) Esse pressuposto coloca Deus inevitavelmente como o autor do mal, pois se o futuro existe apenas porque Deus determinou cada ato da criatura, logo Ele não pode não ser o criador de todas as calamidades feitas por suas criaturas ( estupro, assassinatos, violências e etc).
3) Tal argumento diminui a onipotência e presciência de Deus, pois se Deus para saber antecipadamente precisa determinar para saber, logo não saberia caso não tivesse determinado. Isso não apenas diminui a presciência, mas também atenta contra a onipotência de Deus colocando uma limitação no Todo Poderoso de não poder saber caso não determine.
Conclusão: O argumento do calvinista é na verdade um tiro no próprio pé, pois coloca Deus como o autor do mal e diminui a onipotência e onisciência de Deus.
Anderson de Paula
Hilário que o “calvinismo” é uma doutrina particular das Igrejas Reformadas, um missionário presbiteriano por exemplo, nunca vai chegar num neófito e explanar sobre “calvinismo”, só depois que a pessoa é membro aí os calvinistas vem dar a “informação” ao coitado sobre calvinismo.
aí é aquela decepção do coitado, pois o neófito e neo membro pensava que Deus amava todas as pessoas, mas pela “informação” calvinesca não ! aí dão ao coitado um caminhão de livros de autores calvinistas para ele ler, até deixa-lo tapado como os demais.
depois os calvinistas vão verificando o avanço calvinesco, se o neófito for uma pessoa dinâmica ou algo assim, também convidam para fazer parte da “maçonaria” …
Excelente matéria sobre teísmo aberto.
Parabéns
Bom dia na Paz do SENHOR Jesus!
Ótima explicação.
Simples e Excelente argumentação. Somente inventando malabarismos e apelando para o mistério para fugir desse argumento.
Não acredito que vocês aceitaram meu elogio sobre teísmo aberto dando-lhes os parabéns.
Agora respondam, a heresia do teísmo aberto é ou não uma heresia para vocês?
Porque não aceitam o simples fato que Deus está no controle dos mínimos até os grandes acontecimentos?
pesquise aqui :
http://www.cacp.app.br/o-teismo-aberto-e-necessario/
http://www.cacp.app.br/teismo-aberto-ou-heresia/
http://www.cacp.app.br/teismo-aberto-ou-heresia/teismo-aberto/
Deus deveras está no controle, contudo existe a palavra “desobediência” na Bíblia ou o Sr. acha que o criminoso estuprador, Deus criou esse individuo ? Lógico que não, Deus é Pai das Luzes. logo o criminoso age por livre arbitrio, Deus não programou ninguem para ser maligno.
No tópico 1_ De que adianta Deus conhecer o futuro pela presciência e avisar se nada pode ser mudado por causa do chamado livre arbítrio? Afinal Deus pode até avisar, mas se lá futuro Deus viu que isso acontecerá e não pode interferir por causa do livre arbítrio, nos adianta avisar …
“Portanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou [ . . .]
E os que predestinou, a estes também chamou; [ . . .]” Rm 8:29-30
“A regra é clara!” Deus predestinou baseado na sua presciência (1Pd 1:2)
Boa tard!
É ótima a explicação, porém com pouco fundamento bíblico, ou seja, pouco embasamento bíblico.
O ponto três possuo erros gramaticais.