SAUL REALMENTE SE COMUNICOU COM O ESPÍRITO DO FALECIDO PROFETA SAMUEL EM ENDOR?
Em 1Samuel 28, vemos narrado o encontro do rei Saul com o espírito do já morto profeta Samuel, através de uma médium em Endor. O espiritismo se apóia nessa passagem e crê na comunicação dos vivos com os mortos.
Realmente, muitos usam esse texto como base para dizer que a Bíblia aponta que a comunicação das almas dos mortos com os vivos é algo possível. Mas será que é isso mesmo que o texto aponta? Será que uma análise aprofundada desse texto fará dele um apoio à doutrina espírita? Vejamos algumas considerações sobre esse texto, antes de tirarmos qualquer conclusão:
De início, vemos o rei Saul descumprindo uma lei que Deus havia dado em Deuteronômio 18.11-12: “…nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor…”. Pessoas que faziam esse tipo de “comunicação” com mortos eram consideradas uma abominação a Deus, e consultá-las era afrontar a Deus. Isso por um simples fato: não há possibilidade desse tipo de comunicação. A comunicação que dizem fazer com as almas dos que já morreram é, na verdade, feita com demônios enganadores, e por isso era proibida por Deus.
Isso mostra o quão longe de Deus o rei Saul estava, e por causa dessa distância da vontade de Deus, vemos que Deus não mais lhe respondia. “Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu nem por sonhos, nem por urim, nem por profetas” (1Samuel 28.6). Saul, totalmente distante da vontade de Deus, resolve a situação procurando uma médium, em busca de um contato com o profeta morto.
A tal médium recebe de antemão a dica sobre com “quem” o rei queria falar, facilitando a enganação demoníaca: “Então, lhe disse a mulher: quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel” (1Samuel 28.11). A médium diz espantada a Saul que estava vendo a um ancião, mas na verdade fica mesmo muito assustada com a presença do rei Saul ali, pois ele havia eliminado de Israel vários médiuns pouco tempo antes, e estava disfarçado (1Samuel 28.3). “Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul. E o rei lhe disse: não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: vejo deuses que sobem da terra” (1Samuel 28.12-13).
Dali em diante a farsa foi fácil. Para agradar ao rei, a mulher disse exatamente o que ele queria ouvir (sendo ela uma feiticeira). No final do referido texto (1Samuel 28), vemos que Saul foi procurar a médium totalmente vulnerável, fragilizado física e emocionalmente, e por isso foi presa ainda mais fácil da enganação. Observe que ele estava em um jejum prolongado e totalmente abalado emocionalmente: “De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo, por causa das palavras de Samuel. E faltavam-lhe as forcas, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite” (1Samuel 28.20).
a pitonisa disse :
” – vejo deuses subindo da terra” 1 Sam 28:13b e ou
” – Vejo um deus que vem subindo de dentro da terra.” 1 Sam 28:13b tradução J.F.A.A
as duas traduções estão corretíssimas ! A bruxa viu “deuses” (demônios), e viu “um deus” (diabo) bem provável os diabos disputarem por uma oportunidade dessa, de se caracterizar “mediunicamente” e de supostamente se passar por “samuel” para enganar saul, o consulente.
Meus caros, venho lhes trazer um pouco da luz do entendimento.
A invocação de espíritos é real e perfeitamente possível, tanto que se não fosse possível não haveria um mandamento para isso.
Porém, é um grande abominação diante de Deus, porque só a Ele devemos consultar.
“venho lhes trazer um pouco da luz do entendimento”
Essa sua “luz” é baseada em que? no seu achometro? não citou um sequer verso bíblico.
invocação de espíritos é possivel ?! mas não de almas humanas, mas somente demônios que se caracterizam de supostos finados e enganam.
“tanto que se não fosse possível não haveria um mandamento para isso”
não há no decálogo “não invocarás espirito”. mas sim : “não terás outros deuses além de mim.”
você está sendo falacioso e ambíguo. uma serpente, deus deste seculo cegou o seu entendimento.
2 Cor 4:4