Salvos de quê, por quem e para quê?

ponte-da-salvacao-cruz

Em toda a Bíblia é possível encontrar o tema da salvação. Aliás, esta é a grande mensagem do Evangelho, que em sua raiz original significa “boas novas”, e a boa notícia é que em Jesus Cristo há salvação para todo o que crê (João 3.16).

É possível que algumas pessoas afirmem não precisarem ser salvas, considerando-se boas. No entanto, de acordo com a Palavra de Deus que é a verdade (João 17.17), todos os homens – sem exceção – são pecadores (Romanos 3.10,23).

A essa altura se faz necessário levantar algumas questões:

1 – O homem precisa ser salvo do quê?

Ao observarmos o que a Bíblia tem a nos dizer a respeito daquilo que o Senhor Jesus é capaz, inclusive de salvar o que nele crê, podemos concluir que isso se dá nos três tempos da vida: passado, presente e futuro. Vejamos detalhadamente:

Passado – Quando o homem crê que Jesus é Filho de Deus, e entrega-se a Ele, o efeito de Sua obra resolve pecados passados, ou seja, Deus os perdoa, fazendo deste homem uma nova criatura (Isaías 43.25; Miqueias 7.18-19; 2Coríntios 5.17).

Presente – Quanto ao presente, a salvação operada por Cristo tem o poder de libertar o homem da impiedade e injustiça que o pecado lhe impõe (Romanos 1.18). Além disso, podemos ainda destacar que Jesus salva o homem nos seguintes aspectos em seu presente:

Futuro – O pecado causou danos eternos e terríveis (Romanos 6.23). No entanto, a obra salvadora de Jesus alcança o futuro daqueles que creem nele, podendo ser visto principalmente no fato de que são livres da ira futura (Romanos 5.9).

2 – Salvo por meio de quem?

Jesus Cristo tem condições para salvar o homem por várias razões, conforme destacadas as principais abaixo:

3- Quais os resultados desta salvação?

O pecado trouxe consigo consequências terríveis, aliás, todos os males que afetam a humanidade, e toda a criação, resultam da desobediência de Adão e Eva (Gênesis 3.9-19). No entanto, dentre tantas tragédias, sem dúvida a maior é o rompimento que o pecado trouxe na relação entre o homem e Deus, resultando assim em inimizade entre ambos (Isaías 59.2). Entretanto, em meio a essa terrível notícia, a Palavra de Deus torna-nos cientes de que os que recebem a Cristo como Senhor e Salvador são reconciliados com Deus, pois a perfeita obra de Jesus destruiu o muro da separação (Efésios 2.13-14), tornando possível fazer com que aqueles que em outro tempo eram chamados inimigos, agora serem chamados de amigos de Deus (João 15.15), e também “filhos de Deus” (João 1.11-12).

Além disso, somos informados de que existe ainda um outro grande problema, que somente em Cristo pode ser solucionado. O pecado que afetou toda a raça humana tornou o homem portador de uma dívida impagável, porém, de acordo com as Escrituras, somente Jesus poderia pagá-la, e Ele o fez de forma perfeita (Romanos 8.1; Colossenses 2.14).

4- O que fazer para ser salvo?

No que diz respeito à obra da salvação, não há o que o homem possa fazer para ser salvo, porque Cristo já o fez, e nisso o homem não tem mérito algum (Efésios 2.8-9). No entanto, toda ação ou mesmo palavra da parte de Deus resultará em resposta do homem, seja positiva ou negativa, o que resultará em bênção ou maldição (Deuteronômio 30.15-20; Hebreus 3.7-11).

Diante de tudo o que Deus realizou por meio de Cristo, em favor da humanidade, requer apenas que os homens tenham fé, isto é, creiam que Jesus é o Filho de Deus e que somente nEle é possível obter perdão dos pecados, e consequentemente a salvação eterna (João 3.16). Diante disso, a Bíblia ainda nos ensina que é indispensável que aquele que crê confesse publicamente, confirmando assim sua fé em Jesus Cristo, e como resultado, Ele a reconhecerá diante do Pai (Mateus 10.32-33).

Nada é mais precioso do que ter a salvação em Jesus. Quando estava implorando o perdão de seu pecado, o rei Davi não pediu para que Deus preservasse sua posição de rei e nem mesmo seus benefícios, entretanto, clamou, pedindo para não perder a alegria da salvação e a presença do Espírito Santo (SaImo 51.13-14). Creia em Jesus Cristo, entregue-se a ele, e viva com a promessa de viver eternamente com qualidade de vida (João 11.25- Romanos 8.1; 26; 10.10).

Pr. Elias Torralbo

Teólogo e membro da Assembleia de Deus – Paraíba do Sul/R).

Sair da versão mobile