Adventista – Há um nítido equívoco na interpretação da crença adventista por parte de algumas denominações. Todos sabemos da verdade bíblica que somos justificados pela nossa fé e que a salvação nos é dada graciosamente.
Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
Efésios 2:9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Romanos 3:28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Acreditem ou não, esta é também a doutrina da IASD. Aliás isto é lembrado o tempo todo nos estudos da Escola Sabatina e em copiosos sermões. A rígida observância dos mandamentos, inclusive do quarto mandamento, por parte dos ASD, é apenas um gesto simples de recíproco amor!
João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Amém! Data venia, gostaria de te lembrar uma coisinha:
Cristão – Tive amigos de infância adventistas; fui namorado e noivo, por 3 anos, de uma adventista de família adventista; minha filha Déborah, foi adventista por 8 anos (até casar com meu genro, que é obreiro batista); tenho (como falei em mensagem anterior) adventistas como amicíssimos (e irmãos em Cristo) – mas, na prática, o que se vê é apenas pregar o 4º mandamento como sendo o maior de todos. A sra Ellen Gould White escreveu que viu uma auréola, uma espécie de coroa circundando o 4º. Pode-se até pregar a salvação pela graça, por lá – mas na prática, prega-se é a Lei.
Sim, a Lei é santa, justa e boa – mas pela Lei é impossível alguém ser justificado.
Por que? Porque é impossível ao homem cumprir todos os justos requisitos da Lei, como Paulo falou e Lucas relatou em Atos.
E, o que é pior – o Senhor Jesus realmente não veio abolir a Lei, mas cumpri-la. E, ainda mais, Ele a aumentou. Antes, era o ato de assassinar (não é “matar”, é “assassinar”) – agora é o ódio pelo irmão, que é a origem do assassinato. Antes era o adultério – agora é o simples olhar cobiçoso; e isto nos remete ao mandamento incumprível.
Como homens, podemos até cumprir os 9 primeiros mandamentos da Lei – mas o décimo, somente um homem cumpriu!
Nenhum homem pode ser salvo pela Lei, porque somente o Senhor Jesus cumpriu o décimo. Que é absolutamente igual aos outros 9. Que, se violado, é igual a violar toda a Lei.
NA prática, o que é passado, ensinado, sustentado e vivido é salvação por guardar a Lei, especialmente o 4º mandamento.
Há, sim, os nossos irmãos que se reúnem lá, salvos pela graça salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. Estes, por amá-lo, procuram guardar a Lei – por amar ao Senhor. Era o caso da minha filha; o caso deste meu amigo, de mais de 20 anos de amizade; mas, infelizmente, a maioria busca ser salvo pela Lei. Esta é a verdade.
Você cita também a passagem onde João fala do Senhor mandar guardar os Seus mandamentos. De quem? Do Senhor Jesus.
E o próprio João explica quais são, em sua primeira epístola. Confira e veja.
Adventista – A guarda do sábado, além de pertencer a lei é, também, uma marca que recebemos de nosso Deus.
Ezequiel 20:20 E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
É, simplesmente, uma resposta natural ao inefável ato de amor demonstrado por Deus a todos nós. Porém vamos pensar! Como podemos ser glorificados por
Deus se insistimos, conscientemente, em deixar de guardar toda sua lei?
Tiago 2:10 Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
Cristão – Amado, pelo teu falar, percebe-se que vc é um dos tais que citei acima – que ama o Senhor e, por isso, quer guardar Seus mandamentos. Mas veja que o shabat é sinal perpétuo para o povo de Israel – e, até onde eu saiba, vc não é ben-Avraham bevasar (filho de Abraão na carne).
Eu guardo o shabat sim – e amo o shabat! O verdadeiro shabat, que é o nosso amado Senhor. E aguardo o vindouro shabat, que é o reino milenar.
Porque ? Veja se vc entende o que escrevo: Shemi Yochanan ben shel Yochanan ben-Yawkim veishtó Miryam bath-Yawkim. Shemi ishti Elishevah ushemi benei Devorah, Sharon, Rachel, Yochanan veAriel. Ani ivrit.
A fé sem obras é morta! Está bem claro:
Tiago 2:11 Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. Tiago 2:12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.
Tiago 2:13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.
Tiago 2:14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?
Continuando…
Tiago 2:17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2:18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem,
e estremecem. Tiago 2:20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Tiago 2:21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Tiago 2:22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada;
Tiago 2:23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. Tiago 2:24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.
Leia o cão 15 de Bereshit (Gênesis) e verás – “Abrão creu e isto lhe foi imputado por justiça”. Por ele ter crido, ele pode depois oferecer seu filho Yitzchak – se não tivesse crido ANTES, como o teria feito?
Para vc ficar mais claro – hoje, há muitos que andam com fardas do Exército, por aí – mas não são militares. É o caso das obras, para se salvar.
Mas eu sou militar – e, cedo ou tarde, tenho que usar farda (até na aposentadoria, tive que coloca-la para tirar fotos para dentificação). É como o caso da fé. Sim, tem muitos que dizem que creram – mas a Escritura se explica com a Escritura : João 1 nos diz que crer é receber! Quando creio, recebo o próprio Filho, Aquele que cumpriu todas as Asserei dibroth (“as dez palavras”=Lei de mandamentos).
E ele em mim irá cumpri-la!
O Senhor seja com teu espírito!
Em Cristo Jesus, nosso Senhor
Ir. Nicácio
Por mais que se prove ou demonstre algo… As pessoas enxergam somente aquilo que elas querem enxergar.. Infelizmente isso ocorre muito com os apologéticos.