Razões porque “Seol” e “Hades” não pode ser “sepultura”

1) Seol não pode ser confundido com “sepultura”, porque para sepultura é usada a palavra keber ou k’boorah (hebraico) e taphos ou mnema ou mnemeion (grego). Em Is. 14:19 ‘keber’ não pode ser visto como sinônimo de ‘seol’. O rei é lançado fora da sepultura (keber) com o propósito de entrar no seol (v.9,10). Nestas referências bíblicas, seol e keber são opostos e não sinônimos.

2) Na LXX, seol nunca é traduzida como mnema, que é a palavra grega para sepultura. Keber é traduzida para mnema 36 vezes e taphos 45 vezes. Mas keber nunca é traduzida para Hades como Seol nunca é traduzida para Mnema.

03) Keber e Seol são sempre contrastadas e nunca equiparadas. Keber é o lugar do corpo, enquanto que Seol (Hades) é o lugar do espírito e da alma (Lc. 16:22-25).

04) Seol (Hades) é o lugar não visto, abaixo da terra, enquanto a sepultura é na superfície da terra, é um lugar visto por qualquer ser humano. Seol (Hades) é o lugar invisível, ou o mundo invisível (Is. 14:9). Seol (Hades) é o lugar mais baixo (Sl. 139:7-8; Am. 9:2)

05) Enquanto os corpos estão inconscientes na sepultura, os que se acham no Seol (Hades) são vistos como seres conscientes (Is. 14:4-7; 44:23; Ez. 31:16; 32:21; 2Sm. 22:6; SI. 116:3; Jn. 2:1-3).

06) Enquanto Keber é usada com relação a sepultamento, Seol não o é. Pode-se sepultar alguém na sepultura (Keber), mas não se pode sepultar no Seol (Hades) (Gn. 23:4,6,9,19,20; 49:30).

07) Enquanto Keber é encontrada no plural (sepulturas) Ex. 14:11, Seol (Hades) nunca é encontrada no plural (seol).

08) Enquanto uma sepultura pode ser localizada em lugar específico (Ex. 14:11), Seol (Hades) nunca é localizado, porque de qualquer lugar Seol (Hades) se torna acessível por ocasião da morte de alguém.

09) Enquanto alguém pode possuir sua própria sepultura (Gn. 23:4-20), em nenhum lugar da Bíblia se encontra que alguém possa ter o seu próprio Seol (Hades).

10) Enquanto alguém pode tocar numa sepultura (Nm. 19:18), não se encontra na Bíblia que alguém possa tocar no Seol (Hades).

11) Enquanto tocar numa sepultura traz contaminação (Nm. 19:16), a Bíblia nunca fala de alguém ser declarado imundo por tocar no Seol (Hades).

12) Enquanto se pode remover ou tirar corpos ou ossos da sepultura (2Rs. 23:16), a Bíblia nunca fala de alguém remover algo do Seol (Hades).

13) Enquanto se pode ornamentar uma sepultura (Gn. 35:20), Seol (Hades) nunca pode ser ornamentado.

14) Enquanto alguém pode roubar algo de uma sepultura (Jr. 8:1-2), o Seol (Hades) nunca pode ser roubado ou profanado pelo homem.

Sair da versão mobile