Questões sobre o Batismo Infantil

Pr. Natanael Rinaldi Responde

Pergunta: O que a Bíblia diz sobre o batismo de Crianças? É correto batizar crianças?

Resposta: Não, não é correto batizar crianças. Não há sequer um versículo ou passagem bíblica que narre ou ensine sobre o batismo de crianças. Quando trouxeram algumas crianças a Jesus (Mateus 19.13-15) Jesus somente as abençoou, e não determinou que fossem batizadas.

—————–

Pergunta: Tem igrejas que ensinam que as crianças devem ser levadas à Igreja para serem batizadas o mais cedo possível, afirmando que se os pais por negligência deixarem as crianças morrer sem batismo, pecam gravemente, porque privam a criança da vida eterna? É certo esse ensino à luz da Bíblia?

Resposta: Não, não é correto. Se o batismo de crianças fosse bíblico, por que então há necessidade de confirmação (protestantes) e da crisma (católicos)? Sabemos que a confirmação, ou profissão de fé protestante, e o crisma católico, nunca foram mencionados na Bíblia.

—————–

Pergunta: A Igreja católica ensina que o batismo apaga o pecado original e também atual se houver. Há base bíblica para tal ensino, pois segundo sabemos tem alguns evangélicos que também concordam com esse ensino?

Resposta: O batismo não apaga pecados, pois a Bíblia diz: “O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado” (1João 1.7). As crianças em sua inocência são salvas, pois das tais é o reino de Deus (Mateus 18.3).

—————–

Pergunta: Em que idade deve ser ministrado o batismo?

Resposta: O batismo só deve ser ministrado àqueles que creem (Marcos 16.16; Atos 8.36-38) A pessoa deve ser batizada nas águas quando adulta, após a regeneração, e é um privilégio ser batizado da mesma forma que Jesus.

—————–

Pergunta: Há igrejas que batizam derramando água sobre a cabeça do batizando. É correto o batismo por aspersão?

Resposta: Não. O batismo bíblico é por imersão, pois a palavra grega baptizo significa literalmente imersão, portanto batizar é mergulhar ou imergir. Jesus disse aos discípulos que eles deveriam ensinar todas as coisas que ele havia ordenado (Mateus 28.20) e se Jesus não ensinou o batismo infantil, não há o que se discutir.

—————–

Pergunta: Uma última pergunta: o batismo é um sacramento?

Resposta: Em primeiro lugar, a palavra sacramento significa um ato exterior que outorga uma graça interior. Batismo não é sacramento, mas sim um ato simbólico da conversão ou regeneração. A salvação vem pela fé (João 3.16; Atos 16.31) O batismo não muda a natureza pecaminosa do homem. Quem regenera é o Espírito Santo, quando a pessoa se arrepende dos pecados e aceita a Cristo como Salvador e Senhor (Tito 3.5-7).

Sair da versão mobile