Cremos que o exame dentro dos próprios evangelhos nos permitirá saber mais sobre os seus autores.
Mateus: Quase nada sabemos dele, apenas que era chamado também pelo seu nome hebraico de Levi (Marcos 2.14). É mencionado nas quatro listas dos doze (Mateus 10.3). A única informação que ele nos dá é que era “publicano” ou seja, coletor de impostos de Roma. Talvez a profissão de publicano o fez acostumado a tomar notas, preparando-o para a nobre tarefa de ser o escritor de um dos evangelhos. Ireneu diz que ele estendeu seu ministério por mais quinze anos entre os judeus. Outras informações são fruto de lendas e mitos ao redor de sua pessoa como é contado no livro apócrifo Atos de André e Mateus.
Marcos: Marcos ao contrário, não foi discípulo de Jesus. Segundo Papias, ele ouviu de Pedro o que escreveu, isto parece ter apoio em I Pedro 5.13. A opinião da maioria dos estudiosos é que o autor do segundo evangelho é o mesmo João Marcos filho de Maria de que fala Atos 12.12. É identificado com o primo de Barnabé Colossenses 4.10. Pode muito bem ter sido levita (Atos 4.36). Outras referências sobre o autor do segundo evangelho encontram-se em (Atos 12.25;13.5,13;15.37-39; II Timóteo 4.11).
Lucas: Lucas era um nome latino, uma forma reduzida de Lucius. Igualmente a Marcos não foi testemunha ocular, mas companheiro de Paulo (II Timóteo 4.11). Era o médico amado (Colossenses 4.10-14) entre os escritores do Novo Testamento. Diz ele que consultou as testemunhas oculares que se tornaram ministros da Palavra. Um Prólogo do Evangelho de S. Lucas, usado comumente no século II, dava testemunho deste Evangelho, ao dizer: “Lucas foi sírio de Antioquia, de profissão médica, discípulos dos apóstolos, mais tarde seguiu Paulo até a confissão (martírio) deste, servindo irrepreensivelmente o Senhor. Nunca teve esposa nem filhos; com oitenta e quatro anos morreu na Bitínia, cheio do Espírito Santo. Já tendo sido escritos os evangelhos de Mateus, na Bitínia, e de Marcos, na Itália, impelido pelo Espírito Santo, redigiu este Evangelho nas regiões da Acaia, dando a saber logo no início que os outros Evangelhos já haviam sido escritos.”
João: João era filho de Zebedeu. Foi pescador e o mais jovem dos apóstolos sendo escolhido por Cristo para compor o corpo apostólico. Era o discípulo amado. Foi o único que permaneceu fiel ao Senhor sendo testemunha ocular dos principais eventos da vida do mestre. Por isso Jesus confiou sua mãe aos seus cuidados (João 19.27). Participou ativamente da igreja em Jerusalém sendo considerado uma das colunas da Igreja. João foi o único dos apóstolos que morreu de morte natural.
Segundo Testemunhos Antigos o Evangelho de Mateus foi o primeiro Evangelo a ser escrito.Depois foram escritos o Evangelho de Marcos e o Evangelho de Lucas,no Final do Século I o Evangelho de João foi escrito pelo apostolo João.esses são os únicos evangelhos verdadeiros Evangelhos de Jesus.
Evangelhos como o evangelho de Pedro,Tome,Judas e Maria mardelena são Evangelhos Apócrifos,Falsos Evangelhos.
Só os Evangelhos de Mateus,Marcos,Lucas e João que estão no Novo Testamento são os Verdadeiros Evangelhos de Jesus.
Protologo Antimarcionita de Marcos.
160 D.C
Assim, Marcos ..era o intérprete de Pedro, e depois da partida de Pedro entregou-se à tarefa de escrever o evangelho em alguma parte da Itália.
Protologo Antimarcionitada Lucas.
Lucas..de Antioquia da Síria, médico,.. se juntou a Paulo .. servindo ao Senhor ..não tinha esposa nem filhos. . 84 anos de idade..depois que ..haviam sido escritos Mateus na Judéia e Marcos na Itália, Lucas escreveu seu evangelho na Acaia.
Protologo Antimarcionita de João.
160 D.C
O evangelho de João foi publicado e entregue às igrejas pelo próprio João quando ele ainda estava vivo, conforme o relato de Papia de Hierópolis, discípulo amado de João cujo relato está em seus cinco livros exegéticos.
Assim, Mateus, junto dos hebreus, na sua própria língua, publicou uma forma escrita de evangelho, enquanto que Pedro e Paulo evangelizavam Roma..
Irineu-180 D C.
Marcos, o discípulo de Pedro e o seu intérprete (1P 5,13), transmitiu-nos, também ele por escrito, a pregação de Pedro..
Irineu-180 D.C.
Lucas, o companheiro de Paulo, consignou num livro o Evangelho pregado por este.
Irineu-180 D.C.
João, o discípulo do Senhor, o mesmo que descansara no Seu peito, publicou também o Evangelho, durante a sua permanência em Éfeso.
Irineu-Contra as Heresias- 180 D.C.