“Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã… E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado.” — 2Samuel 12.5,6.
O pecado pode ser confessado; mas as consequências virão. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).
Quando Davi cometeu aquele pecado que deixou tal marca em seu arquivo pessoal, ele proferiu o julgamento sobre si mesmo. Natã apareceu e contou a história da ovelhinha. Davi tinha grande carinho por ovelhas; mais de uma vez, havia arriscado a vida para salvar uma ovelha. Assim, quando Natã falou que um homem rico havia tomado a ovelhinha e matando-a para fazer um banquete para seus hóspedes, Davi se enfureceu e disse: “E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado.” E foi assim que Davi pronunciou sua própria sentença.
Natã não fez rodeios e declarou: “Tu és este homem”. Davi respondeu: “Pequei contra o Senhor”. Deus perdoou seu pecado, mas as consequências vieram. Foi Davi quem sentenciou: “O homem que fez tal coisa pagará o quadruplicado pela ovelha”.
A criança que Bate-Seba deu à luz ficou doente, e Davi se atirou aos pés de Deus e suplicou que ele salvasse o filho. Davi observou o cochichar dos servos, e perguntou: “A criança morreu?”. “Morreu.” Davi se levantou, tomou banho, sentou-se à mesa e alimentou-se. “Que estranho”, disseram os servos. “Quando a criança estava viva, o senhor jejuou, e recusou toda a comida que lhe oferecemos. Agora que a criança está morta, o senhor se ungiu e está comendo”. Davi respondeu: “Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e viva. Porém, agora que é morta… Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim” (2Sm 12.22,23).
E lá se foi a primeira ovelha de Davi. Mais tarde, Amon cometeu o mesmo pecado que seu pai havia cometido. Foi uma coisa horrorosa. “Sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração” (Êx 20.5). O pai comete pecado, e quando damos por fé, o filho faz a mesma coisa. Absalão ficou tão revoltado pelo que aconteceu à sua irmã que foi e assassinou Amon.
A segunda ovelha de Davi lhe foi tirada. Absalão se voltou contra o pai. É possível que o Salmo 3 tenha sido escrito enquanto Davi fugia do filho. Se pudesse, Davi teria salvado Absalão! Quando Joabe saiu para atacar Israel, Davi lhe pediu: “Brandamente tratai por amor de mim ao jovem, a Absalão” (2Sm 18.5). Mas quando Joabe encontrou o rapaz preso nos galhos de uma árvore, ele enfiou três dardos em seu coração.
Davi entregou a terceira ovelha. Agora, Davi é um homem idoso. Salomão assumiu o trono e, pelo jeito, Davi só terá de pagar três vezes pela ovelhinha que ele havia tomado. Mas, não é bem assim. Seu último sofrimento foi Adonias, outro filho, que se rebelou contra Salomão, e acabou sendo assassinado.
E assim Davi pagou quadruplicado.
Temos de entender que lidar com o Deus vivo é coisa séria. Tratamos o pecado com o maior pouco caso; somos tomados pela indiferença e achamos que podemos pecar e sair impunes. Mas o Livro de Deus avisa: “Tenha certeza de que seu pecado irá alcançá-lo”.
————–
(Dr. H. A. Ironside)
FONTE: O AMIGÃO DO PASTOR – VOL. 24 – Nº 07 JUL/2014