Esta parece ser uma pergunta muito simples e é claro que qualquer cristão respondera: “Logo após Jesus ter subido aos céus” (Atos 1.3-11). Mas as Testemunhas de Jeová pregam que Jesus começou seu reinado somente em 1914.
“Quando retornou ao céu, não foi logo entronizado como Rei do Reino de Deus…Em 1914, Jeová concedeu a Jesus a autoridade que lhe prometera. Desde então, Jesus esta reinando no céu como Rei designado por Jeová. ” (O que Deus Requer de Nós? – Pag.12)
Bom podemos começar a refutação sobre essa declaração das Testemunhas de Jeová com o que Jesus disse em Mateus 28.18:
“Então, Jesus aproximando-se deles lhes assegurou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. (Mateus 28.18)
Veja que Jesus é claro ao afirmar que lhe foi dado toda a autoridade (Poder) nos céus e na terra. Se isso não for uma autoridade de um Rei não sei mais o que é. Mas a sociedade Torre de Vigia alega que essa “autoridade” citado em Mateus 28:18 se refere a uma autoridade somente a congregação cristã da época. Em outras palavras o governo e autoridade dadas a Jesus após a ressurreição seria limitado até o ano de 1914, e somente após 1914 Jesus teria assumido seu Reino por completo:
(Conhecimento que Conduz a Vida Eterna – Pag.96)
O estudo da Torre de Vigia acima cita os seguintes textos bíblicos:
Salmo de Davi. Assim declarou o SENHOR ao meu Senhor: “Assenta-te à minha direita e aguarda, enquanto de teus inimigos faço um objeto de descanso para teus pés!” (Salmos 110.1)
Jesus, no entanto, havendo oferecido para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus, aguardando, daí em diante, até que seus inimigos sejam submetidos por estrado de seus pés (Hebreus 10.12,13)
Então segundo eles Jesus estaria desde sua Ressurreição até 1914 esperando seus inimigos serem submetidos por estrado aos seus pés. Mas quem seriam esses inimigos? Bom sobre quem são esses inimigos que a Bíblia não cita quem são as Testemunhas de Jeová são unanimes em crerem que se tratam dos governos humanos aqui da terra.
Mas será mesmo que a bíblia está de acordo com a interpretação bíblica da Torre de Vigia, de que Jesus já tenha vindo de forma invisível em 1914 e passado a reinar a partir dessa data?
Tendo em mente o que já foi apresentado até aqui, gostaria de que você lesse comigo o que diz em 1 Coríntios 15:23-26:
Contudo, cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; logo depois, os que são de sua propriedade na sua vinda. Então virá o fim, quando Ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, potestade e poder. Porque é necessário que Ele reine até que absolutamente todos os seus inimigos sejam prostrados debaixo de seus pés. E o último inimigo que será destruído é a Morte. Pois Ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. (1Coríntios 15.23-26)
Então lemos em Hebreus 10 que que Jesus estaria a espera a direita de Deus até que seus inimigos fossem colocados debaixo de Seus pés. Tendo em conta que 1 Coríntios 15 diz que o ultimo inimigo que será derrotado será a morte, isso significaria que Jesus ainda se encontra a espera a direita de Deus, tendo visto que a morte ainda existe.
Agora, se Cristo não pôde começar a reinar até Deus ter colocado todos os Seus inimigos debaixo dos seus pés, como pode o Reinado de Jesus ter começado em 1914 “no meio dos seus inimigos” e porque teve Ele que começar o Seu Reino com uma guerra contra eles?
No versículo 28 de 1Corintios 15 vemos o que Jesus vai fazer depois que todas as coisas forem colocadas debaixo de seus pés:
Todavia, quando tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se submeterá àquele que todas as coisas lhe colocou aos pés, a fim de que Deus seja absolutamente tudo em todos (1Corintios 15.28)
A pergunta que fica é: O que esse versículo diz que Jesus vai fazer depois de todas as coisas Lhe terem sido sujeitas e colocadas debaixo dos Seus pés?
A resposta é que Ele vai entregar tudo ao Pai.
De acordo com a Sociedade Torre de Vigia, Jesus está à espera à direita de Deus e não pode começar a reinar até que os seus inimigos sejam colocados debaixo dos seus pés, certo? Sim é isso mesmo.
Agora a minha questão é esta. Se Jesus não pode começar a reinar até que os Seus inimigos
sejam colocados debaixo dos Seus pés e a Bíblia diz em 1 Coríntios 15.24 e 28 que Jesus vai entregar o Reino a Deus no momento em que os Seus inimigos Lhe forem sujeitos, quando poderá Jesus começar a reinar? O que aconteceu ao Seu Reino? Porque no exato momento em que é tempo de Jesus começar a reinar, depois de todos os Seus inimigos terem sido colocados debaixo dos Seus pés, será o tempo de Ele entregar o Reino a Deus!
“Porque é necessário que Ele reine até que absolutamente todos os seus inimigos sejam prostrados debaixo de seus pés” (1Co 15.25)
O que diz este versículo que Jesus está fazendo enquanto Ele está à direita de Deus, à espera que os Seus inimigos sejam colocados debaixo dos Seus pés? Diz que “ele tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés”.
Então, quando começou o Reinado de Jesus? Quando começou Jesus a esperar que Deus lhe colocasse todos os inimigos debaixo dos Seus pés?
Ele tem estado à espera desde a Sua ressurreição. Portanto, Ele começou a reinar como Rei naquele momento.
Amigos, na ressurreição de Cristo, Jesus disse que “Toda a autoridade” tanto “no céu” como “na terra” Lhe tinham sido dadas a Ele. Se “toda a autoridade” tinha sido dada a Jesus na Sua ressurreição, que autoridade podia ter sido dada a Ele em 1914 que Ele já não tivesse?
————-
Mychael Martins Costa
15/09/2022
1°IPI de Bauru (1° Igreja Presbiteriana de Bauru)