Problemas dos filhos adolescentes

adolescentes-jovens-amigos-grupo-filhos-1301095886162_615x300

Quando seus filhos crescem, chega o tempo em que eles, como pessoas quase adultas, se retraem à toda direção ou intromissão exterior. Eles isolam-se e querem formar por si próprios sua vida interior. É muito importante compreender esta idade e ser capaz de prestar o auxílio que os filhos necessitam. Ao mesmo tempo, não se deve procurar penetrar no coração da criança. Esta apreende mais do que imaginamos, embora não o revele. Mais tarde isso tornar-se-á visível.

Mas também acontece que o filho siga caminhos que não nos agradam. Observamos como as más companhias, o mundo e o Diabo são sempre mais fortes, ou sentimos que o nosso filho se dirige conscientemente contra Jesus e não quer saber d’Ele para nada. É então que principia a missão mais difícil: Como devo comportar-me perante os meus filhos adolescentes?

As sugestões que a seguir apresentamos poderão ajudar.

  1. Seja confidente de seus filhos.

Dê-lhes confiança! Conte-lhes sua vida e experiência com Jesus. Nesta idade um testemunho tem maior efeito que uma exortação. Acima de tudo, trate seus filhos adolescentes como adultos e não como crianças.

  1. Viva uma vida santa perante eles.

Nada nos convence tanto do poder do Cristo vivo como uma vida de paciência e alegria, na mais íntima harmonia e comunhão com o Salvador.

Através da vida de santificação, todas as provas “cientificas” contra o Senhor Jesus Cristo perdem o valor. A mocidade tem um pronunciado senso de realismo e justiça, e a vida santa dos pais constitui fato insuperável na sua concepção do mundo.

  1. Não tolere nada em casa que vá contra o Espírito de Jesus.

É necessário um rigoroso NÃO para com o mundo que se quer introduzir no lar por tantos meios. Talvez esteja colocado em algum lugar da sua residência o versículo bíblico “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15), enquanto do quarto do filho ressoam através canções mundanas ou programas impróprios no televisor. Quem é realmente o Senhor da casa: Jesus ou o seu filho?

É possível que, para manter a querida paz, seja mais fácil o filho ser senhor da casa. Mais tarde, porém, não só o filho, mas também Satanás, apoderou-se do domínio da casa. Na verdade, seu filho só respeitará fundamentalmente a sua fé se você não se comprometer com o mundo.

  1. Mostre aos filhos adolescentes um alvo para a vida.

Não chame apenas a atenção dos mesmos para os objectivos a alcançar no exercício de uma profissão terrena, mas faça resplandecer o alvo eterno duma vida com Jesus Cristo no Seu reino e trono! Mostre-lhes ser necessário dirigir em linha recta para o alvo eterno, o sentido e valor da vida presente.

A juventude deseja grandes alvos. E nada há mais glorioso que o de Jesus Cristo, o qual é uma realidade tão sóbria que requer uma vida inteira. O Divino Mestre entrega a cada adolescente e jovem uma missão: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16.15). Vale a pena consagrar a vida a tal missão. Que graça maravilhosa poder ver o filho servir ao Criador e Sustentador do universo!

Dr. Wasserzug Traeder

Nota: Publicado na Revista Novas de Alegria, março de 1974.

Sair da versão mobile