LUCAS 24.31 — SE JESUS TINHA O MESMO CORPO FÍSICO, POR QUE OS SEUS DISCÍPULOS NÃO O RECONHECERAM?
Dois discípulos caminharam com Jesus, conversaram com Ele, e ainda assim não o reconheceram. Outros discípulos tiveram a mesma experiência. Se Ele ressuscitou no mesmo corpo físico (Lc. 24.39 e Jo. 20.27), então por que eles não o reconheceram? As Testemunhas de Jeová (TJs) alegam que Jesus se “materializava” para os seus discípulos em “corpos” diferentes daquele que foi depositado no túmulo.
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Jesus ressuscitou no mesmo corpo de carne e ossos no qual morreu. Várias razões são capazes de explicar por que Ele não foi imediatamente reconhecido pelos seus discípulos:
- A incredulidade — Jo. 20.24-25
- A decepção— Jo. 20.11-15
- O pavor — Lc. 24.36-37
- O embaçamento da luz por ocasião da aurora — Jo. 20.1,14-15
- A distância — Jo. 21.4
- As roupas diferentes — Jo. 19.23-24 e 20.6-8.
Contudo, vemos que o problema foi apenas temporário, e antes que cada aparição findasse eles estavam absolutamente convencidos de que se tratava do mesmo Jesus, no mesmo corpo físico de carne, ossos e cicatrizes que Ele possuía antes da ressurreição. E eles saíram de sua presença para virar o mundo de ponta-cabeça, enfrentando a morte sem qualquer receio, porque não tinham sequer a menor dúvida de que Ele havia vencido a morte no mesmo corpo físico no qual a experimentara.
Texto Base: Resposta às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 1997. Texto adaptado e compilado pelo Pr. Edison Miranda da Silva e Maria Candida Alves.