JOÃO 8.3-11 (cf. Rm 13.4) – Nesse texto Jesus rejeitou a pena capital?
PROBLEMA: Algumas passagens apresentam um bom argumento em favor da pena capital (de morte). Por exemplo, Romanos 13:4 diz: “porque não é sem motivo que ela [a autoridade do governo] traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal”. Em João 8, uma mulher é surpreendida em adultério, o que era causa para apedrejamento, de acordo com a lei mosaica. Contudo, Jesus não agiu de forma a fazer com que ela morresse, mas perdoou-lhe o pecado. Daí pode-se concluir que Jesus rejeitou a pena capital?
SOLUÇÃO: Primeiro, a autoridade em Romanos 13 é o governo romano, e as autoridades em João 8 são judias. A questão é que os judeus tinham de agir conforme a lei romana. Por exemplo, se eles realmente iriam apedrejar aquela mulher, por que eles tiveram de buscar a ajuda de Pilatos na crucificação de Jesus? Pois em João 18:31 os judeus responderam a Pilatos, dizendo: “A nós não nos é lícito matar ninguém”. Mas no caso da mulher adúltera, eles estavam prontos para apedrejá-la.
Segundo, eles não agiram em concordância com a própria lei. A lei dizia que os dois, o homem e a mulher, teriam de ser trazidos perante o povo (Dt 22:22-24). Desde que essa mulher tinha sido pega no próprio ato (v. 4), por que o homem não foi trazido junto com ela para ser apedrejado? Os escribas e fariseus que supostamente eram cidadãos guardiães da lei falharam num ponto chave de sua própria lei.
Terceiro, os motivos que aqueles escribas e fariseus tiveram eram errados. Eles estavam usando aquela oportunidade para tentar pegar Jesus de alguma forma, para que assim tivessem uma razão para acusá-lo (v. 6). O crime de adultério não lhes parecia ser importante. Antes, parecia-lhes mais importante encontrar um motivo para acusar Jesus.
Essa passagem, então, não é um bom texto para quem queira propor que Jesus se opunha à pena de morte. De fato, outras passagens da Escritura parecem dar suporte a tal idéia (veja Gn 9:6 e Mt 26:52).
———
Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe
Na Antiga Aliança tinha a Pena Capital mais os Cristãos estão na Nova Aliança Feita por Cristo devido isso Não é certo Pena Capital com Base na Antiga Aliança porque estamos na Nova Aliança por Meio de Cristo que ensinou Amor ao Próximo.
Nós Cristão Não devemos Prática Adultério assim Também Não devemos devemos ser a Favor da Pena Capital e Não devemos ser a Favor da Violência.Nos estamos submissos a Lei do Cristo.devemos Recorda que Cristo ensinou Amor ao Próximo.
Aprendi com a Doutrina de Cristo que devemos Respeita a Vida Humana e Fazer o Bem.
Cristo pregou Misericórdia e Amor ao Próximo.