Por que Jesus apareceu a apenas uns poucos?

1 CORÍNTIOS 15.5-8 – Por que Jesus apareceu a apenas uns poucos?

PROBLEMA: Alguns críticos sugeriram que o fato de somente alguns terem visto Jesus após a ressurreição indica que ele necessariamente teria que estar invisível ao olho humano, materializando-se a algumas pessoas, em determinadas ocasiões. Mas isso é contrário à posição que tem s do tradicionalmente defendida pelos cristãos de que a ressurreição de Jesus foi literal e física.

SOLUÇÃO: Primeiro, Jesus não apareceu a apenas uns poucos. Ele apareceu a mais de 500 pessoas (1 Co 15.6), inclusive a muitas mulheres, a seus próprios apóstolos, a seu irmão Tiago e a Saulo de Tarso (que então era quem mais se opunha aos cristãos).

Segundo, Jesus não apareceu apenas em poucas ocasiões. Ele apareceu em pelo menos doze ocasiões diferentes, durante um período de quarenta dias (At 1.3) e em muitas localidades geográficas diferentes.

Terceiro, Jesus não permitiu que ninguém lançasse mãos sobre ele, mesmo antes de sua ressurreição. Numa ocasião, uma multidão descrente tentou pegá-lo para “o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se” (Lc 4.29-30; cf. Jo 8.59; 10.39).

Quarto, mesmo antes de sua ressurreição, Jesus escolhia aqueles para quem Ele realizava milagres. Ele recusou-se a fazer milagres na sua terra natal “por causa da incredulidade deles” (Mt 13.58). Ele ainda desapontou Herodes, que esperava vê-lo praticar alguma maravilha (Lc 23.8). A verdade é que Jesus recusou-se a lançar pérolas aos porcos (Mt 7.6). Em submissão à vontade do Pai (Jo 5.30), Ele era soberano a respeito do que fazia, antes e depois da ressurreição. Mas isso de modo algum prova que Ele teria de necessariamente estar invisível e imaterial tanto antes como depois da ressurreição.

Sair da versão mobile