Por que Deus permitiu que Abraão prosperasse, mesmo tendo ele mentido?

GÊNESIS 12.10-20; 20.1-18

PROBLEMA: A Bíblia nos exorta a não mentir (Êx 20.16); porém, mesmo depois de Abraão ter mentido com respeito a Sara, ele enriqueceu.

SOLUÇÃO:
 Primeiro, o enriquecimento de Abraão não deve ser visto como uma recompensa divina pela sua mentira. Podemos facilmente entender por que Faraó lhe deu presentes. Faraó pode ter se sentido obrigado a recompensá-lo pelo mau constrangimento que a sua corrupta sociedade impunha aos estrangeiros que visitavam o país.

Além disso, Faraó deve ter sentido que deveria recompensá-lo por ter levado a mulher dele até o palácio, mesmo sem saber da sua real condição. É que o adultério era estritamente proibido pela religião egípcia.

Ainda, Abraão pagou pelo seu pecado. Os anos de transtornos que se seguiram na vida de Abraão podem ter sido uma conseqüência direta de sua falta de fé no poder protetor de Deus.

Finalmente, embora alguns sejam reconhecidos como homens de Deus, eles são falíveis e responsáveis pelo seu próprio pecado (por exemplo, Davi e Bate-Seba – 2 Sm 12). Deus os abençoou apesar dos pecados deles, e não por causa dos seus pecados.

Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia

Sair da versão mobile