• O CACP
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Cremos
    • Diretoria
    • Jurídico
  • App CACP
  • e-Learning
  • Natanael Rinaldi
  • Termos de Uso
  • Contato
  • Login
CACP - Ministério Apologético
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs
Sem resultados
Ver todos
CACP - Ministério Apologético
Sem resultados
Ver todos
Home Estudos Bíblicos Dificuldades Bíblicas

Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoa, quando Deus se refere a si mesmo?

Artigo compilado por Artigo compilado
14 de setembro de 2012
em Dificuldades Bíblicas, Estudos Bíblicos
66
0
SHARES
82
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

GÊNESIS 1:26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”.

PROBLEMA:
 Os eruditos cristãos e judeus afirmam que Deus é um só. Com efeito, a histórica confissão de fé de Israel é tirada de Deuteronômio 6:4, que diz: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Entretanto, se Deus é um só, por que este versículo em Gênesis traz o plural da primeira pessoa?

SOLUÇÃO:
 Têm sido dadas muitas explicações no decorrer da história. Alguns comentaristas dizem que esse foi meramente um caso em que Deus estava se referindo aos anjos, Mas isto é improvável, já que no versículo 26 ele diz: “Façamos o homem à nossa imagem” e que o versículo 27 esclarece: “criou Deus… o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou”, não à imagem dos anjos.

Outros têm declarado que o plural refere-se à Trindade. No NT (por exemplo, Jo 1:1) está claro que o Filho estava envolvido na criação dos céus e da terra. Gênesis 1:2 indica ainda que o Espírito Santo também estava envolvido no processo da criação. Entretanto, estudantes da gramática hebraica destacam que o plural é requerido simplesmente porque a palavra empregada no original para “Deus” é elohim, que é uma palavra no plural (“Também disse Deus [elohim, no plural]: ‘Façamos [no plural] o homem à nossa [no plural] imagem’ “). Conseqüentemente, argumentam eles, esta afirmativa não pode ser usada para provar a doutrina da Trindade.

Ainda outros têm afirmado que o plural é empregado como uma figura de linguagem, chamada plural majestático. Com este emprego, Deus estaria falando a seu respeito de maneira a indicar que todo o seu poder e sabedoria majestáticos estariam envolvidos na criação do homem.

Como foi observado, o uso do plural é feito em concordância com a palavra hebraica elohim (no plural), a qual é traduzida por “Deus”. O fato de o substantivo “Deus” ser plural no hebraico não quer dizer que haja mais de um Deus, ou que seja uma referência a Deus como sendo um grupo de astronautas extraterrestres. Há um grande número de passagens no NT que se referem a Deus com o substantivo grego correspondente theos, que é uma palavra singular e também é traduzido como “Deus” (Mc 13:19; Jo 1:1; Ef 3:9; etc).

O plural da palavra hebraica propicia um sentido mais abrangente, mais majestático ao nome de Deus. Convém observar, entretanto, que o NT ensina com clareza que Deus é uma Trindade (Mt 3:16-17; 2 Co 13:13; 1 Pe 1:2) e, embora a doutrina da Trindade não seja completamente desenvolvida no AT, ela é vislumbrada em muitas passagens (cf. SI 110:1; Is 63:7,9-10; Pv 30:4).

Fonte: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia
Norman Geisler – Thomas Howe

Tags: Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoaquando Deus se refere a si mesmo?
Anterior

Os últimos doze versículos do Evangelho de Marcos se achavam no manuscrito original?

Próximo

Por que a inscrição na cruz é apresentada de forma diferente em cada um dos Evangelhos?

Artigo compilado

Artigo compilado

Relacionados Posts

As Quatro tipos de Cruzes da época de Jesus Cristo
Apologia

As Quatro tipos de Cruzes da época de Jesus Cristo

19 de abril de 2025
O Falso Profeta Mirim
Destaques

O Falso Profeta Mirim

4 de abril de 2025
O Reino de Deus é tomado pela força?
Apologia

A Existência de Deus e a Lógica da Criação

4 de abril de 2025
Por que Maria Madalena não pode tocar no Cristo Ressuscitado?
Destaques

Por que Maria Madalena não pode tocar no Cristo Ressuscitado?

21 de março de 2025
Quem eram os nefilins?
Destaques

Quem eram os nefilins?

18 de março de 2025
Técnicas de evangelismo
Destaques

O Evangelho Não-Negociável!

13 de março de 2025
Próximo

Por que a inscrição na cruz é apresentada de forma diferente em cada um dos Evangelhos?

+Comentado 66

  1. Frankmar Corrêa says:
    11 anos ago

    Por que a Bíblia usa o plural da primeira pessoa, quando Deus se refere a si mesmo? É porque no Antigo Testamento o plural refere-se à Trindade.ou seja a Santíssima Trindade de Deus.que mais tarde no Novo Testamento se ensina que Deus é Uno e Trino.

    Responder
    • aloizio says:
      10 anos ago

      Concordo com você, a Trindade estava presente na criação de todas as coisas; DEUS PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO.

      Responder
    • Vagner Peixoto says:
      6 anos ago

      Show de bola o teu comentário. Aprendi muito!

      Responder
  2. Hélio Augusto manjate says:
    10 anos ago

    Deus seja louvado

    Responder
  3. Adrielle says:
    10 anos ago

    O texto acima, nos indica que o que provavelm. ocorreu um erro de tradução,Afinal a biblia em Fp 2;5 em diante diz que Deus sendo Deus esvaziou-se de seu poder e tornou-se homem na forma de Jesus.e em JO1 fala que o verbo se fez carne (e o verbo era Deus) Ou seja Deus veio pro mundo.Deus é Jesus

    Responder
    • Gabriela says:
      8 anos ago

      Deus não veio a terra. Jesus mesmo falou. Ninguém viu a Deus se não o filho (obviamente os anjos e tudo que está no céu) porém,Jesus deixava claro que ele era filho de Deus. Por que Deus diria ser filho dele mesmo? Por que Jesus falaria com ele mesmo? Jesus é filho de Deus.

      Responder
    • Frederico Leitão says:
      6 anos ago

      Muito obrigado. Será Jesus dizia que era filho para se aproximar mais de nós??

      Responder
  4. jcp says:
    10 anos ago

    essa adriele é mesmo fora de série ! “provavelmente” houve um erro na Biblia *palmas* para ela !!!
    em genesis já fala da trindade, “disse Deus : Haja LUZ [Jesus], e o Espirito de Deus pairava sob a face das águas.”

    Responder
    • Gomes says:
      10 anos ago

      Boaaaa Jcp 

      Responder
    • RAFAEL SANTOS DA SILVA says:
      6 anos ago

      Se assim for é correto das q todos pensem como um so , tenham atitudes como um so e determinem tudo como um so o q se apresentaria como o espírito santo, sendo o espírito de Deus, Jesus sendo um ser sem poder nenhuma q Deus não queria te conceder e Deus sendo o único com poder!

      Responder
  5. estevam says:
    10 anos ago

    gostaria de saber se essa Frase não Há dois Deus, esta certa ou o certo é não Há dois Deuses  
    por favor me  ajude!! obrigada   

    Responder
    • jcp says:
      10 anos ago

      Outro exemplo : Gên11:7“ Vinde [VÓS], desçamos e confundamos ali a sua linguagem”. 
      Neste v.v.indica Trindade, pois adequa a conjugação “vinde vós”, Se a ordem fosse para UMA pessoa seria “Vem [TU]. portanto a frase no plural está certa, apontando para 3 pessoas.

      Responder
  6. Robert says:
    10 anos ago

    Tudo o que Deus criou foi refletindo sua vontade, então com que vontade Deus criou nossa mãe? Isso foi para nos mostrar que assim como recebemos vida principalmente de nossa mãe, assim também iremos receber a vida através da nossa mãe espiritual. Então quem é ela através da bíblia???

    Responder
    • Luan says:
      6 anos ago

      Gl.4:26 Ela é a nossa Mãe

      Responder
  7. Jandira Reis says:
    10 anos ago

    Se Deus disse que ia fazer uma mulher, então já existia mulher no cosmo e não só homens.

    Responder
  8. Guilherme Panarelli Rangel says:
    10 anos ago

    Deus não criou o indivíduo pecador a sua imagem e semelhança, sendo Deus perfeito e completo. De fato Deus criou o homem (humanidade) a sua imagem e semelhança, por isso o uso do plural. Ora, ele pode usar o plural para falar de si, afinal ele é o tudo e o nada… Homem e Mulher ele o fez!

    Responder
    • José Honório says:
      10 anos ago

      Tiago.2,19;tu,crê que há um só Deus;fazes bem.

      os demônios o creem estremem.

      Responder
  9. osmar says:
    10 anos ago

    Onde se vê a trinidade com clareza e derruba a tese unicista ainda no velho testamento está em isaías cap 6 :8,9 ,Onde os unicista dizem que Isaías viu o Pai, o apóstolo joão diz que ele viu Jesus joão cap 12:39,41 já o apóstolo Paulo diz que Isaías viu o Espirito Santo.

    Responder
  10. Roberta says:
    10 anos ago

    Pq a história da arca de noé é tão semelhante à lenda mitológica grega sobre o mesmo tema, escrita muito antes da Bíblia? Nela, o deus enki estava insatisfeito com a criação, e reuniu-se com outros deuses e decidiram fazer um dilúvio. A mesma história, só mudam os nomes e a qtd de deuses

    Responder
    • maximus says:
      10 anos ago

      Roberta, a história de Noé em Genesis é mais antiga do que a Grega, logo eles fizeram uma versão própria helênica. Assim também, os “300 de Gideão” (vitoriosos em Deus) os gregos fizeram uma estratégia militar similar (300 esparta) porém como eram politeístas perderam a batalha.

      Responder
    • paulo says:
      7 anos ago

      Roberta não foi ENKI quem quis destruir a raça criada por ele e sim ENLIL, seu irmão que mais tarde veio a combater o clã de ENKI na figura de Deus dos hebreus, destruindo o Egito.

      Responder
  11. gaabriel says:
    10 anos ago

    pessoal eu gostaria de saber o SALMOS 110:1  seria o prprio DEUS falar pra si proprio? e jesus quando estava pra morer disse pai lhes perdoa(seria ele mesmo a pedir pra se proprio k perdoasse os que lhe metavam?)por isso eu digo JESUS ‘e o filho de DEUS e nao o prorio DEUS.

    Responder
    • Josue says:
      7 anos ago

      Vc está certo Gabriel, Jesus filho não é o mesmo Deus

      Responder
  12. Leonel dos Santos Dimas says:
    10 anos ago

    Na minha percepção:
    Deus estando no trono, Ele comanda um exercito que tem a sua imagem e semelhança
    E porque queria alguém para adora-lo na terra teve que reunir-os e informar-los…

    Responder
  13. Nilson says:
    9 anos ago

    Estou quase acreditando nos livros dos Sumérios que tratam da criação da humanidade, vindos do planeta Nibiru e fomos criados por eles. 

    Responder
  14. Eulógio says:
    9 anos ago

    howw!!!. sinistro é quem escreveu essa historia”Biblia” que estamos vivendo…!?

    Responder
  15. Marcio Timóteo Rodrigues says:
    9 anos ago

    Quanta bobagem. Se realmente alguém falou algo assim é óbvio que não foi nenhum deus, e sim qualquer outros seres que manipularam toda a genética humana.

    Responder
  16. Adonias says:
    9 anos ago

    (1)Deus Pai. (2)Jesus Filho.(3) Espírito Santo.Jesus existe desde da fundação do mundo.

    Responder
    • jonas says:
      8 anos ago

      1 Deus 2 Jesus 3 Espírito Santo podemos comprovar que o espirito santo existia porque ta escrito que o espirito de Deus andava sobre a face do abismo. Ja Jesus podemos comprovar pelo fato que deus falou Haja luz mas isso nao tem aver com o sol e a lua pois mais para frente esta
      escrito isso.

      Responder
  17. Adonias says:
    9 anos ago

    Acredito Que Jesus estava com o pai.Quando falou façamos o homem nossa imagem.E semelhança.

    Responder
    • elyon says:
      8 anos ago

      Na criação do Homem e da mulher
      tava trêz personagem (Elohim Deus Pai, sua Esposa nossa Mãe Deusa do qual fez a mulher a sua imagem, e nosso imão Jeová que é Jesus cristo que se fez carne e nasceu entre nós.

      Responder
    • Joao Batista says:
      8 anos ago

      Acho que vocês estão lendo a biblia de cabeça pra baixo, fala serio querendo deturbar o que já foi escrito por DEUS. Vamos estudar a bíblia um pouco mais, onde que existe uma trindade na criação? Essa doutrina é diabolica só ganhou força nos concilio de niceia e constantinopla.

      Responder
    • gabriel says:
      7 anos ago

      esta certo somos tambem a imagem de cristo deus falou com jesus nesse texto

      Responder
  18. Elyon says:
    8 anos ago

    GÊNESIS 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    Deus usa o plural porque? É porque ele é um Homem e todo homem tem uma mulher que é sua esposa
    Ele fez o homem de sua imagem e a mulher da imagem de sua esposa (Deusa).

    Responder
  19. Ribeiro says:
    8 anos ago

    A bíblia é a palavra de Deus, isto nenhuma pessoa em sã consciencia duvidará e jamais existiu ou existirá algun erro, existe sim erros de interpretação, mais as informações referente a Gen. 1;26 me convenceu, buscaremos no Senhora verdadeira interpretação.

    Responder
    • Ribeiro says:
      8 anos ago

      digo nenhuma me convenceram, buscaremos no Senhor a verdadeira interpretação. sei que Ele nos dará se for da sua vontade.

      Responder
    • Ribeiro says:
      8 anos ago

      digo nenhuma me convenceram, buscaremos no Senhor a verdadeira interpretação. sei que Ele nos dará se for da sua vontade.
      Voce que não sabe o que está dizendo, ou fala só pra não ficar calado, cuidado com Deus não se brinca!..

      Responder
  20. Joao Batista says:
    8 anos ago

    Querer introduzir a trindade dentro da bíblia é ir contra o que DEUS sempre ensinou a existencia de unico DEUS. Vamos estudar a bíblia um pouco mais.

    Responder
    • RAFAEL SANTOS DA SILVA says:
      6 anos ago

      Amigo essa é uma luta constante com minha família para retirar essa ideia q três é singular , e mesmo os três existindo ao mesmo tempo do sao um e cada, tem um nome , eles ainda assim não aceitam q pregar isso é ir contra o único Deus , não existe o plural singular!

      Responder
  21. Fábio Teixeira says:
    8 anos ago

    NO ANTIGO TESTAMENTO DEUS SE REVELAVA ATRAVÉS DE SINAIS FÍSICOS, GRANDES MILAGRES; NO NOVO TESTAMENTO DEUS SE REVELOU DE FORMA HUMANA POR MEIO DE JESUS; DEPOIS QUE DEUS DEIXOU SUA FORMA HUMANA MANIFESTA-SE NESSA DISPENSAÇÃO EM ESPÍRITO, NINGUÉM PODE NEGAR ISSO

    Responder
  22. Jocely says:
    8 anos ago

    Jesus estava lá sim,pois tem um versículo que diz que tudo foi feito por ele,para ele e por ele.E nada do que se fez não viria a Existência se não fosse por ele.

    Responder
  23. JESU ANGELO says:
    8 anos ago

    No antigo testamento interlinear hebraico
    Diz:
    Com imagem dele DEUS criou o humano

    Responder
  24. Leonardo says:
    7 anos ago

    Por que na passagem: “sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”, aparece que Deus disse a palavra [réptil] no antigo testamento se a palavra nem existia naquela época do antigo testamento?

    Responder
  25. kleber euzebio da silva says:
    7 anos ago

    se foi erro de tradução alguém me diz com quem Jesus falava quando disse .Pai perdoa-os pois eles não sabem oque fazem .obs: e DEUS se fez carne e abitou entre nós.

    Responder
  26. Cléber Ferreira da Silva says:
    7 anos ago

    Pois afirmo vós pelo o Espírito Santo de Deus pois o que João falou respeito do Omega e Aalfa
    Do princípio ao fim
    Vós tragos sente selos atados
    A palavra foi Deus falava com lucefer o anjo caído e eu vos provo como testemunha eu vi tudo dentro da palavra acreditem pôr favor

    Responder
    • Cesar Moraes says:
      7 anos ago

      Interessante!!

      Responder
  27. Jorson Felizardo da Silva says:
    7 anos ago

    NÃO PODEMOS SER CEGO MESMO NO CONHECIMENTO DAS COISAS SAGRADAS , AI NAS RESPOSTAS CADA UM ENROLOU OU COLOCOU SEU CONCEITO , EU TENHO UM CONCEITO COMPLETAMENTE DIFERENTE DOS COMENTARIOS ACIMA , EU NÃO ACREDITO EM DEUS MAS CERTEZA QUE ELE EXITE .

    Responder
  28. ADILSON CARVALHO says:
    6 anos ago

    Quanta ignorancia afs

    Responder
  29. RAFAEL SANTOS DA SILVA says:
    6 anos ago

    De certa forma a questão a se apresentar é simples, ou a tradução foi errada e se utilizou do termo hebraico , ou a Trindade existe …

    Responder
  30. RAFAEL SANTOS DA SILVA says:
    6 anos ago

    Nesse caso existindo a Trindade colocando eles de forma separado saímos do monoteísmo, e vamos para o politeísmo, afinal mesmo q eles decidissem tudo juntos ainda assim seriam mais uma, sendo assim ou as três são uma só é tudo é Deus ou algo está errado!

    Responder
  31. RAFAEL SANTOS DA SILVA says:
    6 anos ago

    Se são 3 não é monoteísta, a não ser q os três sejam apenas três nomes para um Deus só, Mas secada nome for algo diferente , com ações diferentes e funções diferentes são três seres e sendo assim politeísta , ou é um ou e mais não existe monoteísmo com mais de uma Dividante

    Responder
  32. Estudante da Biblia says:
    6 anos ago

    Quando Deus disse “Façamos o homen a nossa imagem”, ele estava falando com sua 1 criação, Jesus Cristo. Mas qual a prova que temos ?
    Provérbios: 8:30, JOÃO :1:3, Colossenses: 1 :15,16, 17. Esses textos e todo o contexto dele deixa claro que Jesus Cristo foi a 1 Criação de Deus. 

    Responder
  33. Vagner Peixoto says:
    6 anos ago

    Show de bola o teu comentário. Aprendi muito!

    Responder
  34. Leandro says:
    6 anos ago

    Acredito nos deuses ANUNNAKIS

    Responder
  35. OSEIAS says:
    6 anos ago

    Toda essa história é para confundir a cabeça de quem lê, toda ser humano já ouviu falar da bíblia, isso é para confundir a cabeça de quem não tem a fé firmada naquilo realmente no

    Responder
  36. maria das graças silva gomes says:
    6 anos ago

    acho que voce tens razao João Batista,,Deus ti abençoe,, Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

    Responder
  37. Edilson josé alves says:
    6 anos ago

    No momento é tudo conjectura. Guardemos nossa fé para podermos um dia, com o Senhor, saber toda a verdade.

    Responder
  38. Edilson josé alves says:
    6 anos ago

    No momento é tudo conjectura. Guardemos nossa fé para um dia estar com o Senhor, e só assim saberemos toda a verdade.

    Responder
  39. Edilson josé alves says:
    6 anos ago

    No momento é tudo conjectura. Guardemos nossa fé, para um dia estar com o Senhor, e só assim saberemos o que está encoberto.

    Responder
  40. Julio Cesar says:
    6 anos ago

    A resposta é bastante simples: o monoteísmo (crença em um só Deus) foi uma ação posterior, e Moisés foi, segundo a tradição, o fundador do conceito monoteísta. Antes de Moisés a realidade referente a isso era a do politeísmo. A correta tradução é: “E disseram os Deuses (…)”.

    Responder
  41. Marcos says:
    6 anos ago

    Boa abordagem, não podemos como estudante da bíblia afirma que a Trindade estar no A T por que na gramática hebraica
    ao interlocutor

    Responder
  42. Edson says:
    6 anos ago

    Justamente, devemos nos sentir honrados em estar aqui.
    Somos massinha de modelar com alguma consciência servindo de aprendizado ao EU Superior ou ser Annunaki.
    Quem nos criou baixou a frequência em Hz da onda quântica até chegar num estado denso em que vivemos.

    Responder
    • jcp says:
      6 anos ago

      já tomou seus medicamentos psicotrópicos hoje ? já está falando cousas desconexas de novo. vae tomar seu gardenal com água tonica …

      Responder
  43. deus sued says:
    5 anos ago

    De manhã beijamos a esposa (marido), deixamos o filho na escola (pai), saudamos o segurança da empresa (colega), ouvimos desaforos do patrão (lacaio) e voltamos para casa a conduzir (motorista).
    Quantos é que interpretaram estes papéis? Um ou mais personagens?

    Responder
  44. EDSON TOCANTINS DE ARRUDA says:
    4 anos ago

    Eu entendo assim : Deus usou a palavra no plural por que ele contou com a ajuda da Trindade que vem ser o mesmo Deus ( Único Deus ).

    Responder
  45. EDSON TOCANTINS DE ARRUDA says:
    4 anos ago

    Deus usa a Santíssima Trindade que é o mesmo Deus ( O Único ).

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

O Mistério do Oitavo Rei: Estaria o Papa na Profecia?

O Mistério do Oitavo Rei: Estaria o Papa na Profecia?

8 de maio de 2025
Acupuntura e a Bíblia

Acupuntura e a Bíblia

28 de abril de 2025
Os católicos são salvos?

O Catolicismo e a Salvação Pela Graça

23 de abril de 2025
O catolicismo e sua verdadeira fonte de autoridade

Salvação, só na Igreja Católica

23 de abril de 2025
As Quatro tipos de Cruzes da época de Jesus Cristo

As Quatro tipos de Cruzes da época de Jesus Cristo

19 de abril de 2025

Calendário de Posts

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« abr    
Facebook Twitter Youtube RSS
CACP – Ministério Apologético

O CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas, fundado em 1998 é uma organização evangélica paraeclesiástica e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas.

Siga o CACP

Siga nosso Instagram!

    The Instagram Access Token is expired, Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to refresh it.

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Sem resultados
Ver todos
  • Home
  • Seitas
    • Catolicismo
    • Islamismo
    • Espiritismo
    • Testemunhas de Jeová
    • Mormonismo
    • Adventismo
    • Seitas Orientais
    • Pseudocristãs
    • Igreja Universal
    • Diversas
    • Destrutivas
  • Movimentos
    • Ufologia
    • Ateísmo
    • Criticismo
    • Evolucionismo
    • Homossexualismo
    • Nome Sagrado
    • Contraditórios
  • Estudos Bíblicos
    • Diversos
    • Polêmicas
    • Dificuldades Bíblicas
    • Apologia
    • Credos Históricos
    • Religião e Sociedade
    • Missões
    • Escatologia
    • PDFs de Estudos
  • Diversos
    • Entrevistas
    • História Geral
    • Testemunhos
    • Debates
    • Mídia e Fé
  • Materiais Apologéticos
    • Livros
    • Artigos
    • PowerPoint
    • Áudio
    • Papel de Parede
    • Jornal “O Alerta”
  • Palestras
  • Vídeos
    • Canal YouTube
  • PDFs

© 2022 CACP - Ministério Apologético. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento e Hospedagem by M31 Tecnologia.

Bem-vindo(a)

OR

Faça login na sua conta

Esqueceu a senha?

Confirme sua senha

Entre com seu usuário ou email para redefinir sua senha

Log In
Vá para versão mobile