Como os israelitas podiam ser monoteístas e ainda se referirem ao seu Deus usando o plural Elohim? Primeiro, isso não pode ser explicado sempre como um “plural de modéstia” ou “plural de majestade”. O hebraico bíblico não conhece outro exemplo de uma primeira pessoa do plural ser usada para se referir unicamente ao falante.
Além disso, enquanto a Bíblia — de Gênesis a Apocalipse — revela que Deus é um em natureza ou essência (Dt 6.4; Isaías 43.10; Ef 4.6), também revela que esse Deus existe eternamente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (1Coríntios 8.6; Hebreus 1.8; Atos 5.3-4; e João 1.1-2,18; 5.31-32; 8.16-18; 15.26; 17.1-26). Logo, a terminação plural de Elohim indica uma pluralidade de pessoas, não uma pluralidade de deuses.
Por fim, embora Elohim sugira a Trindade, essa palavra sozinha não é suficiente para provar a Trindade. Assim, em vez de confiar em uma estrutura gramatical singular, os cristãos devem estar preparados para demonstrar que o Deus revelado nas Escrituras existe em três pessoas que são eternamente distintas.
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4).
Pr. Hank Hanegraaff