1 TESSALONICENSES 4.13 – Paulo acreditava que alma dorme?
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
PROBLEMA: Diversas vezes a Bíblia refere-se aos mortos como se estivessem dormindo. Isso quer dizer que a alma não fica consciente entre a morte e a ressurreição?
SOLUÇÃO: As almas tanto dos crentes como dos que morrem como incrédulos ficam conscientes entre a morte e a ressurreição. Os incrédulos ficam em consciente aflição (veja Lc 16.23; Mc 9.48; Mt 25.41) e os crentes, numa consciente felicidade. O verbo “dormir” é uma referência ao corpo, não à alma. E dormir é uma apropriada figura de linguagem paira expressar a morte do corpo, já que a morte é temporária até a ressurreição, quando o corpo será “despertado” desse sono.
As evidências de que a alma (espírito) fica consciente entre a morte e a ressurreição são muito fortes:
1. Enoque foi tomado para estar com Deus (Gn 5.24; Hb 11.5).
2. Davi falou da felicidade que há na presença de Deus depois da morte (SI 16.10-11).
3. Elias foi tomado ao céu (2 Rs 2.1).
4. Moisés (que morreu em Dt 34.5,6) e Elias (que foi trasladado sem ver a morte – II Rs 2) estavam conscientes no Monte da Transfiguração (Mt 17.3), muito tempo depois de quando viveram na terra.
5. Jesus disse que iria ao Pai no dia em que morreu (Lc 23.46).
6. Jesus prometeu ao ladrão que se arrependeu que este estaria consigo no paraíso naquele mesmo dia em que morreu (Lc 23.43).
7. Paulo disse que era muito melhor morrer e estar com Cristo (Fp l.23).
8. Paulo afirmou que quando deixamos “o corpo”, então habitamos “com o Senhor” (2 Co 5.8).
9. O autor de Hebreus refere-se ao céu como sendo um lugar onde os “espíritos dos justos” são “aperfeiçoados” (Hb 12.23).
10. As “almas” dos mártires que morreram durante a tribulação estavam conscientes no céu, cantando e orando a Deus (Ap 6.9).
————-
Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe
Sou católico, esse ponto que você tocou é o fundamento da crença da Igreja na intercessão dos membros do Corpo de Cristo que estão na nuvens de testemunhas. Paulo era Fariseu como ele próprio declara, e segundo Flávio Josefo cria na imortalidade da alma e
sr. “joão” católico, porém não no purgatório, doutrina absurda e sem base biblica.
Por que não Purgatório?? Crentes no Senhor continuam pecando né? Espirito Santo que é Deus não evita o pecado né? Aí meu amigo alma tem que purgar sim.
leia atentamente João 3:16 você recebendo e crendo em Jesus, aceitando-o como seu salvador e senhor pessoal recebe a salvação, não nenhuma menção bíblica sobre “purgatório”, isso é lenda católica romana, baseada em torturas inquisições que os padrecos da época curtiam.
“purgatório” é mentira romanista.
As almas que estão no Purgatório já estão salvas então está em harmonia com Jo 3:16 apenas prescisam se purgar de alguns pecados. O sangue de Cristo lava de todo os pecados desde que o crente se arrependa ou seja a ação espiritual do sangue está acessível ao ser humano.
mostra um verso biblico onde diz que existe “purgatório” …
isso é lenda católica romano e teatro de dante aligueri.
não há base biblica para o seu tal “purgatório”.
O sangue de Cristo só lava de todo o pecado se o crente por seu livre-arbitrio ACEITAR ou seja a salvação depende da ação humana então se o crente vai pecando, pecando,pecando e não se arrepende pode ir para lugar de purgação ou para lugar de tormento.
Se o crente for pecando, pecando e não se arrepender o pecado vai se acumulando e ai pode se tornando um pecado mortal. O crente no purgatório está salvo mas com pecados veniais e deve se purgar.
sr. “luiz” – mostra cinco pontos bíblicos onde explana sobre “purgatório”, ou um só verso bíblico devidamente posto em contexto de “purgatório”. Essa doutrina “purgatório” é lenda romanista, ou simplesmente uma mentira. pense nisto está num barco furado.
http://www.cacp.app.br/purgatorio-verdade-ou-mentira/
http://www.cacp.app.br/paulo-da-suporte-a-doutrina-catolica-do-purgatorio/
http://www.cacp.app.br/o-purgatorio-fatos-e-mitos-de-uma-heresia/
há muito mais artigos, estude mais e deixa de ser “papa hostia”