Aqueles que negam que o cristão tem o dever de dizimar, têm se esforçado em tentar deslegitimar o uso de Malaquias 3.7-12 afirmando que tal exortação foi dirigida aos sacerdotes e não ao povo. A leitura que tais intérpretes fazem é de que os sacerdotes é que estavam roubando a Deus supostamente desviando ou deixado de dar a devida finalidade à tais recursos. Analisando com atenção o livro de Malaquias, em especial o texto em questão, veremos que tal argumento não se sustenta, pois parte de pressupostos equivocados.
O Livro de Malaquias foi escrito por volta do ano 460 A.C, no período pós-exílico, tendo como destinatário todo o povo de Israel e não a classe sacerdotal como alegam alguns. Já no primeiro capítulo temos a prova clara disso: “Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias.”(cap.1.1) . Se o foco fosse apenas a conduta dos sacerdotes, o texto diria “sentença pronunciada pelo Senhor contra os sacerdotes”, ou “contra os filhos de Levi”, ou algo semelhante como vemos no cap. 2.1 “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento”. E aqui sim, encontramos palavras especificas aos sacerdotes, mas não que a mensagem do profeta os tenha como foco exclusivo ou prioritário.
A grande questão a ser tratada nesse texto é: Para quem foram dirigidas as palavras encontradas nos versículos 7 ao 12 do capítulo 3? Seria essa repreensão dirigida apenas à sacerdotes infiéis que estariam administrando indevidamente os dízimos ou era uma exortação a um povo infiel que estava retendo o que pertencia à Deus? Vejamos a partir do versículo 6:
Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
Está muito claro, que essa repreensão se dirige à “nação toda”, aos “filhos de Jacó”. Deus diz que todo o povo o estava roubando, retendo o dizimo ou pelo ao menos parte dele, assim como ofertas alçadas. A expressão “todos os dízimos”, poderia ser traduzido também como “dizimo inteiro”, possibilitando essa interpretação. De qualquer forma, se o povo estivesse retendo o todo ou apenas parte dos dízimos estavam retendo o que pertencia ao Senhor,
Aqueles que pretendem relegar esse texto à uma advertência limitada ao corpo sacerdotal, deixam de notar às declarações do próprio Deus que lemos nos versículos 6 e 9. Deus está sim, sem sombra de dúvida requerendo os dízimos ou a parte deles, que o povo estava retendo. Yahweh estava se considerando roubado pelo seu povo e os chama ao arrependimento prometendo-lhes benção sem medida.
Francisco Belvedere Neto
Bem, então forçoso é fazer a leitura correta. “Trazei todo o dízimo à casa do tesouro para que haja MANTIMENTO na casa do Senhor. Dízimo não era dinheiro.
essa mania de falar que “não era dinheiro” … isso não é porque fizeram um estudo ou pesquisa biblica ou cultural da epoca, é porque voces são otario e fica assistindo youtube como se o youtube fosse “canônico” com a verdade.
a própria palavra “mantimento” desdobra-se em “manter” ou “manutenção”. eu li uma reportagem recente que os crentes cristãos da Suécia pagam o dizimo pelo celular transferindo dinheiro da conta para a Igreja. agora parece que tem gente que quer anda pra trás.
gente dizimo nunca foi nem nunca sera dinheiro nem muito menos obrigação
foi uma lei criada para as 10 tribos de israel para as 11 doarem 10 porcento de todo alimento ao povo de levi
e em troca eles cuidavam do templo ( alias templo que mais tarde o proprio Jesus destruiu e se fez templo
Também não vejo que a advertência seja somente aos sacerdotes. Porém, independente disso, o contexto continua sendo o povo de Israel. Não há sustentação para sua continuidade na igreja, que aliás, não substituiu Israel. O CACP, dito apologético, tem divulgando muito a defesa do dízimo.
então você deve ser um “desigrejado”, na sua denominação o seu pastor trabalha em tempo integral, e é um bom ministro ? sendo assim, deveria receber dobrado !
o youtube não canônico deixa ser ignorante.
“Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino.”
“Não amordaces a boca do boi quando estiver debulhando o cereal”, e ainda, “digno é o trabalhador do seu salário”.1 Tm 5:17
Sim. Isso se chama oferta.
não está falando de dizimo esta falando de ofertas, se o dizimo é tão importante porque não é citado nas epistolas que foram escritas para igreja?
igreja não é Israel.
casa do tesouro era um lugar no templo onde era depositado o dinheiro para os levitas e manutenção dos templo.
existe templo hoje em dia? o dinheiro ofertado era principalmente para os pobres e para aqueles que viviam do evangelho, não quem tem casa própria e carro próprio, a manutenção da igreja é as pessoas e não manutenção de templo.
Mais um argumento fraco para querer “provar’ o improvável. Um desconhecimento total das circunstâncias que envolviam os destinatários do profeta.
“Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino.”
“Não amordaces a boca do boi quando estiver debulhando o cereal”, e ainda, “digno é o trabalhador do seu salário”.1 Tm 5:17
desprove 1 Tm 5:17 não é mais seu desconhecimento, mas sua oposição aberta sem argumento forte.
JCP o assunto aqui é a aplicação do texto de Ml. 3: 7 – 12 como norma ou não para os dias atuais. 1ª Tm. 5:17 trata de outro assunto. Entendes?
são assuntos igual sim, tratam-se de “manutenção”. no templo pedra / sacerdotal era uma manutenção, no tempo da Igreja primitiva era oura manutenção, e hoje estamos em uma época pós Martinho Lutero, as necessidades são diferentes, e não tem como voltarmos no tempo.
Não há nessas passagem nada que indique o dízimo para a igreja
Israel tinha que dar o dízimo para a classe sacerdotal (levitas)
o CACP lamentavelmente deve estar delirando
A doutrina da Igreja vem dos apóstolos
o dizimo no A.T era a manutenção do templo e classe sacerdote / levitas.
o dizimo no N.T é a manutenção do local instituição e colaboradores.
o templo israelita não existe mais, então como voce vai cumprir Ml. 3: 7 ?
estando vc em uma a Igreja ajude a mante-la, simples assim.
o único que está delirando é você Vinicius que defende dizimo velho testamental, sendo que nem existe mais o templo de salomão em Israel. o que você quer e outro da sua individualidade é minar as instituições espalhando mentiras e confusão. deus para vocês é o youtube.
o que vocês não entendem, é que vivemos época pós Martinho Lutero e as necessidades são diferentes, eu já vi uma vez uma certa denominação de pequeno porte sofrer corte de energia elétrica porque não pagaram a conta. agora ficam defendendo templo de salomão que nem existe mais.
Olha o que Tertuliano escreveu:”Embora tenhamos nosso cofre, este não é constituído de dinheiro de compra [para comprar a salvação], como no caso de uma religião que tem seu preço….continua
“tertuliano” não é canônico, somente orientativo. tem que discernir o que aproveita-se ao estilo de vida da nossa época. 2000 anos atrás andavam km a pé, ou de animais carga, agora você vai na igreja montado em um jumentinho em plena avenida de uma cidade grande ?
…No dia mensal, se desejar, cada um coloca uma pequena doação; mas só se for do seu agrado, e somente se puder, porque não há compulsão; tudo é voluntário.Estes presentes são, por assim dizer, o fundo de depósito de piedade”…Continua…
TERTULIANO. The Apology [39]. In: THELWALL, S. (trad.).
The Ante-Nicene Fathers.
Vol. 3: Translations of the writings of the Fathers down to A.D. 325. Oak Harbor: Logos Research Systems, 1997. p. 46
TERTULIANO, deveras deixou bons frutos, mas o modo de vida da época dele é diferente da nossa, hoje tem que pagar água, luz, telefone, internet, salários, plano médico e benfeitorias diversas para uma qualidade de vida, agora tem gente que quer voltar a vida medieval ?
sobre João Batista, Jesus testemunhou que ele era o melhor homem de Deus nascido, e João comia gafanhotos e mel silvestres, então por que vocês que querem uma vida peculiar cultural tipica de dois mil anos atrás não comem gafanhotos também ?
Á dois mil anos atrás e ou na Europa medieval as pessoas não tomavam banho, lavavam os pés na semana e olha lá, e só os ricos tinham algum perfume, literalmente as pessoas fediam.
vamos acordar gente.
você está em uma denominação ? então seja um bom membro e ajude a mante-la.
acho muito forçado a interpretação acerca do Dízimo na igreja primeiro que a igreja ainda nem existia, segundo é que se for fazer um historico do dízimo no antigo testamento iremos ver que a aplicação era completamente diferente e nem existe correspondencia em atos ou nas cartas de Paulo.
interpretação forçada é sua, porque os próprios israelitas negligenciavam, e foram repreendidos pelo profeta Malaquias, o mesmo comportamento acontece hoje, gente como você que expele argumentos que não quer contribuir. Trabalhe e então deixe seu patrão pagar só o que ele quer.
Enéas, “nem existe correspondencia em atos ou nas cartas de Paulo.”
para falar uma coisa dessa, mostra que você não é cristão, mas um pervertido.
Eu fico com o apóstolo Paulo: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama a quem dá com alegria”. 2 Co 9.7
Jesus também não ensinou o dízimo em MT 23.23. Ele estava repreendendo a hipocrisia dos fariseus.
Heresia, estão roubando o povo, hipócritas, fariseus, escribas, lobo, cães gulosos, arrependam se, ou nunca herdaram o reino de Deus. Enganar o povo leigo é ser pior que o PCC.
A grande pergunta é: A igreja está sob maldição???
A claridade do texto é muito evidente, Malaquias dirigia seus escritos para uma nação em especial, Nação de Israel, Para lideres e para um povo…(“a mim me roubais vós a nação toda”) inclusive os sacerdotes….Vejam, que o Senhor menciona que as outras nações vos chamarão de felizes.
Então não seria para o povo de Israel
E como paga-se as despesas da Igreja?
O problema nunca foi o dízimo em sí, e sim pessoas que roubam a Igreja de Cristo.
Vamos ser coerentes, estão querendo tirar a minoria pelo todo.
Vcs podem afirmar que todo pastor é ladrão? Existem Igrejas com trabalhos sérios, se o seu pastor rouba
… ou roubou alguma vez, procure um pastor e uma Igreja seria.
Agora querer dizer que não vai dizimar pq o dizimo nunca foi dinheiro, fala sério, no mínimo estamos sendo ignorantes aqui. Outra época, outras formas de moedas de troca, etc, etc, etc.
Então não quer dar dinheiro…
1-IGREJA SAO PESSOAS QUE FORA LAVADAS E REMIDASNO SANGUE DE CRISTO.2-ABRAAO COMPROU TUMULO SARA POR 400 BARRAS DE PRATAS.JOSE FOI VENDIDO POR 30 MOEDAS DE PRATAS.JA EXISTIA DINHEIRO DESDE GENESIS A APOCALIPSE.3-MALAQUIAS NAO ERA CRISTAO.4-DAR DINHEIRO PARA O SISTEMA RELIGIOSO VIVER LUXO NAO CRISTO.
… pegue os 10% do seu salário e ajude um necessitado!
Logo vemos que o problema não é o dízimo e sim o coração do povo que é duro para ofertar para Deus. “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé…” 1Tm 6:10(a)
“Quanto aos pobres, sempre os tendes ao vosso lado, e os podeis ajudar todas as vezes que o desejardes …” Marcos 14:7
deveis, porém, fazer estas coisas,[dizimo] e não omitir aquelas. Mateus 23:23
sr. “caio”, ó néscio, saiba dividir as assuntos. e estude mais …
O texto cita (nacao) e intérprete acha que nação significa o universo, nação é um povo que tem um modelo de governo, tanto é que o mesmo dos todas as nações olharam para vcs e diram que são abençoados, (dizimar é afirmar que o sacrifício de Jesus não foi suficiente)
O que é que vc entende de ofertar para Deus,pois Ele mesmo diz que quando fezeres a qualquer um dos pequeninos fizestes a mim. A casa do senhor somos nós eu e vc os dizimos e ofertas sao para a minha e a sua necessidade assim como de todos os irmãos e não para luxúria dos templos.
O dízimo não é para a igreja atual e sim para os Judeus, não somos judeus e sim gentios. A oferta para igreja é como o Apostolo Paulo disse em 2Corintios capitulo 9 vetsiculo 7.
Malaquias 1. 6 pra autor do texto que não percebeu este versiculo
Os sacerdotes de hoje em dia utilizam essa parte do livro para condicionar a disseminação da palavra ao dinheiro. Jesus ia de cidade em cidade pregando e curando, curava de uma só vez sem precisar de campanha dos sete dias ou outras é não tinha bens amontoados em seu nome. Os fariseus!
ô individuo … onde no artigo ensina “campanha dos sete dias” ? isso é heresia portanto trate como heresia. e o ministério terreno de Jesus era mantido sim financeiramente, estuda mais a Bíblia antes de arrotar cousas acidas a respeito.
Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los [Jesus ] com os seus bens. – Lucas 8:3
Paz. Tenho pra mim que realmente Deus fala com todo o povo de modo geral, porém o povo é tido como ingratos e os sacerdotes como tendo ações formais. 1 Sm 2: 13,14, e foi justamente isso que contaminou todo o povo.
Primeiro: Talvez o texto tenha sido escrito para todo povo mas a enfase é para os sacerdotes. Segundo: Ainda que tenha sido para o povo também ele foi escrito para um povo que vivia sob a lei, não para a igreja.
Somente os Sacerdotes tinha acesso ao Santuário e devia levar os Dízimos dos Dízimos,equivalente a 1% de toda a renda de Israel, os levitas tinham apenas 1% portanto quem roubavam era os Sacerdotes.
Somente os Sacerdotes tinha acesso ao Santuário e devia levar os Dízimos dos Dízimos,equivalente a 1% de toda a renda de Israel, os levitas tinham apenas 9% quem roubavam era os Sacerdotes.