Ao longo da História várias possibilidades têm sido levantadas.
Classicamente, o cristianismo tem defendido que, após a morte, enquanto o corpo vai para a sepultura, o espírito vai para o chamado “Estado Intermediário”. Esse local diz respeito a onde estão, por um lado, os que foram salvos em Cristo, no caso do céu, e por outro, os que foram condenados por seus pecados, no caso o inferno. Surgiram outras interpretações. Testemunhas de Jeová e Adventistas defendem o chamado “sono da alma”, ou seja, que todas as almas, quer de ímpios quer de crentes ficam dormindo até o dia da ressurreição.
Os Católicos sustentam que as almas ficam num local de “purgação”, podendo entrar no céu, depois que tiverem feito satisfação por seus pecados. E os Espíritas dizem que é possível até mesmo se comunicar com as almas dos mortos.
O “sono” da alma é defendido por muitos por causa de expressões usadas no Novo Testamento, como por exemplo, o fato de Jesus ter dito que Lázaro dormia, significando que estava morto (Jo 11.11,14; Ver Mt 9.24; At 7.60; 1Co 15.51; 1Ts 4.13-14). Apela-se também para aqueles textos do Antigo Testamento que descrevem a morte como um estado de inatividade (Ver Sl 6.5; 115.17; 146.4; Dn 12.2). Porém, esses textos descrevem o morto apenas do ponto de vista humano. Além do mais, o que está sendo enfatizado nestes textos é o destino do corpo das pessoas e não da alma.
Há suficiente ensino na Escritura, especialmente por causa do Novo Testamento, para que entendamos para onde a alma vai depois da morte. Jesus contou uma parábola (as parábolas são compostas de elementos reais) em que há explicações suficientes sobre o lugar das almas depois da morte (Lc 16.19-31). Lázaro foi para o seio de Abraão e o rico para o inferno. Eles permaneceram num estado consciente, um está no lugar de punição e o outro no lugar de recompensa, e não há possibilidade de saírem de onde estão. Essa parábola elimina tanto a questão do sono da alma quanto do purgatório. Depois da morte as almas dos salvos vão para o paraíso, enquanto que as almas dos perdidos vão para o inferno. Só existem esses dois lugares e quem foi para um deles não pode mais sair. O Espiritismo também leva um golpe decisivo, pois os mortos não são autorizados a voltarem. E finalmente, Jesus deixa bem claro que o anúncio da salvação somente é possível através da Bíblia (Lc 16.31).
Há muitos outros textos que demonstram o estado consciente dos crentes após a morte. Jesus disse ao ladrão que se converteu na cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43). Embora os Testemunhas de Jeová tenham até mesmo mudado a tradução desta frase (para: em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso), todo o sentido da frase de Jesus depende do “hoje”, pois o ladrão pediu que Jesus lembrasse dele no futuro, e Jesus disse que não seria preciso esperar. Outro texto claro, nesse sentido, é o da cena da transfiguração, em que Moisés e Elias foram vistos conversando com Jesus (Mt 17.1-8). Eles não estavam dormindo. Paulo também dizia que o cristão, após a morte estaria imediatamente na presença do Senhor (Fp 1.21-23). Ele disse que ao deixar o corpo, o crente passa a habitar com o Senhor (2Co 5.6-8). E ele sabia do que estava falando, pois esteve pessoalmente no paraíso (2Co 12.4). Há mais dois textos da Escritura que demonstram claramente que as almas dos salvos estão no céu e num estado de consciência diante de Deus. Em Apocalipse 6.9-11, e Apocalipse 7.14-15, João viu as almas dos crentes mortos no céu. Elas estão lá conscientes, descansando e esperando o último dia. Não faz sentido pensar que estivessem dormindo na sepultura.
As almas dos que já morreram estão no céu ou no inferno, e estão lá conscientes. Um dado interessante quanto a isso, é que elas estão nesses dois lugares temporariamente. O estado em que estão as almas depois da morte, seja o céu ou o inferno, é chamado de intermediário porque não corresponde ao local definitivo onde, tanto os salvos quanto os condenados, habitarão eternamente. As almas dos salvos no céu e as almas dos condenados no inferno aguardam pelo último dia, o dia da ressurreição. Naquele dia, de acordo com a Bíblia, todos ressuscitarão (Dn 12.2; Ver 1Co 15.52; 1Ts 4.16). Após a ressurreição os perdidos que estavam no inferno irão para o lago de fogo (Ap 20.15), e os salvos que estavam no céu para o novo céu e a nova terra (Ap 21.1). O motivo é simples: Deus não criou o ser humano para viver sem corpo. Atualmente, tanto no céu como no inferno, as almas estão despidas de seus corpos, o futuro lhes assegura que um dia se reunirão a seus corpos.
Para o crente, a doutrina bíblica do Estado Intermediário é uma grande benção. Ela nos assegura que o crente não precisará ficar dormindo, esperando pelo consolo. Ele não precisará esperar o dia em que o Senhor voltar no seu reino para desfrutar das recompensas, pois já estará naquele mesmo dia no paraíso com o Senhor. Para o perdido, por outro lado, a doutrina do Estado Intermediário é a certeza de que seus pecados não passarão impunes. É a certeza de que a justiça pode parecer demorada, mas não falhará. As pessoas que não querem compromisso com Deus imaginam que o túmulo seja o fim de tudo, mas terão uma surpresa terrível quando perceberem que estavam enganadas. A doutrina do Estado Intermediário demonstra que a salvação é possível apenas nessa vida. Isso demonstra a importância central do evangelho, a necessidade de conhecê-lo plenamente e proclamá-lo urgentemente.”
– Sobre o autor: Rev. Leandro Antônio de Lima é pastor da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro/SP, e membro do conselho editorial do Jornal Brasil Presbiteriano.
Veja o vídeo:
Extraído do Blog http://mcapologetico.blogspot.com.br em 19/09/2013
Ótimo estudo e resume no que realmente creio pois assim e que vejo pelas escrituras que todos os mortos salvos ou condenados estão em sã consciência e a passagem de Lázaro e o rico é enfática.
Deus abençoe pelo estudo
Eles estando concientes, podem ver o que acontece com esse mundo?..
Perdi a minha mãe 01.11.2014 doente em um hospital na uti ela estava conciênte aceito Jesus Cristo como seu único salvador, gostaria de saber se minha mãe esta com Jesus Cristo salva ?
pois tenho essa duvida. Segundo a escrituras sagradas ela esta salva.
Está salva sim. leia novamente João 3:16.
Perdi a minha em DEZ/14 e creio que se sua mãe entregou a vida a Jesus,como seu único e suficiente Salvador,ela está no paraíso,gozando da presença consoladora de Jesus,assim como a minha.
Quanto à certeza se está salva,só o Senhor sabe;isto não cabe a nós.
Daniel José, o sr. está errado no ponto sobre certeza de salvação.
a Biblia é explicita neste assunto vide romanos 10:9 “Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, SERÁS SALVO !”
e tem muitos mais.
sr. daniel josé, quem ensina que “não há certeza de salvação” é uma seita chamada “ccb”. e quanto a isso é plenamente refutável, vê se estuda mais anda de falar abobrinhas.
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo;” Joel 2:32
mais certeza do que essa Palavra ?
nao estou defendendo a doutrina d intercessao dos santos,mas sera possivel que as almas no ceu orem pelas pessoas da terra porque estao consientes e se lembram da vida que tiveram na terra?
não há nenhum indicio bíblico para tal … no céu é lugar de “trocar de vestes” (esquecer o que já passou) e descansar. (…A cada um deles foi dada uma vestidura branca; e foi-lhes dito que repousassem “… ) Apocalipse 6:11a
eu sei disso mas estas mesmas almas as quais Deus falou para descansar antes fizeram oraçoes baseado naquilo que aconteceram com elas ou seja eles se lembravam daquilo que eles viveram….
elas falaram sobre elas mesmas, e não intercederam por aquelas que estão na terra. presta mais atenção.