Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Sl 1.2
Davi declarou nessa passagem que devemos “meditar de dia e de noite”, como defendem as seitas orientais e o Movimento da Nova Era.
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Existe uma diferença significativa entre a meditação cristã e a meditação mística, e obviamente Davi não se referia à “meditação transcendental”, que está associada às religiões orientais (Budismo, Hinduísmo etc.) e às que fazem parte do arcabouço do Movimento da Nova Era, todas elas contrárias ao Cristianismo. O objetivo cristão na meditação é a comunhão com Deus e a reflexão das verdades divinas, e não a busca pelo “eu interior”, e o meio utilizado é a Palavra de Deus, não mantras e relaxamentos (Is. 26.3; Cl. 3.1-4; Fp. 4.8). Vejamos as diferenças:
MEDITAÇÃO | CRISTIANISMO | RELIGIÕES ORIENTAIS | |
Objeto | Alguém (Deus) | Nada (vazio) | |
Propósito | Adoração a Deus | Fusão com Deus | |
Meios | Revelação divina | Intuição humana | |
Campo de ação | Através da razão | Além da razão | |
Poder | Pela graça de Deus | Pelo esforço humano | |
Experiência | Realidade objetiva | Puramente subjetiva | |
Estado imediato | Concentração | Relaxamento |
Uma coisa é esvaziar a mente de alguém para que medite em nada, outra coisa é preencher o pensamento de uma pessoa com a Palavra de Deus, para que esta passe a meditar no Deus vivo. Davi disse que meditava na “lei” de Deus — na Palavra, e não no vazio. O propósito dele era uma comunhão espiritual com Yahweh, e não uma união mística com o Brahma, com o Tao, ou com qualquer outro “mestre cósmico”.
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Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.
meditação transcendental para o cristão é um absurdo, tem uma ala da cristandade que está apelando para yoga, esse tipo de envolvimento é um espiritismo oriental.