Os cristãos, segundo o testemunho claro do Novo Testamento, estão livres da observância do sábado (Cl 2.16,17). De fato, a tentativa de reconciliar-se com Deus por meio de obras, implica a nulidade da obra de Cristo e a obrigatoriedade de se guardar toda a lei (Gl 5.2,3). Assim, os que apontam a necessidade de guardar o sábado, devem julgar se o guardam conforme a lei no Antigo Testamento prescrevia:
não sair de casa no sábado (Êx 16.29);
não ferver ou assar comida (Êx 16.23);
guardar o sábado dentro de casa (Êx 16.29);
não acender fogo (Êx 35.3);
não fazer viagens (Ne 10.31);
não carregar peso (Jr 17.21);
não fazer transações comerciais (Am 8.5).
Os que afirmam ser a observância do sábado necessária para a salvação, ignoram o claro ensino das Escrituras no Novo Testamento a respeito do sábado (Mt 12.1-13; At 15.1,10; Cl 2.16,17); colocam sua esperança em suas próprias obras, e não na obra redentora de Cristo (Rm 3.28; Gl 2.16; Gl 3.10,11); ensinam a outros o que eles mesmos não praticam (Mt 23.15; At 15.1,10; Rm 2.21); e tornam-se culpados da própria lei a que se submetem sem a cumprirem, atraindo sobre si mesmos a maldição da lei (Dt 27.11–28.1-68; Js 24.19,20; Gl 5.1-5; Tg 1.23; 2.10).