A Palavra afirma em Efésios 4.9 que Jesus desceu às partes mais baixas da Terra. Aonde, então, Ele desceu? Porventura, o Senhor foi ao Sheol, ao Hades ou ao mundo dos mortos?
Tem sido questionado por muitos, o que teria acontecido no período obscuro entre a cruz e a ressurreição de Cristo. Inicialmente, sabemos que Jesus subiu ao céu somente após a sua ressurreição (At 1.9), porém enquanto seu corpo permaneceu no túmulo, Ele desceu, em espírito, às partes mais baixas da Terra (Ef 4.9). Esse lugar denomina-va-se Sheol, no hebraico, e Hades, no grego. E a região inferior situada nas partes mais baixas da Terra, próxima ao inferno (Pv 15.24), que também pode ser chamada de mundo invisível dos mortos. Portanto, Sheol, Hades e mundo dos mortos não significam lugares diferentes, mas uma só região.
E importante ressaltarmos dois fatos que aconteceram no intervalo entre a cruz e a ressurreição:
Cristo tomou as chaves da morte e do inferno (Hb 2.14-15 e Ap 1.17-18). Essa é uma linguagem simbólica que nos ensina três verdades. A primeira nos fala da grande vitória de Cristo sobre aquele que tinha o império da morte, o Diabo (Os 13.14 e ICo 15.55-57). Também nos mostra a autoridade, controle e domínio de Cristo sobre os mortos e os vivos. E a terceira, nos ensina que nem todos os crentes morrerão, mas que participarão do arrebatamento (ICo 15.51-52e lTs4.14-17).
Transferiu o paraíso para o terceiro céu (2Co 12.2-4). E bom observarmos que esse paraíso encontrava-se nas partes mais baixas da Terra, separado do inferno por um grande abismo, conforme podemos verificar em Lucas 16.22-26. Lá estavam os santos do Velho Testamento, que morreram na esperança da vinda do Messias prometido (Hb 11.13). A esses santos, Cristo proclamou a sua vitória sobre todas as forças do mal e lhes deu o livramento, tirando-os daquele lugar provisório e conduzindo-os ao terceiro céu.
————-
Waldemar Pereira Paixão é líder da AD em Alvorada (RS) e membro do Conselho de Educação Religiosa da Ciepadergs.