O preceito do sábado cerimonial fez parte de um Pacto feito entre Deus e o Povo Israelita:
Diga aos ISRAELITAS que guardem os meus sábados.
Isso será um Sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica (Ex 31:13)
“Guardarão, pois, o SÁBADO os filhos de ISRAEL, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo.
Entre mim e os filhos de ISRAEL será ele um SINAL para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério” (Ex.31:16).
Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a ter¬ra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descan¬sou” (Ex 31:17).
Então Moisés convocou todo o ISRAEL e lhe disse:
“Ouça, ó ISRAEL, os decretos e as ordenanças que hoje estou anunciando a VOCÊ.
Aprenda-os e tenha o cuidado de cumpri-los.
O Senhor, o NOSSO Deus, fez CONOSCO uma ALIANÇA em Horebe.
NÃO foi com os NOSSOS ANTEPASSADOS que o Senhor fez essa ALIANÇA, mas CONOSCO, com TODOS NÓS que HOJE estamos vivos AQUI. (Dt 5:1,2,3)
“Lembra-te (não se esqueçam) de que fostes escravos por 430 anos na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ORDENOU que guardasses o dia do sábado” (Dt. 5:15).
Antes do Concerto do Sinai Deus não deixou nenhuma ordenança a ninguém para que guardasse o Sábado:
O Profeta Neemias diz claramente que o sábado foi dado pela primeira vez a Israel no deserto:
Ne 9:13 E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhe juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
Ne 9:14 E o teu sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moises, teu servo.”
Em levíticos 26:45. Deus confirma a Aliança que o Decálogo foi promulgado no Sinai, mas por amor deles eu me lembrarei da Aliança com os seus antepassados que tirei da terra do Egito à vista das nações, pra ser o Deus deles. Eu sou o Senhor.
A única ordenança dada no Edem foi “E ao homem disse: Porquanto destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ORDENEI dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn.3:17).
Conclusão:
É um erro clássico e tendencioso típico dos adventistas afirmarem que Adão, Eva e os Patriarcas tenham observado o decálogo e o sábado como dia de descanso no período pré-Israelítico da história bíblica sendo que o mesmo ainda não estava em vigor !!!
Com todo o respeito, tal erro cronológico dos adventistas me parece muito infantil e sua projeção dogmática vai além do que a evidência bíblica permite.
Aut. Julius Maximus Neto
Via Facebook de Sérgio Baeta