PERGUNTA: Os espíritas afirmam que a reencarnação é ensinada na Bíblia sob a expressão “novo nascimento”. Reencarnar é nascer de novo? Como se entendem as palavras de Jesus em João 3.1-7?
Resposta: Na verdade o espiritismo kardecista tenta justificar a doutrina da reencarnação com as palavras de Jesus em João 3.5: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. Allan Kardec escreveu: “Estas palavras ‘se o homem não renascer da água e do Espírito’, ou ‘em água e em Espírito’ significam, pois: Se o homem, não renascer com seu corpo e sua alma”.
PERGUNTA: O Pastor disse que o novo nascimento não é o mesmo que reencarnar. O que mais poderia dizer não ser o novo nascimento? Não há dúvida de que essa expressão de Jesus ‘nascer de novo’ tem dado margem a muitas interpretações errôneas. O que não é o novo nascimento?
RESPOSTA: O novo nascimento não é:
- a) Não é o mesmo que batismo nas águas. O batismo nas águas é símbolo do novo nascimento, mas não é novo nascimento;
- b) Não é filiação a uma igreja, embora todo nascido de novo se filie a uma igreja;
- c) Não é reforma moral ou justiça própria;
- d) Não é privilé0io que se adquire por dinheiro ou méritos pessoais;
- e) Não é prerrogativa que se alcança por cultura ou por outros meios humanas;
- f) Não é fruto da sugestão ou de qualquer outro fator psicológico
PERGUNTA: Então o que é novo nascimento à luz da Bíblia?
RESPOSTA: É regeneração, que é diferente de reencarnação. Regeneração é a mudança das disposições íntimas da alma dentro do mesmo corpo. Paulo usa a expressão ‘nova criatura’ em 2Coríntios 5.17. Repetindo: é a transformação espiritual do nosso ser, por um milagre operado por Jesus, quando o recebemos como Salvador e Senhor:
“E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne” (Ezequiel 11.19).
“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 26.25-27).
PERGUNTA: Qual é o agente que promove o novo nascimento?
RESPOSTA: Compulsando os textos de João 3.5-8 e Tito 3.5, por exemplo, chegamos à conclusão que é a pessoa do Espírito Santo o agente do novo nascimento.
PERGUNTA: Então a palavra água que aparece em João 3.5 é símbolo do batismo nas águas?
RESPOSTA: Não. A palavra água refere-se à Palavra de Deus. Vamos ler algumas passagens bíblicas para apoiar a nossa afirmação:
“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (João 15.3).
”Porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo” (1 Coríntios 4.15).
“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Efésios 5.26).
“Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade” (Tiago 1.16).
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus viva, e que permanece para sempre” (1 Pedro 1.23).
PERGUNTA: Por que é tão imprescindível o novo nascimento?
RESPOSTA: Porque o ser humano, sem Cristo, acha-se espiritualmente morto (João 5.24; Efésios 2.1-5; Colossenses 2.13).
Pr. Natanael Rinaldi