A Bíblia fala de três tipos de morte: Física, espiritual e eterna.
- a) Morte física. O seu significado é: dissolução vital do organismo.
O que acontece na morte física?
Resposta: alma/espírito separam-se do corpo.
Mas para melhor entender o que é alma, a Bíblia nos revela quatro designações para a alma, a saber:
Primeiro – alma como indivíduo, como cidadão; Rm.13.1.
Segundo – alma no sentido biológico, isto é, o sangue; Lv. 17.11.
Terceiro – como sentimento do homem; Mt. 26.38.
Quarto – alma como parte imortal do homem. Jesus disse: Não temeis o que mata o corpo e não mata a alma (Mt. 10.28).
Quando a Bíblia fala do sono da alma, refere-se ao corpo físico. Jacó falou: Irei e dormirei com os meus pais (Gn. 47.30).
No sentido espiritual e eterno, alma não dorme; Ap. 6.9.
- b) Morte espiritual. É o estado do pecador separado de Deus. É a separação da comunhão com Deus; Ef 2.1
Existe solução para a morte espiritual?
Sim, desde que o pecador aproxime-se de Deus com um coração arrependido (Jo 1.12, At 2.28).
- c) Morte eterna. É a eterna separação da presença de Deus – a impossibilidade de arrependimento e perdão. Portanto não há solução para esse tipo de morte. É chamada a 2ª morte. É identificada como punição do pecado; Rm. 6.23. Os ímpios, depois de julgados, receberão a punição da rejeição que fizerem à graça de Deus e, serão lançados no Geena (Lago de Fogo); Ap. 20.14,15.
O que é estado Intermediário?
E um modo de existir entre a morte física e a ressurreição final do corpo sepultado. No A.T., esse lugar é identificado como sheol (no hebraico), e no N.T. como Hades (no grego). Os dois termos dizem respeito ao reino da morte.
A) OS MORTOS – JUSTOS. Todos os justos, de Adão até à ressurreição de Cristo, ao morrerem, suas almas (com possível exceção de Enoque e Elias), desciam ao Paraíso, que naquele tempo constituía um compartimento do Sheol ; cf. Gn. 37.35
B) OS MORTOS – ÍMPIOS. Desde o tempo de Adão até o julgamento do Grande Trono Branco, as almas dos ímpios seguem para o mundo invisível, ou seja, o Sheol ou Hades aguardando o julgamento final quando serão lançados no Lago de Fogo; cf. Nu.16.30,33.
Corrigindo um grave erro
Infelizmente, estes nomes Sheol e Hades têm sido traduzidos incorretamente em certos casos em algumas versões das Escrituras, por exemplo, como inferno, sepultura, e abismo. Outro exemplo, Gn. 37.35, Jacó expressou-se: “…na verdade com choro hei de descer ao meu filho à sepultura”. (grifo nosso). Este termo sepultura não é a cova, propriamente dito, que no original hebraico é traduzido por Queber. E sim o Mundo Invisível dos mortos traduzido por Sheol. A Bíblia, Edição Revista e Corrigida, traduz de maneira correta este termo em Jó 17.15,16: “Onde estaria então agora a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? Ela descerá até aos ferrolhos (portas) do Sheol”.
Observe agora o contraste entre as palavras Sheol (mundo invisível) e Queber (sepultura, cova, túmulo) no A.T.
QUEBER | SHEOL |
– usada no plural; | – usada na forma singular; Jó 17.15,16 |
– existe muitas queberes | – existe apenas um Sheol |
– abriga ou recebe cadáveres | – jamais recebe cadáveres |
– localizada na superfície da terra | – localizado abaixo (no centro) da terra |
– há uma para cada indivíduo | – lugar onde há muita gente |
– o homem coloca corpos na queber | – somente Deus envia o homem ao Sheol; Lc.16.22,23. |
Concluímos, então, que o uso da palavra queber prova que ela significa sepultura, túmulo, que acolhe o cadáver, enquanto o Sheol acolhe o espírito do homem.
O Sheol-Hades, antes e depois do Calvário.
Antes do Calvário, o Sheol-Hades dividia-se em 3 partes distintas. A primeira parte é o lugar dos justos, chamada Paraíso, Seio de Abraão, Lugar de consolo; Lc. 16.22,25. A Segunda é a parte dos ímpios, e é denominada lugar de tormento; Lc.16.23. A terceira fica entre a dos justos e a dos ímpios, e é identificada como lugar de trevas, Lugar de prisões eternas, Abismo. Lc. 16.22; 2Pe. 2.4; Jd. v. 6. É aí onde Satanás será preso durante o Milênio, e onde se encontra aprisionada uma classe de anjos caídos, a qual não sai desse abismo, senão quando Deus permitir nos dias da Grande Tribulação.
Depois do Calvário, houve uma mudança dentro do mundo dos mortos. Depois da sua morte, Jesus esteve 3 dias no coração da Terra, isto é, no Paraíso, do qual Ele havia dito ao malfeitor. Por esta ocasião, Cristo aproveitou a oportunidade e “pregou (proclamou) aos espíritos em prisão, os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé”; 1 Pe. 3.18-20. Depois disso efetuou a grande mudança no Sheol-Hades “subindo ao alto levou cativo o cativeiro”; Ef. 4.8, isto é, trasladou o Paraíso para o 3º céu, na presença de Deus, debaixo do seu altar; Ap. 6.9, separando completamente das partes inferiores onde continuam os ímpios mortos. E isto foi o cumprimento cabal de sua promessa, quando esteve ainda na terra: e as portas do inferno (Hades) não prevalecerão contra a minha Igreja.
Somente os justos gozam dessa mudança em esperança pelo dia final quando esse estado temporário se acabará, e viverão para sempre com o Senhor, num corpo espiritual ressurreto.
O Que é o Terceiro Céu?
Sobre o 3o céu, comenta o seguinte o Pr. F. Mcelveen:
Na verdade, há somente um céu de Deus. Tanto a Escritura como o uso hebraico, refere-se a três céus: o primeiro céu é o das nuvens, o segundo é o do sol, da lua e das estrelas e o terceiro é o único céu de Deus.
O céu das nuvens e da atmosfera.O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo (Dt. 28:12). “Que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra” (Sl. 147:8).
O céu do sol, da lua e das estrelas. Gn. 1:17 fala do sol e da lua: “E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra”.
O céu de Deus. “Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono” (Is. 66:1). Não existe nenhuma indicação em toda a Bíblia de haver mais de um céu de Deus. Pelo contrário, considere isto: “E quando eu for, e vos preparar lugar [somente um, não três], voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também” (Jo. 14:3). Jesus fala aqui a todos os cristãos e assegura-lhes que voltará para todos e que todos estarão com ele (e certamente que Jesus estará no “céu mais alto”, o único céu de Deus) em um lugar para sempre! “E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu” (Mc. 13:27). “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts. 4:16,17). Há um único céu, e um único inferno, e vamos para um ou para o outro, dependendo de nossa atitude para com Jesus Cristo.
Vejam o vídeo:
Estou profundamente triste com CACP por atacar de forma desonesta(FALSO TESTEMUNHO, MATEUS 15:19), deturpando (2 PEDRO 3:16) a palavra de DEUS que é a(S. JOÃO 17:17) para ‘defender’ pontos de doutrinas não são bíblicos. Fui da Igreja Batista, hoje sou Cristão Adventista do Sétimo Dia.
Minha cara sai dessa seita vai estuda la e sabera a terra que esta pisando
Saiu de uma igreja evangélica e foi para uma seita falsa, por isso que existem ministérios apologéticos como o cacp, para que cristãos não sejam levados por seitas e falsas doutrinas como você foi!