“Gostaria de saber se o vocábulo “aima” significa: sopro, vida, sangue ou personalidade?”
A alma é distinta entre o corpo e o espírito, sendo imortal e imaterial. O vocábulo “nephesh” (Heb) é traduzido alma mais de 500 vezes no Antigo Testamento e “psy-chê” (Gr) mais de 30 vezes no Novo Testamento. Assim, a palavra alma aparece com vários sentidos nas Santas Escrituras tanto figurativo como por Sinédoque. É nesse particular que se precisa muito cuidado, pois muitas falsas interpretações resultam daí, originando destarte falsos ensinos. É imperioso conhecer o sentido estrito e teológico da palavra “alma”, bem como os figurados do mesmo vocábulo, como aparece no texto bíblico. Os animais também têm alma, mas muito inferior à do homem: Gn 1.20,21,24,28; SI 8.5-8; Mt 6.26; 1 Co 15.39-41. Note-se que a mesma palavra original “nephesh” é usada em Gênesis capítulo primeiro, concernente ao homem e aos animais. A alma dos animais além das muitas inferioridades, acaba com a morte do bruto, já a alma do homem é eterna. Além disso, Deus, ao criar os animais disse: “faça-se”, mas quanto aos homens, disse: “façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança”.
O nosso corpo é a “bainha” da alma; ela explora o ambiente ao nosso redor e recebe as impressões do mundo exterior por meio dos sentidos corporais: vista, ouvido, olfato. etc. A alma é a sede das emoções, paixões, desejos e sentimentos. A alma, por meio do espírito, põe-nos em contato com Deus e por meio do corpo põe-nos em contato com o mundo.
A alma é o ser social do homem. Por meio dela ele tem consciência de si mesmo. Sabe que é uma personalidade. Resta-nos saber que este vocábulo tem seis sentidos diferentes nas Escrituras, sendo um real e cinco figurados. São eles:
1. O sentido real, parte imaterial do homem. Isto é, “alma” significando alma mesmo: Mt 10.28
2. A alma significando o sangue: Lv 17.14; Dt 12.23. Isto apenas ressalta o valor do sangue, sem o qual o homem não pode viver. Quando se faz transfusão de sangue, não se diz que estão fazendo transfusão de alma, nem injetando alma.
3. “Alma” significando o corpo, a pessoa física: Gn 12.5; 46.27; Êx 1.5; 12.4; Lv 21.11; Nm 6.6; Rm 13.1. •
4. “Alma” significando animal: Gn 1.20. Aí, no original a palavra empregada é “nephesh”. Se o sentido não fosse figurado, entenderíamos por exemplo: “produzam as águas pessoa vivente”, o que seria um contra-senso.
5. “Alma” significando vida: Lv 22.3. Trata-se de sinédoque, figura de linguagem literária, em que a parte é tomada pelo todo. Alma é também chamada vida, porque é ela a parte mais importante do ser. Ela transmite vida ao corpo mediante o espírito.
6. “Alma” significando coração: Dt 2.30. Ora, sabemos que o coração é um órgão como os demais, de carne, que bombeia o sangue através do corpo. Tudo o que se atribui ao coração o é figuradamente. A referência mesmo é a alma: 1 Rs 8.17; SI 14.1; Mt 9.14; 1 Co 7.37.
Veja o vídeo:
Extraído do Livro “A Bíblia Responde” – Ed. CPAD