Calvinistas dizem que o amor de Jesus, enfatizado por Marcos, no capítulo dez do seu evangelho, ao jovem rico, não era um amor salvífico, mas um amor de amizade comum a todos os homens. Esta assertiva pode ser vista acessando o seguinte link1 .
Todavia, não concordamos que o amor descrito por Marcos era um amor não relacionado à salvação por pelo menos dois motivos:
1º – O texto diz que o jovem após ver Jesus, corre e em seguida se ajoelha perante Ele perguntando como ele poderia ganhar a vida eterna. Esse rapaz a princípio tinha interesse em ser salvo, não há resquício de hipocrisia por parte dele no texto. E Jesus percebendo sua sinceridade, pregou-lhe o evangelho da salvação.
2º – Logo após Jesus ter lhe falado os mandamentos, é dito que Jesus o amou:
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. (Mar 10:21 ARC)
A palavra traduzida por amou, vem do verbo grego ἀγαπάω (gr.agapao). O verbo usado por Marcos para enfatizar o amor que Jesus sentiu pelo rapaz, é o mesmo usado no famoso texto onde os calvinistas entendem que Deus amou apenas os “eleitos incondicionais”, ou seja, (Jo 3:16). João também o usa em (Jo 13:1) para enfatizar que Jesus amou seus discípulos até o fim, o mesmo se repete em (Jo 15:9); além destes ainda temos (Ef 2:5,5:2;1Jo 4:10-11) e, num texto bastante conhecido que mostra que foi Deus quem nos amou primeiro:
Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. (1Jo 4:19 ARC)
Logo, se não respeitarmos o contexto do diálogo entre Jesus e o jovem nem o significado do amor dEle pelo rapaz, também não devemos respeitas as demais passagens apresentadas, e concluirmos que João quando disse que Deus havia amado mundo, não era um amor salvífico, mas um amor comum e que não há salvação pra ninguém, inclusive, para os “eleitos incondicionais”.
Pensem nisso…
_______________________________________
1 https://www.youtube.com/watch?v=ZXbOYSlhf80 (Acesse o tempo 00:52:00 em diante).
Ja que ele usou está palavra para aquele jovem então quer dizer que o jovem era um eleito do Senhor. Em nenhum dos evangelhos diz que este jovem nao foi salvo, apenas que ele se retirou triste. Portanto se Jesus o amou (agapao) é porque era um eleito e possivelmente salvo. Graça e paz!
Pessoal
cre em jesus? genuinamente?…pronto sai um eleito fresquinho simples assim
pode ser arminiano,calvinista