O que dizem os Adventistas sobre o lugar de punição e vergonha?

“A destruição dos ímpios não é instantânea, como diz o oponente na completa ignorância de nossa doutrina, mas será lenta. Uma cena dantesca. horripilante, na qual os mais impenitentes arderão no fogo e enxofre, entre gritos lancinantes, por um tempo dilatado, pois a punição será proporcional ao grau de culpabilidade de cada um apurada no juízo investigativo. É a “estranha obra de Deus” (Isa. 28:21)” (Subtilezas do Erro, p. 271).

Refutação: Não dizem exatamente quanto tempo durará essa punição, mas o certo é que admitem que essa punição “será lenta…, por um tempo dilatado, pois a punição será proporcional ao grau de culpabilidade de cada um apurada no juízo investigativo”.

E por que ensinam assim os Adventistas? Porque dão à palavra grega AIONIOS um sentido limitado, quando empregada com relação ao castigo dos ímpios.

Vejamos alguns empregos de AION e AIONIOS no Novo Testamento, onde é encontrada 70 vezes:

1) AION (1Tm 1:17) e AIONIOS (Rm 16:26) são usadas para descrever a absoluta eternidade de Deus. Todas as três pessoas da Trindade são descritas como possuindo eternidade: O Pai (1Tm. 1:17); o Filho (Hb. 13:8); e o Espírito Santo (Hb. 9:14).

2) AION (Jo. 9:32) e AIONIOS (Tt. 1:2) são usadas para envolver todo o tempo desde a criação.

3) AION (Jo. 10:28) e AIONIOS (Jo. 3:36; 5:24; 6:47,54; 1Jo. 5:11-13 são usadas para descrever a qualidade de vida que é recebida na regeneração. Esta qualidade de vida é uma possessão dos crentes agora e no porvir sem fim.

4) AION e AIONIOS são usadas para declarar o estado final das coisas depois da ressurreição. Assim:

AION:  Mc. 10:30 – vida eterna no século futuro.

Lc. 18:30 – vida eterna na idade vindoura.

Lc. 20:35 – não se casam nem se dão em casamento no mundo vindouro.

Ef. 2:7 – para mostrar nos séculos vindouros.

Hb. 6:5 – as virtudes do século futuro.

2Pe. 2:17 – escuridão das trevas eternamente se reserva.

Jd. 13 – eternamente reservada a negrura das trevas.

Ap. 4:9 – que vive para todo o sempre (eis tous aionas ton aionon).

Ap. 14:11 – o fumo do seu tormento sobe para todo o sempre (eis aionas aionion).

Ap. 20:10 – serão atormentados para todo o sempre.

Ap. 22:5 – reinarão para todo o sempre.

AIONIOS:  Mt. 18:8 – fogo eterno.

Mt. 25:41 – fogo eterno.

Mt. 25:46 – vida eterna e castigo eterno.

Mc. 3:29 – réu de eterno juízo.

Lc. 18.18 – vida eterna.

2Ts. 1:9 – eterna perdição.

HYb. 6:2 – juízo eterno.

2Pe. 1:1 – reino eterno

Deve ser considerada ainda a palavra grega BAZANIZO que aparece na com o significado de tormento consciente. É encontrada tal palavra em:

Mt. 8:6 – para indicar o tormento do paralítico.

Mt. 8:29 – para indicar o tormento dos espíritos imundos.

Mc. 5:7 – passagem paralela com Mt. 8:29, para o tormento dos espíritos imundos.

Ap. 14:10 – atormentado para todo o sempre.

Ap. 20:10 – para indicar o tormento do diabo, seus anjos, a besta e o falso profeta (basanis thesontai).

Sempre ‘basanizo’ significa tormento consciente nos casos apontados.

 

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