O poderio editorial das Testemunhas de Jeová – Elas acreditam no poder da página impressa
As Testemunhas de Jeová (TJs) destacam-se no campo editorial religioso como uma grande produtora de publicações. Elas se utilizam da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (a sua editora) para difundir suas doutrinas por todo o globo terrestre. A sede mundial da Torre de Vigia se localiza no Brooklyn, Nova Iorque, EUA, ocupando uma área de oito quarteirões, segundo informação do livro Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus, p. 589, edição 1993. A STV possui mais de 90 filiais espalhadas pelo mundo, que imprimem milhões de literaturas entre livros, revistas, folhetos, brochuras etc. em mais de 300 idiomas, conforme infomação da revista A Sentinela de 01/01/1996, p.17.
Não são poucos os que subestimam as TJs. Muitos creem que por serem um número muito pequeno em relação à população mundial, não se deve ter preocupação com as tais. Ser indiferente a esta questão é fechar os olhos para a realidade de que as seitas estão trabalhando arduamente para difundir a sua mensagem, e não medem esforços para isso. No caso em questão, as TJs possuem uma arma poderosíssima para difundir o seu “evangelho do reino”, a saber: a página impressa. Quem nunca ouviu falar nas revistas A Sentinela e Despertai!? Ambas são quinzenais, e juntas, cada edição de A Sentinela e Despertai! ultrapassam a soma de 35 milhões de revistas, publicadas simultaneamente em 111 e 54 idiomas respectivamente. Qual é a revista evangélica que possui tal tiragem? Será que nós não acreditamos no poder da literatura? As TJs creem, e por isso figuram no Guinness Book (O Livro dos Recordes). Na edição de 1995, p.193, o Guinness declara que o livro A Verdade de Conduz a Vida Eterna, lançado em maio de 1968, já atingia em abril de 1994, 107.619.787 exemplares, em 117 idiomas, figurando como o livro de maior circulação, através de canais não-comerciais.
Outro dado que causa tristeza é saber que em 1992, 78.924.338 volumes da Tradução do Novo Mundo (a “versão” manipulada da Bíblia feita pela Torre de Vigia, que foi impressa para se conformar com as doutrinas heréticas das TJs), haviam sido produzidos para distribuição. Só na sede da STV, no Brooklyn, havia três enormes impressoras offset à bobina, de alta velocidade, dedicadas quase inteiramente a produção da Tradução do Novo Mundo. Essas impressoas, juntas, podem produzir o equivalente a 7.900 “bíblias” por hora! Mais. Essa “tradução”, assim como outras publicações da Torre de Vigia, também é oferecida em braile e diversas outras mídias. Além de tudo isso, a Torre de Vigia também investe em literatura para surdos-mudos.
Estes dados não foram apresentados para “endeusarmos” a Torre de Vigia, mas para nos manter alertas quanto ao avanço das seitas que investem na página impressa. As TJs não são o único exemplo, é verdade, mas se destacam nesse campo. E a quase totalidade das TJs lê e difunde os ensinamentos de sua organização através de suas publicações. Em média, as TJs estudam por semana o equivamente a seis horas, preparando-se para pregar o seu “evangelho”, que não é o Evangelho das Escrituras (2Coríntios 11.3-4). Quantas horas por semana os membros de nossas igrejas se dedicam ao estudo da Bíblia e à leitura de outros livros relacionados com a vida cristã? Lamentavelmente, o povo evangélico não lê e não estuda a Palavra de Deus como deveria (há exceções, é claro), mas, de modo geral, o quadro é desanimador. Muitas editoras poderiam produzir muito mais, se o nosso povo lesse mais. Contribuiria, também, se a nossa literatura pudesse ser distribuída a um preço mais acessível. Até quando “os filhos das trevas serão mais prudentes do que os filhos da luz” ? (Lucas 16.8) São oportunas aqui as palavras de Russel Norman Champlin, no seu Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo (comentando 1Coríntios 15.10): É um fato brutal que apesar de uma boa literatura evangélica haver em disponibilidade para estudo, o que pode melhorar o conhecimento e as habilidades de ensino daqueles que aproveitam o tempo para tanto, os “livros” evangélicos são vendidos em tão pouco número nas livrarias evangélicas, ao passo que os “discos” e vários outros itens frívolos são a mercadoria que realmente mantêm em existência essas livrarias. Mas quantos realmente são estudiosos da própria Palavra de Deus?
Que os “filhos da luz” possam ser diligentes leitores da Palavra de Deus, e que aprendam a se utilizar da excelente literatura que temos em nosso meio, não apenas para o seu progresso espiritual, mas também para alcançar muitas almas preciosas que estão enraizadas no erro das seitas heréticas. Como bem disse Oswaldo Smith, poderemos alcançar o mundo por meio da página impressa. Precisamos acreditar nesse poder. Deus poderia ter comissionado um anjo para cada habitante da terra, para difundir a sua mensagem. Preferiu, porém, espalhar a sua mensagem de salvação por meio das páginas da Bíblia. Se Deus nos deu essa poderosa arma – a página impressa – precisamos fazer bom uso dela.
Pr. Aldo dos Santos Menezes
Autor do livro Merecem Crédito as Testemunhas de Jeová?