SE O SALVO, DE ACORDO COM A VISÃO CALVINISTA, NÃO PERDE A SALVAÇÃO, COMO EXPLICAR ÊXODO 32:32,33?
“Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então, disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro”. (Ex 32.32,33).
No Sínodo de Dort, na Holanda, os gomaristas, como eram chamados os contra remonstrantes, um grupo de confissão de fé reformada, calvinista, para combater os cinco pontos dos remonstrantes, como eram conhecidos os arminianos, seguidores de Jacubus Hermans Arminius (Jacó Armínio), elaboraram cinco pontos que ficou conhecido como: T.U.L.I.P. O último, desses pontos, é a PERSEVERANÇA DOS SANTOS. De acordo com esse ponto, dizem os calvinistas: “Uma vez que o cristão é salvo, ele será sempre salvo, haja o que houver, aconteça o que acontecer”. Ou seja: “UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO”.
Mas será que é isso mesmo o que a Bíblia ensina, ou essa é mais uma eixegese calvinista? Ora, se o salvo, uma vez salvo, mesmo que peque, estará sempre salvo, como alguns calvinistas tem afirmado, com razão eu pergunto: “Como explicar a passagem de Ex 32.32,33?”
Como podemos ver no conteúdo do texto, acima, Deus pode riscar o nome do salvo do livro da vida se este pecar contra ele. O pecado contemplado no texto, de acordo com o contexto, é o pecado da apostasia deliberada. Trata-se da rejeição consciente do Deus da verdade, como os hebreus fizeram (Ex 32).
Creio que, para melhor entendimento do texto, em pauta, é muito importante tentarmos esclarecer o significado da expressão: LIVRO DA VIDA, O SEU LIVRO, O LIVRO QUE TENS ESCRITO, MEU LIVRO, ETC. Na verdade, estes termos são intercambiáveis, ou seja, são termos diferentes para dizerem uma mesma coisa.
As passagens bíblicas fazendo referência ao LIVRO DA VIDA, nas suas mais diferentes nomenclaturas, são muitas. Sendo que a primeira passagem onde ela ocorre, na Bíblia está em Ex 32,32,33 e depois, nas seguintes passagens: SI 69.28; 139.16; Dn 12.1; Lc 10.20; Fp 4.3; Hb 12.23; Ap 3.5; 13.8; 17.8; 20.12,15; 21.27.
É muito importante salientar que, de acordo com esses textos, a salvação está sempre atrelada à questão do nome da pessoa estar ou não escrito no livro da vida. O livro do Apocalipse, provavelmente, é o que ilustra de uma forma mais clara a verdade que acabamos de afirmar. Vamos conferir:
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Ap 20.15).
Em outras palavras, todo aquele cujo nome foi achado no livro da vida não foi lançado no lago de fogo. A razão é muito simples, ele não foi lançado porque era salvo. Pois o lago de fogo será destinado apenas a Satanás e seus anjos, à besta, ao falso profeta e a todos os perdidos que não depositaram a sua fé em Cristo para serem salvos. Outra passagem do Apocalipse que, a meu ver, ilustra claramente a verdade espiritual de que o LIVRO DA VIDA está diretamente ligado à questão da salvação do crente encontra-se no capítulo cinco. Vejamos:
“O que vencer será vestido de vestes brancas, E DE MANEIRA NENHUMA RISCAREI O SEU NOME DO LIVRO DA VIDA; e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3.5 – o grifo do autor).
Um detalhe muito interessante que eu tenho observado nos capítulos 2 e 3, do livro de Apocalipse, é a ênfase, pelo menos sete vezes (Ap 2.7,11,17,26; 3.5,12,21), que Jesus dá ao fato do crente ter que vencer. Essa expressão: “O vencedor”, enfatizada por Jesus, corrobora a ideia arminiana de que há um sinergismo, ou seja, um trabalho conjunto, entre Deus e nós, após o processo da salvação, no sentido de que ela seja preservada. “Deus salva por sua graça todo aquele que se arrepende e crê”, mas é necessário perseverarmos na fé, que é a condição indispensável para que possamos permanecer salvos. A promessa de não riscar o nome do LIVRO DA VIDA, é somente para os vencedores; não é para todos. Em outras palavras, haverá aqueles que não perseverarão e, por esta razão, não vencerão. Logo, estes, pelo que podemos entender, terão os seus nomes RISCADOS DO LIVRO DA VIDA.
Antes de entrarmos na discussão de cada um dos textos apresentados, que refutam de forma brilhante a falácia do quinto ponto da T.U.L.I.P, a saber, a perseverança dos santos, vale a pena entendermos melhor essa questão sobre o nome estar escrito no livro da vida e sua origem no entendimento dos hebreus, no período do Antigo Testamento.
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LIVRO: PERGUNTAS DIFÍCEIS DE RESPONDER, ELIAS SOARES DE MORAES