Há muitos que afirmam, durante suas mensagens, que o filho pródigo depois que gastou toda sua fortuna, de maneira dissoluta, foi trabalhar nos campos de certo cidadão, cuidando de porcos. Até aí está tudo de acordo com o que diz a Bíblia. Contudo, gostam de acrescentar que o filho pródigo comia comida de porcos, as alfarrobas, que servia aos suínos que apascentava.
A Bíblia diz apenas que ele “desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam” (Lucas 15:16). Entre desejar comer e efetivamente deglutir aquela alimentação estranha ao homem, era algo bem diverso.
Algumas traduções dão “alfarrobas”, enquanto que outras dão “bolotas”. Encontramos traduções com “vagens”, “palha de milho” e “legumes”. Julgamos que a melhor tradução é mesmo “bolotas”, que são glandes do carvalho ou da azinheira.
Outra curiosidade do texto é que esta expressão “ninguém lhe dava NADA.” (V-16), dá a impressão que ele queria comer as bolotas e ninguém queria lhe dar algum pão ou outro tipo de comida. Esta palavra NADA é um acréscimo de composição, ou seja, palavras que são colocadas para compor melhor o texto, mas que não se encontram nos originais.
A tradução mais correta seria, então, a seguinte: “E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém LHAS DAVA.” Ou seja, ele bem que comeria as tais bolotas, o problema é que nem mesmo as bolotas eram liberadas para sua alimentação.
Extraído do livro “O que a Bíblia não diz” – Paulo de Aragão Lins
muito importante esse comentarios sobre as alfarrobas óu seja, bolotas de porcos
amei o comentario.se tiver mais comentarios importante assim mande pra mim.
Eu gostei de saber okue e bolotas
“Bolotas” são comestívies sim. Espanha criam porcos apenas com bolotas são chamados de PATAS NERAS é o mais caro de todos! Sua carne é extremamente saborosas As bolotas são sementes que caem ao solo e os porcos retiram a casca amargosa antes de comer. Sua semente tb é de consumo humano
Também vejo desta maneira. Além de não ter comido (o alimento de porcos), tb não permitiram que ele o fizesse. Verdadeiramente, uma situação muito difícil para àquele homem naquele período..
Obrigado,muito bém esclarecedor esta palavra pois na biblia ainda temos Muiiito o que aprender. Abraços.
Edson
Boa, mais levanta algumas questões.
Como ele faz viagem longa sem ter comer nada?
Sendo “tratador” (orig) de porcos,pedia bolotas? o texto diz que desejou ou pediu?
Entendo assim, pediu comida pra pessoas, ninguem dava! Então desejou as bolotas e poss comeu, andarilhos comem do lixo?