I PEDRO 4:6 – “Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito”
PROBLEMA: Pedro diz que “foi o Evangelho pregado também a mortos”. Isso parece querer dizer que as pessoas têm uma oportunidade para serem salvas depois de sua morte. Mas isso entra em conflito com Hebreus 9:27, que afirma categoricamente que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”.
SOLUÇÃO: Primeiro, deve-se notar que não há versículo algum na Bíblia que estenda a esperança da salvação para após a morte. A morte é o ponto final, e há apenas dois destinos – o céu e o inferno, entre os quais há um grande abismo, que não pode ser atravessado (veja os comentários de 1 Pedro 3:19). Assim, seja o que for que a expressão “pregado a mortos” possa significar, isso não implica que haja salvação após a morte.
Segundo, essa é uma passagem não clara, sujeita a muitas interpretações, e portanto nenhuma doutrina deve basear-se numa passagem duvidosa como essa. Os textos difíceis devem ser sempre interpretados à luz dos que são claros, e não o contrário.
Terceiro, há outras possíveis interpretações dessa passagem que não entram em conflito com o ensino do restante das Escrituras. (1) Por exemplo, é possível que ela se refira àqueles que agora estão mortos, e que ouviram o Evangelho no tempo em que estavam vivos. Em apoio a isso é citado o fato de que o Evangelho “foi pregado” (no passado) àqueles que estão “mortos” (situação presente). (2) Ou, alguns crêem que essa não seja uma referência a seres humanos, mas aos “espíritos em prisão” (anjos) mencionados em 1 Pedro 3:19 (cf. 2 Pe 2:4 e Gn 6:2). (3) Ainda outros afirmam que, embora os mortos sofram a destruição de sua carne (1 Pe 4:6), ainda vivem com Deus em virtude do que Cristo fez por meio do Evangelho (ou seja, sua morte e ressurreição). Essa mensagem de vitória foi anunciada por Cristo em pessoa ao mundo espiritual depois de sua ressurreição (cf. 1 Pe 3:18).
Fonte: Manual Popular de Duvidas Enigmas e Contradicoes da Biblia
Olá pessoal. Sou da Presbiteriana.
Achei muito interessante a explicação de vocês, principalmente a parte que fala que texto não claros devem ser lidos à luz de textos claros e não o contrário. Agradeço pelo serviço de vocês e dedicação na palavra, abraços.
Efésios 2.1
1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Será que não foi isso que ele quis dizer? Quem não é vivificado em Cristo está morto.
Porque na morte não há lembrança de ti :no sepulcro quem te louvará?
Salmo 6.5
Porém para a passagem em Hebreus fica a pergunta: se cabe ao homem morrer uma só vez, pq as pessoas são ressuscitadas? Se elas são ressuscitadas elas morrem duas vezes, certo? E se as pessoas morrem e depois segue o juízo pq a Bíblia fala que tem gente que vai direto pro céu?
As vezes parece que a gente tem medo de sair como errados ou então dar razão a tal religião que acaba engessando o evangelho. Deus é Deus, ele pode todas as coisas, não limitem o poder dEle ao nosso entendimento.. O orgulho de não querer estar errado não pode falar mais alto que a palavra