- “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o filho, senão o Pai”. (Marcos 13.32 TNM)
Dizem as Testemunhas de Jeová (TJs): “Como Jesus pode ser Deus se tinha certas coisas as quais ele não sabia sendo que Deus sabe todas as coisas?”
VERDADEIRO: Ao dialogar com uma TJ a respeito deste texto tente mostrar a ela que Jesus estava em condição humana e seu conhecimento por assim dizer era limitado. Ele falava ali como o filho do homem e por isso não sabia, mas agora que Ele retomou a sua glória Ele sabe tudo Mateus 28.18. Note bem que em Atos 1:7 quando foi interrogado pelos seus discípulos Ele não disse que não sabia mas que não competia aos discípulos saber daquilo naquele momento. Tempos depois de Cristo ter reassumido a glória que tinha com o Pai, o apóstolo Paulo ensina aos crentes que todo o saber ou conhecimento, está oculto em Jesus Colossenses 2:3. Este argumento fraudulento usado largamente por elas pode ser perigoso pois seguindo este ponto de vista diríamos que Jeová também não poderia ser Deus, pois tinha coisas que Ele não sabia. Vejamos:
No Éden quando Adão pecou e se escondeu, Deus disse: “Onde estás ?“ Gênesis 3.8,9. Será que isso pressupõe uma falta de conhecimento da parte de Deus ? Ou talvez ainda a passagem quando Jeová aparece a Abraão e pergunta: “Onde está Sara tua mulher ?” e os versos seguintes demonstram menos onisciência ainda da parte de Jeová pois diz a Abraão:
- “Estou de todo resolvido a descer para ver se de fato agem segundo o clamor sobre isso que tem chegado a mim, e se não for assim, ficarei sabendo disso” . (Gênesis 18.21 TNM)
Ponha a TJ para raciocinar: Será que Jeová, que dizem ser todo-poderoso, não sabia onde estava Sara e também precisaria enviar dois anjos a Sodoma para ficar sabendo oque se passava por lá ? Será que Ele não sabia nada disso de antemão ? É claro que Ele sabia ! Isaías 46:10 Assim também Jesus depois de ter reassumido sua posição que tinha antes com o Pai sabe de tudo. Sim, agora Ele sabe o dia da sua vinda!
Mas não se dando por vencidas, as TJ tentam sair desta com o argumento de que o Espírito Santo não sabe.Vejam só!
“E se conforme alguns sugerem, o filho estivesse impedido de saber, em razão de sua natureza humana, surge à pergunta : Por que é que o espírito santo não sabe ?” (Raciocínios à Base das escrituras pág 402)
É próprio de uma teologia que está às raias do desespero! Quem disse que o Espírito Santo não sabe? É Só ler I Coríntios 2.10,11, este texto esmiúça por completo tal argumento:
- Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
À primeira vista a expressão “ninguém” pode parecer um bom argumento e para as TJs é uma prova incontestável de que Jesus não pode ser Deus. Mas pondere no que diz Apocalipse 19.12:
- “….e tinha um nome escrito que ninguém sabia senão ele mesmo”.
Sendo que o texto em lida fala de Jesus, perguntaríamos então: Será que o Pai não sabe também, aquele nome? Sim, pois ali aparece à mesma expressão “ninguém” e o versículo afirmam que somente o filho sabe o seu nome. Veja que este texto derruba por terra toda a sofisma erigida pela Torre de Vigia.