Perguntas sobre “o diabo no calvinismo” feitas no programa “Vejam Só” ao Sr. Ganconato:
——————–
- Se o diabo só faz o que Deus determina (segundo o Calvinismo), então pra que Jesus, que sempre fez a vontade do Pai, se manifestou?
Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (I Jo 3.8)
Minha reflexão: Em determinado momento Calvino deixa claro que Deus é autor de todo o Mal que acontece no mundo por meio do seu decreto:
“Imaginemos, por exemplo, um mercador que, havendo entrado em uma zona de mata com um grupo de homens de confiança, imprudentemente se desgarre dos companheiros, em seu próprio divagar seja levado a um covil de salteadores, caia nas mãos dos ladrões, tenha o pescoço cortado. Sua morte fora não meramente antevista pelo olho de Deus, mas, além disso, é estabelecida por seu decreto” [Institutas, 1.16.9. Veja também Institutas Comentada Pg 76] … Eu concedo mais: os ladrões e os homicidas, e os demais malfeitores, são instrumentos da divina providência, dos quais o próprio Senhor se utiliza para executar os juízos que ele mesmo determinou. Nego, no entanto, que daí se deva permitir-lhes qualquer escusa por seus maus feitos (As Institutas, Livro I, Capítulo XVII, seção 5).
Portanto, para Calvino, Deus não apenas tem presciência do crime, mas ele também estabelece o crime. Os crimes não são fruto de um livre-arbítrio humano ou angelical mal utilizado e antevisto por Deus, mas são frutos diretos do decreto divino e tais seres são meramente instrumentos nas mãos de Deus, que não podiam fazer nada a não ser executar o crime. É por isso que ele diz que todo o mal dos ímpios procede do decreto divino que lhes é infligido: “Do quê concluímos que nada de mal eles sustém que não proceda do justíssimo juízo de Deus que lhes é infligido” [Institutas, 3.23.9.].
- Qual sua opinião sobre a seguinte frase a respeito do diabo: “… De fato, quando institui que satanás não persistiu na verdade, implica que outrora ele estivera nela; e quando o faz pai da mentira, lhe exime isto: que não se impute a Deus a falta da qual ele (o diabo) mesmo foi a causa”. (Institutas PDF Vol 1, 16, cap. XIV, Pg 177).
Minha Reflexão: Ou seja, Lúcifer tinha livre arbítrio e o seu pecado foi auto causado – e aqui a própria Bíblia corrobora o fato: “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo” (Isaías 14.13-15).
- Você concorda que o diabo é o adversário de Deus? Tal conclusão não colocaria Deus é o diabo em pé de igualdade? Isso não seria uma má interpretação da soberania de Deus?
Minha reflexão: Pois é, também quem arvorou tal equivoco foi João Calvino ao dizer: “que por toda parte lemos ser ele (O diabo) o adversário de Deus …” (PDF Institutas Vol 1, 176). É óbvio que o diabo não é o adversário de Deus, mas sim do homem. Suas ações são restringidas pelo poder de Deus – o livro Jó é um bom exemplo dessa limitação. Apesar disso, observamos claramente, que as ações luciféricas sempre foram emanadas do coração do próprio Querubim.
- Apesar de muitos calvinistas utilizar o termo “permissão” para as ações do diabo, João Calvino disse que “não devemos recorrer a ideia de permissão de Deus” (Institutas, Edição com notas, Vol 1, Pg 138) – pra Calvino tudo que acontece está relacionado ao decreto de Deus. Então, quando o diabo age, Deus estaria agindo com sua perfeita vontade?
Minha reflexão: Existe uma diferença muito grande entre decretar/querer algo e permitir algo. Deus, respeitando o arbítrio de suas criaturas, permite que algumas coisas aconteçam. Isso mostra claramente como o Deus de Israel se deixa resistir em determinados momentos para que o homem colha os frutos das suas escolhas.
“Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel.” (Sl. 78.41 ARC)
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mt 23.37)
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; como o fizeram os vossos pais, assim também vós. (At 7.51)
————————-
14
[o diabo] … Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele [o diabo] profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
a Bíblia não diz “Ele era” homicida desde o princípio mas : “Ele foi” indica claramente que o diabo mudou de comportamento : “não se firmou na verdade” / “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” Ez.28:15
Realmente, infelizmente os”calvinistas” estão munindo os ateus de argumentos.
Esses pastores do cacp são muito embusteiros,querendo dizer que o monergismo se resume a Calvino … Apelando para a emoção no final e ainda soltando a frase de Sussana Wesley que é uma verdadeira blasfêmia … Que vergonha!
o seu magistério chama “deus-banana” para Deus que dá livre arbitrio . e voce ?! vem chamar os outros de blasfemia e vergonha ?
https://youtu.be/RSRJV7g-aM4?t=3130
Parabéns ptr pela ética e sabedoria pra debater um tema tao complexo infelizmente o tempo é muito curto pra trata um assunto como esse…
Deus me livre do livre-arbítrio!
“escolhe pois a vida” Deuteronômio 30:19
melhor o sr. verificar seu conceito … trabalha em grande erro doutrinário.
E não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:40
Jesus falava a um grupo de pessoas com potencial para a salvação e não quiseram.
existe sim livre-arbitrio.
15. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
16. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
João 6:44
VOCÊS ESTÃO MUITO NERVOSOS! ESSA É PRA BRINCAR, NÃO PARA BRIGAR, OK?
– Há muitos tipos de calvinismo. Isso é um absurdo!
– O senhor é o quê?
– Eu sou arminiano… do tipo wesleyano
Não disse que sou arminiano tipo wesleyano, mas disse que sou um arminiano/wesleyano…
Não disse que sou arminiano tipo wesleyano, mas disse que sou um arminiano/wesleyano… o wesleyanimo é uma cosmovisão melhor do arminianismo…
Ótimo debate. Mas com certeza o arminionisno foi mais bíblico e satisfatório nas respostas. Sem contar a arrogância do calvinista.
a arrogância é tipica de todo calvinismo extremado (se é que existe calvinismo moderado).
o joão calvino criou um deus monarquista com decisões absolutistas, ele se baseou na glória terrena e mesquinha dos reis europeus medievais e saiu esse “bezerro-de-ouro” dele.
Ao dizer que há calvinismos – cada fazendo a seu modo e não seguindo tudo que Calvino disse. Meu caro amigo Pr João Flávio – o sr disse que é wesleyano: por acaso o sr endossa tudo que Wesley disse? o Sr batiza crianças como ele batizava?
Sou Wesleyano na Soteriologia … Já o Calvinismo é um pacote, ou se aceita tudo ou não aceita nada… e mais, o Batismo de Wesley não era soteriológico, mas o de Calvino era – ele disse que as crianças não batizadas iriam ao inferno… lamentável!
” … porque Deus é amor.” 1 joão 4:8 b
este simples meio verso por si só depõe contra o Calvinismo.
Que Deus é amor todos sabem, agora isto não isentou de Deus exterminar todas as famílias e crianças em Sodoma, que Deus eliminou toda família humana no diluvio é fato. Argumento muito fraco e sem sentido. Dizer que o monergismo é algo satânico como o senhor faz é ser desonesto. marcos lopez
Se o deus-bíblico, for realmente “onisciente”, logo, antes dele msn criar o diabo e a árvore do mal no éden, ele já não saberia das desgraças q iria acontecer ?
tem alguns calvinistas que estão aqui malhando criticas.
aie .. por que não vão criticar a PC USA ???
eles se defendem do uso de ordenação membro e pastoral LGBT pelo calvinismo, ou seja, pelo ato soberano divino supostamente concordando com eles.
e não me venham com esse papo que romperam com eles,pode até ser “no papel” na prática continua a comungar com eles. exemplo, vide a maçonaria, o calvinismo tem pensamento eclético pois supõe salvos pelo ato soberano não importando o que fazem seja certo ou errado.
bonito né ?!
Graça e paz.
Todo este debate pode ser resumido em algo bem claro, não entender os decretos de Deus, é algo sim herético. Quando um pai perde um filho para um assassino o que iremos explicar a ele – Foi permissão de Deus??? O acaso então é a verdade? dificil viu!!!
marco batista, deixa de ser ignorante … e estuprador também é um decreto ? deixa de ser arrogante e ignorante. nunca leu ??? “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, Tiago 1:17
http://www.cacp.app.br/calvinismo-um-decreto-horrivel/
se um assassino matou o filho de alguem, esse assassino desobedeceu a Deus através de seu livre arbitrio. Deus não manda assassino matar ninguem. vide história de Caim e Abel. Deus disse “que fizeste ? o sangue de seu irmão clama a mim da terra”
[Institutas, 1.16.9.]
[As Institutas, Livro I, Capítulo XVII, seção 5]
um verdadeiro absurdo estas “institutas” calvinescas / o contexto de apocalipse 2:18-24 fala sobre uma doutrina falsa que na realidade é as “profundezas de satanas” v.v. 24.
JCP o sr e Pr João Flávio, não possuem nenhuma noção de distinção de uma coisa ou outra no contexto calvinista. Aliás, o sr mesmo nega a depravação total, e o Pr João Flávio não… isso são os “arminianismoS”?
pr j f martinez e o “pr” granconato ficaram muito na filosofia e pouco na biblia.
Calvino, arminio, Wesley, etc são profetas ou apostolos da biblia? NÃO! seus livros são canonicos?NÃO!
nas igrejas ou é dinheiro ou é filosofia!
você não atentou ao tema proposto do programa “vejam só” o qual tinha aspectos baseados em Calvino, arminio, Wesley e logicamente eles iriam falar sobre eles. e não foi falado que esses homens foram profetas ou apostolos, é você quem expele isso.
Reginaldo Lima dom jun 18 at 8:13 pm “nas igrejas ou é dinheiro ou é filosofia!”
se você não precisa e nem gosta de dinheiro (do trabalho licito). então fala lá para o seu patrão dispensar o seu salário e trabalha de grátis ou a troco de arroz feijão.
CARO JCP, O SALÁRIO É JUSTO RECEBE-LO ( LC 10:7 / 1CO 9:14 / 1TM 5:18 ) , MAS EU ME REFERI AO COMÉRCIO PRATICADO NAS IGREJAS ( LC 19:45-46 / MT 21:12-13 / MC 11:15-17 / JO 2:14-17 / 2PE 2:3 / RM 16:18 / 2CO 2:17 / 1TM 6:5 ). POR FAVOR LEIA TODA A BÍBLIA.
UM ABRAÇO !
Se o Arminianismo defende que Deus elege por presciência, isto é, elegeu porque viu lá no futuro quem o aceitaria, como a expiação não é limitada? Deus não sabe contar?
Ageu Magalhães
Bem, até o calvinistas de 4 pontos sabem a resposta, procure em Supurgeon…
Fabiano Franco dom jun 25 at 3:33 pm “Se o Arminianismo defende que Deus elege por presciência’
atento sr. fabiano calvinista extremado (se é que existe calvinista moderado). na Bíblia do Armínio existe o livro de Efésios por exemplo.
porém, no entendimento refuta-se a ideia de uma predestinação arbitrária e que Deus não ama todas as pessoas negando oportunidade de salvação.
“vós não quereis vir a mim para terdes a vida.” João 5:40 Aqui Jesus falava a um grupo de pessoas com potencial para salvação.
reginaldo lima qui jun 29 at 11:44 am CARO JCP, O SALÁRIO É JUSTO RECEBE-LO MAS EU ME REFERI AO COMÉRCIO PRATICADO NAS IGREJAS
Nunca leu também que Jesus também teve o mesmo problema de “comércio” na casa de Deus.
não sabe diferenciar seita de Igreja ?
procure uma eclesiologia saudavel, e perceber “comercio” não participe, simples assim, mas o sr. parece que quer generalizar. dá licença, estude a Biblia com honestidade. e faça menos mi mi mi.
e o tema do artigo é sobre “calvinismo” e não “comercio ” … vae pensar um pouco na vida. está desorientado.
A Graça de Deus que opera no ser humano é um santo aspecto IMPESSOAL de Deus que é um Ser PESSOAL logo a Graça prescisa de um ser PESSOAL que no caso é o ser humano para agir e assim temos a participação humana no processo de salvação.
Luciano Sena dom jun 18 at 5:39 pm “JCP o sr … Aliás, o sr mesmo nega a depravação total..”
“se VÓS, sendo MAUS, SABEIS dar bons presentes aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará o que é bom aos que lhe pedirem ! ” Mateus 7:11
Jesus é Armínio ?
“If ye then, being EVIL, KNOW HOW to give good gifts unto your children, how much more shall your Father which is in heaven give good things to them that ask him? Matheus 7:11 KJ
Jesus explica que o homem tem o “know how” (sabe como faz o bem) a depravação é parcial.
“escolhe pois a vida” Deuteronômio 30:19
Aqui Jeová Deus de Israel afirma que o homem tem capacidade de escolher entre o bem e o mau.
Deus é Amor 1 João 4:8
estes versos sr. L.Sena não é “arminio” é palavra de Deus que o sr. não aceita por bravata denominacional.
att. sr. L.Sena, presta mais atenção nos artigos :
http://www.cacp.app.br/o-que-nao-e-depravacao-total/
Luciano Sena dom jun 18 at 5:39 pm “…isso são arminios…”
L.Sena, o sr. não tem o que fazer e vem “fazer aqui” ? deixa de lamber bota de calvinista extremado(se é que existe calvinista moderado), vai criticar a PC USA gayzistas e a maçonaria que o sr. aceita como “bom”.
Muito simples, nem Calvino nem ninguém é infalível, apenas um homem, pecador arrependido tentando dar respostas as suas crenças; de maneira nenhuma ele (Calvino) tem onisciência e respostas pra tudo! Colocá-lo acima das Escrituras é no mínimo idolatria!
A mensagem de Salvação sobrevive muito bem sem o Calvinismo, alguém discorda disso?
Por que filhos de cristãos selecionados por Deus se desviam da graça se nasceram na graça? Será que Deus olhou para eles e pensou “feio demais não quero este no céu, mas seus pais eu quero”