O corte de cabelo masculino na Bíblia

Em Levítico 19.27 mostra que é evidente que essa lei foi dada para impedir que os judeus cortassem a barba ou o cabelo dum modo que imitaria certas práticas pagãs. (Jeremias 9.25, 26; 25.23; 49:32) No entanto, a ordem de Deus não significava que os judeus não podiam aparar a barba ou os pêlos do rosto. — 2 Samuel 19.24.

Já em Levítico 21.5 Deus proibiu especificamente aos israelitas de participar em certas práticas fúnebres ou de lamentação das nações circunvizinhas. Deus disse: “Não devem fazer calva nas suas cabeças e não devem rapar a extremidade da sua barba, e não devem fazer incisão na sua carne.” (Lev. 21.5 ) O povo de Deus devia ser diferente, em sentido religioso. Não devia imitar os costumes pranteadores dos pagãos circunvizinhos. Quando os judeus, em épocas posteriores, deveras adotaram esses costumes religiosos pagãos, isso não se deu com a aprovação de Deus.

Números 6.5 é uma restrição para os nazireus, aqueles que faziam um voto para Deus e era considerado um homem santo. Por isso que, para distinguir um nazireu, era preciso, alem de outras coisas, deixar o cabelo crescer.

Mas tudo isso fez parte da LEI MOSAICA, esta foi abolida por Jesus, não precisa mais tais ações.

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido – 2 Coríntios 3.14

Hoje, nas cosmovisão cristã, o cabelo grande para homem mostra-se desnatural e inapropriado:

Não ensina a própria natureza que, se um homem tiver cabelo comprido, é uma desonra para ele (1 cor 11.14)

Lembrando, que isso nada tem a ver com a salvação pessoal do indivíduo, pois vivemos na Graça e procuramos observar sempre a Palavra de Deus:

Adaptado de br.answers.yahoo.com/question em 05/01/2016

Sair da versão mobile