O calvinismo e o livre arbítrio

livre-arbitrio

Os calvinistas afirmam que o livre arbítrio é um termo completamente não bíblico, composto no âmbito do pensamento filosófico e vazio de todo e qualquer apoio bíblico. Muitos deles desafiam seus oponentes para mostrar-lhes o apoio bíblico para ele, assumindo cegamente com plena confiança que não há nenhum. Então, eu alistei aqui alguns dos versículos que eles estão ignorantes voluntariamente ou deliberadamente escolheram não considerar.

Mas antes, veja o que diz um rabino judeu sobre o Livre Arbítrio:Vejam, coloquei diante de vocês bênção e maldição.” Assim se inicia a leitura dessa semana da Torá, Reê (Livro judaico Devarim [Deuteronômio] 11:26-16:17), quando Moshê reitera, uma vez mais a doutrina do Livre Arbítrio. Liberdade de escolha. Sem isso, Maimônides nos lembra, a devoção é sem sentido, a moralidade um não-conceito, a Torá supérflua. De fato, não somente nos foi concedido um livre arbítrio entre o bem e o mal, mas também a opção de em qual nível fazer esta escolha. Uma escolha de escolhas, se me permite. (Por Rav Yanki Tauber do site – https://sinagogashaarei.org)

A palavra hebraica נְדָבָ֖ה “nedaba” traduzida principalmente “Livre arbítrio“, mas também significa “livre motivação” ou “decisão voluntária” é usada 16 vezes em 15 versículos em toda a Escritura.

Êxodo 35.21: E todo aquele cujo coração o excitava, e todo aquele cujo espírito o moveu, veio e trouxe a contribuição do Senhor para a obra da reunião da tenda.

Deut. 23.23: “Tens o cuidado de fazer o que sair dos teus lábios, assim como voluntariamente fizeste ao Senhor teu Deus o que prometeu”.

Salmo 54.6 “Eu te sacrificarei voluntariamente, e darei graças ao teu nome, ó SENHOR, porque é bom.”

Oséias 14.4: “Eu curarei a sua apostasia, vou amá-los livremente,  porque a minha ira se desviou deles.”

(Observe aqui como Os. 14.4 a mesma palavra usada para livre arbítrio de Deus antes foi usada para o livre arbítrio do homem [Êxodo 35.21, Sl 54.6]).

Em outros lugares é usado em conexão com uma oferta voluntária a Deus. E com estes versos eu não posso deixar de perguntar “Como você pode ter uma oferta livre sem um livre arbítrio?

Calvinistas jogam a fora, mas a Bíblia literalmente usa a palavra 16 vezes.

Outro usos do Antigo Testamento de “livre arbítrio”:
Ex. 35:29
Ex. 36: 3
Lev. 7:16
Lev. 22:21
Lev. 22:23
Num. 15: 3
2 Crôn. 35: 8
Esdras 1: 4
Esdras 3: 5
Esdras 8:28
Ezeq. 46:12

Outros versículos que mostram autodeterminação:

Êxodo 25.2: “Dizei aos filhos de Israel que aumentem uma contribuição para Mim, e de todo homem cujo coração o move, vocês levantarão a Minha contribuição”.

1 Crônicas 29.9: Então o povo se regozijou por terem oferecido de boa vontade, pois fizeram a sua oferta ao SENHOR de todo o coração, e o rei Davi também se alegrou muito”.

1 Crônicas 29.17: “Desde que eu sei, ó meu Deus, que Tentaste o coração e te deleitas na retidão, eu, na integridade do meu coração, tenho voluntariamente oferecido todas estas coisas, e agora, com alegria, vi o teu povo, que está aqui presente, Fazer as suas ofertas voluntariamente a Ti “.

1 Coríntios 7.37: “Mas aquele que permanece firme no seu coração, não estando sob nenhuma restrição, mas tendo autoridade sobre a sua própria vontade, e decidiu isso em seu próprio coração, para manter sua própria filha virgem, fará bem”.

2 Coríntios 8.3: “Porque eu testifico que, de acordo com sua capacidade, e além de sua capacidade, deram de sua própria vontade”

2 Coríntios 9.7: “Cada um deve fazer como ele tem proposto em seu coração, não de má vontade ou sob compulsão, porque Deus ama um doador alegre.”

Atos 11.29: “E na proporção que qualquer um dos discípulos tinha meios, cada um deles determinado a enviar uma contribuição para o alívio dos irmãos que vivem na Judéia.”

1 Pedro 5.2: “Pastoreiem o rebanho de Deus entre vocês, exercendo a vigilância não sob compulsão, mas voluntariamente, segundo a vontade de Deus, e não por ganho sórdido, mas com ânsia”.

2 Coríntios 8.11: “Mas agora acabe fazendo isso também, de modo que, assim como havia a prontidão para desejá-lo, então também pode concluir isso por sua habilidade”.

Filemom 1.14: “Mas sem o seu consentimento eu não queria fazer nada, para que sua bondade não fosse, na verdade, por compulsão, mas por sua própria vontade”.

Terence Jones, via Facebook

Sair da versão mobile