Para inicio deste estudo, consideremos uma declaração que nos preocupa:
“Quando o sumo sacerdote, por virtude do sangue da oferta pela transgressão, removia do santuário os pecados, colocava-os sobre o bode emissário. Quando Cristo, pelo mérito de Seu próprio sangue, remover…os pecados de Seu povo,…Ele os colocará sobre Satanás.” Ellen G. White, O Conflito dos Séculos, Casa Publicadora Brasileira, Santo André, São Paulo, 29 Edição, 1904, pág. 421.
Esta é uma das muitas declarações que interpretam o bode emissário de Levíticos 16 como sendo Satanás, o Diabo. Diante desta situação, um pesquisador consciente e honesto há de perguntar-se até onde esta afirmação pode ser considerada com autoridade escriturística? Pode uma exegese cuidadosa provar essa asserção?
Como assunto de elevada ponderação devemos estudar com seriedade e reflexão a fim de esclarecer se de fato Cristo colocará os pecados de Seu povo sobre o Diabo.
BODE EMISSÁRIO – SIGNIFICADOS
No hebraico encontramos a palavra La’aza’zeel significando “para remoção”
Na versão dos LXX encontramos a palavra apopompaioo significando “o que é enviado fora”
Na Bíblia de King James encontramos “Bode de escape”
No léxico de Broun Drever Briggs “remoção total”
Notamos que pelas traduções nada indica que possa haver uma identificação do bode emissário com Satanás.
A EXPIAÇÃO
“Aarão lançará sortes sobre os dois bodes: Uma sorte pelo Senhor, e a outra sorte pelo bode emissário.” Lev. 16:8.
Pelo fato de ser lançada sorte sobre ambos os bodes, os dois deviam ser sem defeitos. Sa um era representante do diabo, é ele sem defeitos ? Não podemos então considerar que o Diabo seja representado por um bode sem defeitos, pois não há Bíblia indicação que Satanás seja sem defeitos.
“E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado…” Lev. 16:5 (grifo nosso)
Este texto indica claramente que os dois bodes fazem expiação, se um é satanás, como ele há de fazer expiação ?
“Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com Ele.” Lev. 16:10 (grifo nosso)
Agora a Bíblia é mais clara, quando indica que o bode emissário é para fazer expiação com ele. Para alguém que acredita ser a Bíblia a palavra inspirada de Deus, isto é mais do que suficiente, todavia, estudaremos alguns outros assuntos relacionados com o tema.
UM COMPARATIVO
Se o bode emissário não representa Satanás, então a quem simbolizava? Por um simples comparativo de textos bíblicos encontramos a resposta.
Lev. 16:22 ” Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades…”
Quem levará as iniquidades sobre si ?
Isaías 53:11 “porque as iniquidades deles levará sobre si ”
Lev. 16:21 “Aarão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades… e todas as suas transgressões, segundo todos os seus pecados.”
Isaías 53:6 “Mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”
Isaías 53:12 “Mas ele levou sobre si o pecado de muitos!”
De acordo com Atos 8:32-35, Felipe aplicou Isaías 53 a Jesus, assim quem cumpre as características de Levíticos 16 é Jesus e não o Diabo.
Se aplicamos a Satanás as tarefas do bode emissário, então deveríamos ensinar que: O Diabo faz expiação (Lev. 16:5,10), isto não é verdade e seria anti-bíblico ensinar tal coisa. Ainda, pelos símbolos o sacerdote, tio caso o sumo sacerdote, (Cristo; Heb 2:17) Confessará os pecados para o bode emissário (o Diabo ?) (Lev. 16:21), ensinar assim é errado, de modo que, a declaração do Conflito dos Séculos página 421 é uma falsidade teológica e doutrinária .
O argumento que ensina que: O colocar os pecados sobre o bode emissário é feito depois de terminada a expiação, não suporta um estudo profundo de Levíticos 16, vejamos:
O texto usado é Lev. 16:20 declarando assim:
“Havendo pois acabado de expiar o santuário e a tenda da congregação, e o altar…”
- Este texto não indica que a expiação feita foi pelo povo, ao contrário, ao igual que o texto de Lev. 16:16 indica que a expiação feita foi pelo santuário, a tenda e o altar e não pelo povo.
- O verso 23 revela que: “depois” (isto é, depois das atividades dos versos 20, 21 e 22) “preparará o seu holocausto, e o holocausto DO POVO, e FARA EXPIAÇÃO por si e PELO POVO.” Lev. 16:23-24.
Desta forma não é certo argumentar que a expiação pelo povo estava concluída antes do envio do bode emissário, pois o verso 21 fala do bode emissário e os versos 23-24 falam da expiação pelo povo, depois do envio do bode de escape.
FESTA ANUAL DAS EXPIAÇÕES
Falamos expiações, pois são:
- Expiação pelo santuário, a tenda da congregação, e o altar. (Lev. 16:16, 20)
- Expiação pelo povo. (Lev. 16:10,)
- Expiação pelo sumo sacerdote. (Lev. 16:6,24)
Qual a razão da expiação pelo povo?
“Porque naquele dia se fará expiação por vós, PARA PURIFICAR-VOS: e sereis purificados de todos os vossos pecados.” Lev. 16:30
Notamos que o que era purificado era o POVO e não o santuário, assim Cristo purificou o Povo e não o santuário, vejamos o cumprimento desta figura de Lev. 16:30.
“Havendo feito por si mesmo a PURIFICAÇÃO dos nossos pecados” Heb. 1:3
“Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que á de Deus, PARA EXPIAR OS PECADOS DO POVO” Heb. 2:17
Quando foi feito esta expiação e purificação?
“Temos (o autor do livro de Hebreus fala no tempo presente, e não há nada que indique uma profecia futura) um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou (tempo passado) nos céus…” Heb. 4:14 (parênteses nossos)
Concluindo, diremos que as afirmações feitas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, no sentido que o bode emissário é o Diabo, mostra-nos a fragilidade de seus argumentos e a contumácia na ancestralidade doutrinária.