Todo aquele que tem se arrependido sinceramente e considera a Cristo como seu Senhor e Salvador, deve submeter-se ao mandamento do batismo na água por imersão, de acordo com as Sagradas Escrituras. Ao cumprir este sacramento, o crente lava seu corpo em água pura como símbolo exterior de limpeza, enquanto que seu coração tem sido lavado com o sangue de Cristo como limpeza interior. Mediante o batismo o crente declara ante o mundo que morreu com Jesus e que também com ele ressuscitou a fim de andar em novidade de vida.
Mateus 28:19, Atos 10:47, 48; Romanos 6:4; Atos 20:21; Atos 10:22.
Há quatro perguntas que frequentemente se ouvem com respeito à ordenança do batismo na água, a saber: 1- Qual era a forma de batismo na época dos apóstolos? 2- Que significa ou simboliza o batismo na água? 3- Qual é a fórmula que corresponde ao administrar-se esta ordenança? e 4- Quem reúne as condições, do ponto de vista bíblico, para batizar-se? Estudaremos todas estas perguntas na ordem formulada.
A FORMA
Existem muitas teorias contraditórias com respeito à forma de batismo, e isto se deve ao fato de que o homem tem seguido a tradição e não os preceitos bíblicos.
As nossas igrejas praticam quase por unanimidade a imersão em água no nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, e consideram antibíblicas as demais formas de batismo. O fato de que exista tal harmonia de parecer entre as mencionadas igrejas com respeito ao batismo em água é em algo transcendental, si se tem em conta que grande parte de seus membros procediam de denominações religiosas que praticavam o batismo por aspersão e o batismo das criancinhas. Somente podemos explicar esta verdade dizendo que o batismo no Espirito Santo nos tem feito tão dóceis à voz divina, que havendo-nos libertado das cadeias da tradição que nos prendiam, recorremos agora diretamente à palavra de Deus, a qual tem se constituído na norma de nossa vida.
Imaginemos que os nativos de certa ilha remota, jamais visitada por missionário algum, encontrassem uma Bíblia. Suponhamos que dita Bíblia fosse lida c compreendida, e que alguns se convertessem e desejassem fazer a vontade do Senhor. A leitura diligente do Novo Testamento lhes demonstraria que lhes era necessário batizar-se. Desde que nunca haviam assistido a um batismo, deviam guiar-se pela Bíblia. Mediante a leitura das páginas sagradas, os nativos descobririam o seguinte:
- A ordenança requer água. “Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água, que impede que seja eu batizado?” Atos 8: 36.
- O batismo requer abundância de água. “Ora, João estava também batizando em “Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado”. João 3: 23.
- O batismo requer que tanto o que batiza como o batizado desçam à água. “Então mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Felipe batizou o Eunuco”. Atos 8: 38.
- O batismo requer o sepultamento na água. “Fomos, pois sepultados com ele na morte pelo batismo”. Romanos 6: 4. “Tendo sido sepultado juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”. Colossenses 2: 12.
- O batismo na água requer sair da água. “Batizado Jesus, saiu logo da água”. Mateus 3: 16. “Quando saíram da água…” Atos 8: 39.
O SIMBOLISMO
Por seu simbolismo, o batismo na água é tão maravilhoso como belo. Simboliza a morte, sepultura e ressurreição de Cristo e do crente que está em comunhão com ele. “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição”. Romanos 6: 4, 5. “Tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”. Colossenses 2: 12.
Como o confirma a maioria dos grandes eruditos no estudo das Sagradas Escrituras, ainda aqueles que praticam o batismo das criancinhas por aspersão reconhecem que a forma original do batismo foi por imersão, significado que se expressa com toda a clareza no vocábulo grego que tem sido traduzido batismo na versão portuguesa. Além disso, quase todas as tradições aos idiomas modernos proporcionam dito significado.
Se queremos ser fiéis a Cristo devemos fazer exatamente o que nos diz sua Palavra, e não adotar nenhuma forma estranha. Como ato de lealdade ao Senhor devemos cumprir as ordenanças tal como nos foram entregues pelos apóstolos.
A FÓRMULA
O Senhor mesmo deu a seus apóstolos a fórmula em Mateus 28: 19, onde disse o seguinte: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”. E fazemos isto no nome de Jesus Cristo, isto é, em virtude do mandamento do Senhor Jesus e da autoridade que nos tem conferido.
OS CANDIDATOS
Antes de abandonar este estudo fascinador, dediquemos uns momentos às pessoas que reúnem as condições necessárias para serem batizadas. A ordem divina é muito simples. O pecador deve arrepender-se e crer primeiro, Marcos 1: 15; Atos 2: 38. Somente os crentes devem ser batizados, Mateus 28: 19; Marcos 16: 16. Esta verdade exclui o batismo das crianças que são ainda muito pequenas para arrepender-se e crer, e invalida o “batismo” daqueles que não estão regenerados quando se submetem a ele. Explica isto a razão dos doze homens em Éfeso serem batizados novamente por Paulo? Atos 19: 1-7.
Alguns afirmam que o batismo no Espirito Santo exime o crente da necessidade de submeter-se à ordenança do batismo na água. Esta atitude está em conflito com a declaração de Pedro em Atos 10: 47, 48.
Se alguém ler o Novo Testamento com o propósito de ver a importância que se dá ao batismo na água, descobrirá a rapidez com que os crentes eram batizados na água depois da conversão, e a extraordinária ênfase que tanto Cristo como os apóstolos deram a este sacramento.
————-
LIVRO DOUTRINAS BÍBLICAS, P.C.NELSON