Como Maria, da Tribo de Judá, Pode Ser Prima de Isabel, Levita?
Existiu, nos dias de Herodes (o rei da Judeia), um certo sacerdote por nome Zacarias, proveniente- de- dentro- da ordem de Abias. E a sua esposa era proveniente das filhas de Arão, e o nome dela era Isabel. Lc 1.5
Não há problema em Maria (da tribo de Judá e a mãe de Jesus) ser prima de Isabel (da tribo de Levi e a mãe de João, o Batista).
Sim, Maria descende de Judá Lc 3.33 (lembre que Lc 3.23-33 dá a genealogia de Jesus através de Maria, pois o Heli de v. 23 foi sogro de José, marido de Maria, sogros podendo ser chamados de pais.)
Sim, Maria é prima de Isabel
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Lc 1.36 (ACF)
Sim, Isabel é “filha de Arão” Lc 1.5, portanto é descendente de Levi (ascendente de Arão).
Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
Mas uma boa explicação (há outras, pois “primas” podem o ser em primeiro, segundo, terceiro, etc. graus) pode ser que as mães de Maria e Isabel eram irmãs e descendentes e da tribo de Judá; a mãe de Maria casou com um homem também descendente e da tribo de Judá, portanto Maria também continuou legalmente da tribo de Judá; mas a mãe de Isabel casou com um homem descendente de Aarão e da tribo de Levi, portanto ela passou a ser legalmente das filhas de Aarão e da tribo de Levi, sua filha Isabel foi biológica e legalmente das filhas de Aarão e da tribo de Levi, e continuou assim ao se casar com o sacerdote Zacarias (todo sacerdote é da linhagem de Arão, portanto levita).
———–
Hélio de Menezes Silva