“Não está no Céu. S. João 3:13; 7:33 e 34; Atos 2:34” (Subtilezas do Erro, p. 272).
Refutação: Em Jo. 3:13 se lê: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu”. Um pormenor interessante deve ser observado nesse texto: Por que não diz “subiu” antes de “desceu”? Parece que o mais lógico seria inverter as palavras descer e subir. Pois aqui está a chave do problema, em conexão com o contexto. Lendo os vv. 11-12 somos levados a entender que ninguém pode revelar as coisas celestiais de Deus, exceto o Filho de Deus. Por quê? O sentido é este: “NINGUÉM SUBIU AO CÉU PARA AVERIGUAR ESTAS COISAS CELESTIAIS” senão aquele que pode revelá-las, porque desceu do céu. Efetivamente, o perfeito conhecimento de Deus não se consegue subindo da terra para o céu para sabê-lo, pois ninguém tem subido ao céu para ali averiguar as coisas de Deus, senão somente aquele cuja morada própria é o céu, e tomando a natureza humana, desceu um dia a esta terra como o Filho do Homem para fazer conhecer as coisas celestiais (2Tm. 1:10).
E, quanto a At. 2:34, onde se lê “Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor; assenta-te à minha direita” diz, na verdade, At. 2:34 que Davi não está no céu? De que se fala aqui? Faz-se uma referência do Sl. 110:1, escrito por Davi, que fala de Cristo. Diz acaso “Davi não subiu ao céu”? Não! Lemos: “porque, Davi não subiu ao céu, mas ele próprio disse…” Quando não subiu ao céu? Quando estava vivo. Davi pronunciou estas palavras ao escrever o seu Salmo profético. Portanto, o argumento de Pedro é claríssimo: Davi não subiu ao céu para poder saber, ou fazer, esta profecia messiânica e escrevê-la por si mesmo, de modo que não fala de si quando declara que Deus falou de seu Senhor e Messias “Assenta-te à minha direita”. Davi não subiu ao céu para saber isto e, sem dúvida, o escreveu profeticamente.