Um calvinista, de maneira estranha, usou em um debate um texto de Mateus 11.21-24 para falar de uma suposta condenação predeterminada (por Deus) dos habitantes de Tiro, Sidom, Sodoma e Gomorra (o que não é bíblico, mas crida pelo calvinismo – seria a dupla predestinação), mas vejamos – é só ler o texto na bíblia VIVA (versão calvinista da bíblia na linguem de hoje):
“Ai de ti Corazim, e ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres que Eu fiz nas tuas ruas tivessem sido feitos em Tiro e Sidom há muito tempo aqueles povos teriam se arrependido com vergonha e humildade”. 22″Verdadeiramente, Tiro e Sidom estarão em melhor situação no Dia do Juízo do que Corazim e Betsaida!”. 23″E tu, Cafarnaum, embora altamente honrada, descerás até o inferno! Porque se os admiráveis milagres que Eu operei ai tivessem sido feitos em Sodoma, aquela cidade ainda existiria até hoje”. 24″Verdadeiramente, a situação de Sodoma será melhor do que a tua, no Dia do Juízo”.
Não há nada de condenação predeterminada para Tiro e Sidom, pois o evangelho chegaria ali e redenção ocorreria nessas cidades também (At 21.3) – e a bíblia defende que no Céu haverá povos de todas as tribos, línguas, etnias e nações – confira: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos”. Apocalipse 7.9 – Jesus ainda arremata dizendo que: Verdadeiramente, Tiro e Sidom estarão em melhor situação no Dia do Juízo do que Corazim e Betsaida!
O Calvinista Matthew Henry comenta o seguinte sobre esta passagem:
“Cristo sabia que o coração dos judeus eram mais irados e endurecidos contra seus ensinos e milagres, do que os de Tiro e Sidom; portanto, sua condenação será maior… (Jesus) nunca retém o conhecimento da verdade daqueles que o anelam”. (Comentário Bíblico, Henry, Ed. CPAD, Pg 764)
Quanto a Sodoma o Gomorra (que é um caso anacrônico), não fala de salvação, mas de juízo – juízo que não teria vindo sobre as cidades caso tais sinais tivessem acontecido ali, ou seja, elas não seriam destruídas e condenadas em fogo, como foram. O texto não fala que todos seriam salvos em caso contrário, mas mesmo assim, podemos entender que teremos alguns de Sodoma e Gomorra no céu. O próprio Ló é um exemplo de salvos desse lugar. Aqui, neste contexto, não tem nada de predestinação para o inferno, como sugeriu o calvinista.
Assista a explicação do vídeo abaixo: