Games violentos estão relacionados a agressividade de crianças. Pesquisa acompanha hábitos de crianças e adolescentes e conclui que jogos têm efeito no comportamento
Um novo estudo americano vai contra pesquisas anteriores e sugere que games violentos aumentam a agressividade em crianças, independentemente do envolvimento dos pais e outros fatores.
A equipe do pesquisador Douglas A. Gentile, da Universidade do Estado de Iowa, acompanhou crianças e adolescentes de Cingapura por três anos através de entrevistas que mediam os hábitos de jogo, comportamento agressivo, cognição agressiva (como fantasias agressivas, crenças sobre agressão e motivos subsequentes de hostilidade e provocações ambíguas) e compaixão. Os pesquisadores também examinaram os efeitos em relação à idade, sexo e monitoramento parental, entre outros fatores.
Entre 3.034 crianças, o hábito de jogar games violentos foi associado ao comportamento agressivo a longo prazo, a despeito do envolvimento dos pais, idade, sexo e agressividade inicial.
“Por causa do grande número de jovens e adultos que jogam games violentos, melhorar ou entender os efeitos é uma meta de pesquisa bastante significativa que tem implicações importantes para teoria, saúde pública e estratégias de intervenção destinadas a reduzir efeitos negativos ou aumentar o potencial dos efeitos positivos”, escreveram os autores no estudo.
Extraído do OGlobo em 25/03/2014