Nos últimos tempos temos visto vários ensinos e práticas heréticas invadindo a igreja de Cristo, com o intuito de confundir a mente dos escolhidos, supondo apresentar aos mesmos meios de capacitá-los a se livrarem de seus pecados e alcançarem vidas abençoadas e, por fim, a salvação de suas almas. Dentre as heresias mais comuns nos dias atuais estão a quebra de maldição hereditária, cura interior, mapeamento espiritual e por fim o “galacionismo” que enfatiza muito o esforço humano para a salvação, ou seja, é o conceito de que em parte o homem se salva pela obra de Cristo e em parte por sua própria fidelidade em guardar a Lei. Este último é muito difundido principalmente pelos adventistas. Vejamos os escritos de E.G. White:
“Todos os que verdadeiramente se tenham arrependido do pecado (…) e verificando estar o seu caráter em harmonia com a Lei de Deus, seus pecados serão riscados e eles próprios havidos por dignos da vida eterna”.( E.G. White, O Conflito dos Séculos, 26ª edição, 1981, Casa Publicadora Brasileira, p. 487).
Entre alguns neo-pentecostais difundi-se um ensinamento semelhante, visto que, para os tais, é necessário o cristão “pagar o preço” para que possa se achar digno de ser salvo.
Ao contrário do que pensam essas pessoas, o cristão não necessita jamais pagar preço algum para merecer o favor de Deus, pois, Jesus já pagou o preço que deveria ser pago por nós na cruz do Calvário. O esforço humano, por maior que seja, jamais levará o homem a salvação, visto que salvação implica em novo nascimento.
João 3:3 – “Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
Esse grande milagre do novo nascimento é uma obra exclusiva de Deus e ocorre pela fé. João cita realmente a fé como algo que pertence ao indivíduo, mas é concedida por Deus e só ocorre pela graça de Deus.
João 6:29 – Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
A fé em Cristo não exige esforço humano, visto que, como já citamos acima, a mesma lhe é concedida pela graça. A fé em Cristo exige somente que o homem esteja ativamente comprometido em seu exercício. Strong se refere a mesma da seguinte forma:“Como um dom de Deus e como a mera tomada de misericórdia imerecida, está expressamente excluída da categoria de obras sobre a base de que o homem pretenda salvação (Rom. 3:28; 4:4,5,16). Não é o ato da alma completa dar senão o ato da alma vazia receber. Conquanto esta recepção seja movida por uma retirada do coração para com Deus, ornada pelo Espírito Santo, está retirada do coração ainda não é um amor cônscio e desenvolvido: semelhantemente amor é o resultado da fé (Gal. 5:6)”
PR. WALDEX DA SILVA – Pastor presidente da Convenção Nacional das Assembléia de Deus