Espírito Santo e a Trindade

A Bíblia mostra que Deus é um, e além Dele não existe outro. Con­tudo, a unidade divina é composta de três pessoas distintas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Não se trata de três deuses indepen­dentes. São três pessoas, mas um só Deus. Os três coope­ram unidos e em um mesmo propósito, de maneira que, no pleno sentido da palavra, são um. O Pai cria, o Filho redi­me e o Espírito Santo santifica. No entanto, em cada uma dessas operações, os três estão presentes.

A Doutrina da Trindade tem sofrido grandes ataques, apesar de ser vista nas Escrituras. Evidentemente, a pala­vra Trindade não aparece em nenhum lugar da Bíblia, pois é uma expressão de cunho teológico, que foi adotada a partir do segundo século para descrever a Divindade na sua plenitude. Assim como o planeta Júpiter já existia antes que o homem lhe desse nome, a Divindade antes que fos­se descrita como Trindade já existia e era revelada em toda a Bíblia. Essa afirmação pode ser conferida em Mateus 3.16-17, Efésios 4.4-6, 1 Pedro 1.2, Judas 20-21 e Apocalipse 1.4-6.

Terceira pessoa

A terceira pessoa da Trindade é o Espírito Santo, que desceu do céu no Dia de Pentecostes. Poucas são as obras enfocando a terceira pessoa da Trindade, entretanto é evi­dente à luz da Bíblia, que o mesmo é uma pessoa distinta que já atuava desde a Criação de todas as coisas, pois quando Deus fez o homem (Gn 1.26), Ele se manifestou como Eloim, o Deus Trino.

Convém salientar que o Espírito Santo não dá testemu­nho de si mesmo, como acontece com o Pai e o Filho. A Bíblia o apresenta como um ser dotado de personalidade. Possui inteligência, emoção, vontade, autoconsciência e au­todeterminação. De sorte que a aplicação do termo “pes­soa” à Trindade deve ser feita no sentido qualitativo ou li­mitado, e não em organismos separados, conforme é usado em relação ao ser humano.

Atributos

Em toda a Palavra de Deus encontramos atributos rela­cionados com o Espírito Santo, da mesma forma que ocorre com o Pai e o Filho. Podemos destacar que Ele é eterm (Hb 9.14), onisciente (ICo 2.10), onipresente (SI 139.7 10) e onipotente (Lc 1.35).

A terceira pessoa da Trindade também é chamada di Deus. Isso fica bem claro em Atos 5.3-4: “Disse, então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, par; que mentisses ao Espírito Santo?… Não mentiste aos ho mens, mas a Deus”‘. Encontramos, ainda, o Espírito Santc sendo chamado de Senhor: “Mas todos nós, com cari descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. 2Co 3.18.

O nome do Espírito Santo aparece também associado aos nomes do Pai e do Filho na comissão apostólica (Mt 28.19), na operação dos dons espiritu­ais na Igreja (ICo 12.4-6) e na bênção apostólica (2Co 13.13). Em Atos 2, ve­mos o derramar do Espírito sobre os dis­cípulos de Jesus. Esta experiência conmando o que João Batista declarou quando disse: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”, Mt 3.11. Uma igreja sem poder está fadada ao fracasso, haja vista o Espí­rito Santo ser a força propulsora da Igreja na Terra. Isso é notório com a experiência vivida após o Pentecostes, a co­meçar pelo próprio Pedro e a sua radical mudança.

Evidências

Confira algumas evidências bíblicas sobre o Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade.

Só dando ênfase e lugar ao Espírito Santo, a terceira pessoa da Trinda­de, veremos nossas vidas totalmente renovadas e frutíferas no Reino de Deus aqui na Terra.

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Fonte: Ival Teodoro da Silva (Revista Pentecostes Julho/2000).

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